A – Entregas Last Mile
A Picap, startup colombiana que atua no serviço de entregas last mile, acaba de fechar parceria com Transfolha, uma das mais tradicionais empresas de logística do país. O acordo envolve entregas na capital paulista e em toda a Região Metropolitana de São Paulo. A ideia é que o serviço seja expandido para Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A Transfolha conta com uma malha que abrange 1.800 cidades no Brasil. Um dos grandes desafios da empresa é realizar a entrega sem atrasos e com segurança. A Picap, que conta com um portfólio de cerca de 100 mil motociclistas cadastrados em sua plataforma em mais de 11 capitais, vem se especializando no serviço de entregas em todo o país.
B – Profissões do Futuro
Qual é a sua visão de profissional do futuro? Youtuber, desenvolvedor de games ou empreendedor social? Essas e outras profissões devem atrair cada vez mais jovens nos próximos anos. Pensando no público que está entrando agora no mundo do trabalho, flutuando entre o universo das universidades e empresas, preparamos a Expo CIEE Virtual. A feira une entretenimento, capacitação para o mundo do trabalho e qualificação para o jovem. Com estandes online, o evento, que é totalmente gratuito, estará disponível 24 horas por dia entre os dias 9 e 13 de novembro. Estão confirmadas palestras e talks sobre temas do universo jovem; emissão de certificado em tempo real; possibilidades de recrutamento e seleção, com oferta de vagas de estágio e aprendizagem. O período de inscrições para os estudantes já está aberto no site (www.expociee.com.br).
C – Impactos Positivos
Foi lanc¸ado o Prêmio Impactos Positivos 2020, que objetiva dar visibilidade a pessoas, ações e projetos que causam um impacto positivo no mundo em que vivemos. O projeto é uma iniciativa do portal colaborativo Lugares Pelo Mundo em parceria com a plataforma iFriend e conta com o apoio de empresas, organizações e influenciadores. O prêmio inclui quatro categorias (impacto social, impacto ambiental, impacto cultural e impacto econômico) e acontece em quatro etapas: inscrição; votação para finalistas; apresentação dos finalistas; e votação final com premiação. O projeto mais votado em cada categoria ganha o prêmio de Impactos Positivos 2020. Serão anunciados na plataforma Bureau Mundo, no dia 30 de novembro. Mais informações: (https://lugarespelomundo.com/impactos-positivos/).
D – Banco Digital
O will bank chega ao mercado com um propósito bem definido: ser o banco digital mais democrático e abrangente do país, pensado para cada brasileiro. Para conquistar os clientes, a fintech se propõe a oferecer crédito sem cobrar taxas. Na prática isso significa oferecer serviços e produtos financeiros livres de anuidade ou de tarifas administrativas. Entre eles estão: cartão Mastercard® múltiplo nacional ou internacional – nas versões físico e digital -, saques gratuitos na rede Banco24Horas, transferências para outros bancos, conta para pagamentos e conta digital que rende acima da poupança. Os interessados em abrir uma conta ou solicitar o cartão múltiplo poderão preencher o formulário de pré-cadastro no site (http://www. will bank.com.br/) , que ainda está na fase beta de testes.
E – Seagram’s no Brasil
A Pernod Ricard, dona das marcas Absolut, Ballantine’s, Chivas e Beefeater, anuncia que o famoso gin Seagram’s passa a ser envasado no Brasil, na fábrica da empresa localizada em Resende (RJ). Em linha com as estratégias globais da companhia, que já segue o mesmo processo há anos com outras marcas internacionais como Passport, Wyborowa e Malibu, a mudança traz maior flexibilidade para atender a demanda do mercado brasileiro, onde a categoria vem apresentando constante crescimento. Para que o processo produtivo pudesse ser adaptado de forma segura a fábrica recebeu a matéria prima principal de Seagram’s, vinda diretamente dos Estados Unidos, país de origem da marca. Com os números da categoria aumentando na faixa de três dígitos desde 2017, a expectativa é que o mercado de gin cresça a uma taxa anual de 25% até 2023.
F – Store in Store
Para tornar a oferta de alimentos naturais mais acessível, a Bio Mundo – rede de lojas que busca promover saúde e bem-estar através de produtos naturais e saudáveis – e o Extra anunciam parceria para a venda do portfólio da marca brasiliense nas lojas de hipermercado da rede. Na primeira fase, o acordo abrange operações no estado de São Paulo no modelo ‘store in store’, com checkout unificado e funcionários treinados pela Bio Mundo. A marca será corresponsável pela estratégia comercial (alinhada com a área comercial da categoria referente no Extra) e vai garantir a disponibilidade de produtos, entrega e gestão das equipes. Cada corner terá espaço de aproximadamente 50m2 e mais de 700 opções de produtos naturais, graneis e suplementos esportivos. Saiba mais: (www.biomundo.com.br).
G – O Futuro do Futebol
A LaLiga Business School, departamento educacional da LaLiga, e a CBF Academy, instituição educacional da CBF, juntarão forças para levar conteúdo de qualidade através de um Webinar conjunto. Entre os próximos dias 19 e 23, será realizado o Programa ‘What Awaits Us: Pillars of Football Industry in the new Decade’, evento online voltado para gestores de futebol. Serão cinco dias de palestras e discussões com profissionais de clubes brasileiros e espanhóis. O objetivo é criar um espaço de debate de alto nível em torno do futuro do futebol mundial, principalmente em um contexto de pandemia e pós. Serão abordados temas como as novas regras da Fifa para intermediação de atletas, patrocínios e internacionalização de marcas e também o engajamento dos torcedores. Os interessados devem realizar a inscrição através da página oficial do evento: (http://whatawaitsus.cbf.com.br/).
H – Empreendedores do Turismo
Para fomentar a retomada dos destinos turísticos de todo o país após a pandemia de Covid-19, a Marcopolo S.A., com o apoio do Sebrae, lança hoje o Movimento Viaje pelo Brasil. Por meio da plataforma (http://www.movimentoviajepelobrasil.com.br), pequenos e médios empreendedores do setor já podem se cadastrar gratuitamente para que seus negócios ganhem visibilidade junto aos turistas. Também terão acesso a vários cursos de capacitação e informações sobre os protocolos de biossegurança para exercerem as suas atividades neste novo cenário e aprimorarem a experiência de seus clientes. Podem se cadastrar negócios relacionados ao turismo e variados segmentos, como hotéis, restaurantes, pousadas, agências de viagem, transportadoras, serviços de traslados, vendedores de produtos típicos regionais, artesãos e startups.
I – Entregadores Ciclistas
O iFood, foodtech líder na América Latina, em parceria inédita com a Tembici, empresa líder de micromobilidade, inaugurou o iFood Pedal, em São Paulo. Um projeto desenvolvido para entregadores que usam bicicleta e contempla três pilares importantes: bikes elétricas exclusivas, o espaço Ponto de Apoio iFood Pedal e o Pedal Responsa, curso digital de conteúdo formativo e de conscientização desenvolvido pelo Instituto Aromeiazero, organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. Uma das grandes novidades do projeto é a disponibilidade de bicicletas elétricas ou e-bikes que tem pedal assistido, ou seja, o motor é acionado quando a bicicleta é pedalada, sem acelerador, tornando a bike mais leve.
J – Aceleração de Startups
A Safira Energia, uma das principais empresas do ecossistema de energia do país, abriu inscrições para o Si9 (Safira Inove), o programa de aceleração da empresa, que busca investir em startups das categorias de fintechs e cleantechs. Podem participar as startups que já possuem o Produto Mínimo Viável (sigla MVP, em inglês) construído e que já tenham superado a fase de ideação. Serão critérios de avaliação: a heterogeneidade da equipe, com pessoas que possuem conhecimentos distintos e complementares; os aspectos relacionados à tração, como geração de receita e taxa de crescimento; a capacidade de execução da startup, que engloba o grau de comprometimento e maturidade dos empreendedores, e a aderência entre as fintechs e cleantechs com o programa Si9. Interessadas devem se cadastrar no site (http://acelerasi9.com.br/main).
K – Programa de Estágio
A Dow abriu inscrições para o seu programa de estágio “Jump to the Future”, que, com o slogan “Gente que muda o futuro”, busca por talentos diversos. O programa está alinhado à ambição da companhia de ser a empresa de ciência dos materiais mais inclusiva do mundo. O foco desta edição é criar oportunidades para talentos negros. São 30 vagas a serem preenchidas nas localidades em que a Dow atua. Em São Paulo, há vagas nas cidades de Guarujá, Jacareí e Jundiaí. O programa contará com uma trilha de desenvolvimento com materiais em diversos formatos: lives, podcasts, vídeos, encontros, newsletters, entre outros. Inscrições pelo site: (https://oportunidades.eureca.me/oportunidade/estagio-dow-2021).