Negócios em Pauta 03/12/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 02 de dezembro de 2021

A – Capital Nacional do Churrasco

Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul, é oficialmente, a Capital Nacional do Churrasco. O projeto que confere esse título ao município, foi sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e publicado no DOU de quarta-feira (1º). Desde 2019, a cidade já era considerada como a Capital Gaúcha do Churrasco. O ato foi um reconhecimento ao modo pioneiro do lagoense de se expressar, através da culinária dos assados, evidenciada na Festa Nacional do Churrasco, realizada a cada dois anos, desde 1983. Em 2014, esse conhecimento do lagoense no preparo de assados resultou em uma ação conjunta no município, para a promoção de um curso de extensão universitária: “A arte e o segredo no preparo do tradicional churrasco de Lagoa Vermelha”. Por se tratar de um elemento cultural à economia da região, o churrasco simboliza parte da história do município (ABr).

B – Franquias do Futuro

O mercado de franquias no Brasil encerrou o terceiro trimestre com crescimento de 7,8% nas receitas, em comparação com o mesmo período de 2020. Entre os segmentos que têm se destacado está o de saúde, beleza e bem-estar, que se manteve na liderança de faturamento em valores absolutos: R$ 9,7 bilhões no acumulado julho a setembro, respondendo por 20% dos R$ 47,4 bilhões de todo o mercado. Os dados são da mais recente Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor de Franquias, elaborada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O levantamento foi apresentado no último dia 11, durante a Expo Franchising ABF Rio 2021. De acordo com a entidade, o mercado de franquias confirma a trajetória de recuperação rumo aos indicadores do período pré-pandemia de Covid-19. Saiba mais em (www.asfranquiasdofuturo.com.br).

C – Combate à Corrupção

Na semana em que é celebrado o dia internacional de combate à corrupção (9 de dezembro), a KPMG reune os principais especialistas do assunto e líderes empresariais para debater ações de investigação e compliance, compartilhando práticas bem-sucedidas sobre casos no Brasil e na América do Sul. A segunda edição do KPMG Compliance Summit acontece entre a próxima terça (7) e quinta-feira (9), e debaterá ainda temas como tecnologia aliada no combate a corrupção, segurança cibernética, gestão de riscos de terceiros e o impacto da agenda ESG nas práticas de compliance. A conferência ocorrerá de maneira virtual e será totalmente gratuita. Inscrições: (https://home.kpmg/br/pt/home/insights/2021/08/kpmg-compliance-summit-2021.html).

D – Imigrar para os EUA

Para ajudar a realizar o sonho de morar nos Estados Unidos de vários brasileiros, a empresa Leão Group criou o evento USA Experience. Na próxima quinta-feira (9), a partir das 9h, Rua Joaquim Floriano, 72, auditório do escritório da empresa em São Paulo, a partir das 9h, acontece o evento gratuito com a participação de especialistas que vão abordar temas como legislação e oportunidades para residência e trabalho nos EUA, bolsas de estudos, investimentos no exterior, aspectos tributários e financiamento de imóveis nos EUA. Além disso, diversas outras experiências no local farão com que os participantes se sintam na terra do Tio Sam por um dia. Link para inscrição: (https://leaogroup.com/usaexperience/).

E – Pagamentos Internacionais

O Bexs, pioneiro em pagamentos digitais internacionais, acaba de anunciar uma parceria com a Thunes, empresa de pagamentos global com sede em Cingapura. O acordo objetiva auxiliar companhias e clientes globais a realizarem transações cross-border para o país em tempo real, graças à tecnologia do Pix, o sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central. Por meio dessa integração, por exemplo, os anfitriões do Airbnb no Brasil poderão receber seus pagamentos das estadias remetidos pela matriz no exterior de forma instantânea. Com as conexões criadas, os processos foram encurtados e tornados mais rápidos, e as transações, consequentemente, mais acessíveis. Saiba mais em: (https://www.thunes.com/).

F – Feira de Franquias

Depois de uma temporada sem encontros marcados pelo Brasil, a Franchise4u já tem data definida. A volta da pioneira e maior feira de franquias com horário agendado do país, em modelo presencial, será realizada no dia 27 de janeiro, no Hotel Pullman Vila Olímpia, na rua das Olimpíadas, 205/SP. Já são mais de 45 marcas confirmadas e 15 edições programadas nas principais capitais do Brasil. O ev ento possibilita que o interessado e a rede de franquia conversem frente a frente por meia hora, a fim de sanar todas as dúvidas do investidor e dar segurança ao investimento. Todo encontro é feito com agendamento prévio, que pode ser feito no site da feira. Essa organização, além de permitir um contato pessoal com cada empreendedor, ainda garante que o evento seja livre de filas e aglomerações. Saiba mais: (https://www.franchise4u.com.br).

G – Recorde de Exportação

Segundo um ranking elaborado pela consultoria Urban Systems, que analisa as melhores cidades brasileiras para se fazer negócios, São Bernardo do Campo foi o município de maior destaque na categoria de indústria. Com o 14º maior PIB do Brasil, bateu recordes de exportação no primeiro semestre do ano com mais de 410 milhões de dólares vendidos em tratores, 330 milhões de dólares em chassis, 300 milhões de dólares em veículos para transportes e 180 milhões de dólares em veículos de passageiros. O município tem como um dos setores contribuintes o transporte rodoviário e é o berço da indústria automotiva, contando com fábricas da Volkswagen, da Scania e da Mercedes Benz, além de sediar transportadoras como a ABC Cargas, empresas geram empregos e movimentam a economia local, impulsionando o desenvolvimento da cidade.

H – Aceleração de Startups

O Panvellabs, laboratório de inovação do Grupo Panvel, acaba de lançar a primeira edição do Programa de Aceleração de Startups. O objetivo é buscar soluções e novas oportunidades nas áreas de saúde e bem-estar, experiência do cliente e inteligência operacional. O foco do programa são startups com MVP validado ou em fase de tração que tenham soluções digitais ou de serviços nas três áreas atendidas pelo Programa e ao menos um empreendedor em dedicação integral. As startups selecionadas terão mentorias especializadas e suporte para o desenvolvimento dos seus produtos. A Panvel conta com 500 lojas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo e deve chegar a 800 lojas até o final de 2025. Inscrições: (https://www.panvel.com/panvellabs/aceleracao).

I – Serviços dos Correios

Os Correios publicaram um aviso de seleção pública, no DOU, para empresas que queiram contratar a estatal como representante de sua seguradora. A prestação do serviço de venda de seguros na rede de atendimento dos Correios ocorrerá em regime de exclusividade, em âmbito nacional. Os interessados devem realizar o cadastramento prévio junto às agências do Banco do Brasil (para obtenção de chave e identificação) ou pelo site (www.licitacoes-e.com.br). Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento do BB, nos telefones 4004-1001 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-729-0001 (demais localidades). A seguradora deverá atender todas as condições de habilitação previstas no edital.

J – Perdas de Água

As redes de abastecimento do mundo todo perdem mais de 346 bilhões de litros de água por dia. Se essas perdas fossem reduzidas em 30% seria possível abastecer mais de 800 milhões de pessoas com água tratada. Esse tema tão relevante e preocupante será discutido durante a North American Water Loss Conference & Exposition, promovida pela American Water Works Association, que acontece entre esta terça (7) e quinta-feira (9), em Austin, Texas. “É um evento de suma importância pois focalizará várias abordagens para redução das perdas de água não faturadas, e será uma plataforma para compartilhar novas soluções, processos, métodos e técnicas com todos os atores desse segmento”, destaca Hélio Samora, CEO da SmartAcqua, empresa que será uma das expositoras (https://smartacqua.com/).

K – E-book sobre hotelaria

A Elo e a Academia de Viagens Corporativas lançam um e-book para apoiar líderes de hotelaria a se atualizarem sobre as transformações recentes do mercado. O livro digital “A Hotelaria e Suas Transformações” contém o conteúdo do programa homônimo oferecido pelas empresas e busca ajudar o mercado a suprir a demanda acelerada de transformação digital, e está disponível gratuitamente em (https://academiadeviagens.com.br/). O material foi elaborado a partir da conclusão do programa de formação, que capacitou lideranças do setor hoteleiro com a ajuda de 20 palestrantes brasileiros e estrangeiros, que dividiram suas experiências de mercado em relação ao universo digital.