Negócios em Pauta 03/12/2020

A – Estímulo ao Voluntariado

Em 2019, cerca de 7 milhões de pessoas realizaram algum tipo de trabalho voluntário no Brasil, 300 mil a menos do que no ano anterior, o que significa apenas 4% da população. Um número extremamente baixo se comparado a outras nações, como os Estados Unidos, onde 30% das pessoas participam de ações de voluntariado. Para mudar essa realidade, o Transforma Brasil, movimento que estimula o voluntariado, aposta na valorização do currículo social, incentivando empresas a levarem em consideração e com peso relevante a realização de atividades de voluntárias no currículo dos candidatos. Com isso, a organização espera impulsionar o número de voluntários no país chegando a 20% até 2025. Mais informações: (www.transformabrasil.com.br).

B – Digitalização do Varejo

A área de cartões do Itaú Unibanco divulgou um balanço da Black Friday e do mês de novembro. Os números mostram que as vendas online atingiram 50,4% do total do volume transacionado na sexta-feira (27), um crescimento de 12,9% se comparado ao mesmo período de 2019. É a primeira vez que o volume de vendas em lojas físicas é superado pelo online. O crescimento das vendas online foi puxado principalmente por 4 setores, Restaurantes (+88%), Material de Construção (+63%), Drogarias e Cosméticos (+37%) e Lojas de Departamento (+31%). Entre os novos meios de pagamento, destaque para o cartão virtual, que cresceu 153% em relação ao ano passado, e a maior utilização dos cartões com tecnologia contactless, que permitem transações por aproximação nas compras físicas

C – Canudos Plásticos

Com o compromisso de reduzir o uso de plástico em seus produtos, Nescau anuncia mais um importante passo em seus cuidados com o meio ambiente. A partir deste mês, a marca vai substituir 100% dos canudos plásticos de suas bebidas por alternativas de papel. A iniciativa é uma continuação da jornada iniciada em 2019, com o anúncio da retirada de parte dos canudos plásticos de Nescau Prontinho. A substituição vai se estender também para todo o portfólio de bebidas da Nestlé, o que vai fazer com que a empresa deixe de utilizar mais de 300 milhões de canudos plásticos por ano a partir de 2021, totalizando cerca de 128 toneladas de plástico a menos. O investimento nesta jornada foi de R$ 50 milhões – que inclui nova linha de produção, adaptações em fábrica e comunicação – e integra as comemorações de 100 anos da Nestlé no Brasil, que serão completados no próximo ano.

D – Conexão Barra-Barra

A Barra da Tijuca (RJ) passa a contar com a facilidade de partidas diárias de ônibus da wemobi, nova plataforma de viagens com experiência 100% digital, para São Paulo. A nova conexão “barra-barra” tem como ponto de embarque o Shopping Uptown (Bloco 6) e destino o Terminal Barra Funda, com saídas às 22h30. É possível fazer também o trajeto contrário, com saída às 23h30 de São Paulo. As passagens custam a partir de R$ 19,90 e estão disponíveis no site (www.wemobi.me). Já são quatro meses de operação tendo comercializado mais de 40 mil viagens entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A wemobi está em processo de expansão e vem lançando não só novos pontos e horários de saídas, como também complementando sua frota para aumentar o volume de partidas, totalizando hoje 10 ônibus em circulação.

E – Mercado do Agronegócio

A Agrotools, líder em soluções digitais voltadas ao mercado corporativo do agronegócio e maior AgTech da América Latina, anuncia o início das inscrições para pessoas que queiram fazer parte de seu novo lançamento: o primeiro marketplace de soluções digitais específico para o mercado corporativo agro. As selecionadas vão poder comprar desde soluções tecnológicas robustas, como softwares, até ferramentas individuais e APIs desenvolvidas pela companhia. Entre os recursos estão também análises de lavouras, do clima e do território, entre outras. De maneira fácil e acessível, qualquer empreendedor do setor pode comprar e vender serviços digitais que otimizem as operações e questões de negócio. Interessados devem preencher o formulário, na aba AT Market do menu do site (https://agrotools.com.br/), para participar do processo seletivo. As inscrições vão até dia 23.

F – Fundo de Tecnologia

O BTG Pactual está lançando o primeiro fundo feeder de tecnologia do Janus Henderson no Brasil. O fundo feeder vai investir no fundo Janus Henderson Horizon Global Technology Leaders UCITS, domiciliado em Luxemburgo, um dos maiores fundos especializados em tecnologia da Europa. O objetivo é gerar crescimento de longo prazo a seus investidores a partir de um portfólio diversificado de empresas de tecnologia de diversas partes do mundo, oferecendo aos investidores brasileiros acesso a setores que ainda não estão disponíveis no mercado local e exposição à companhias internacionais em posição de liderança em países onde a taxa de juros historicamente é baixa. O produto atende também à forte demanda dos investidores brasileiros por produtos lastreados em dólar. Para mais informações, acesse (https://www.btgpactual.com).

G – Parque Eólico

A Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no país, firmou com a Vestas, líder mundial em soluções sustentáveis, contrato para fornecimento de 120 turbinas eólicas (modelos V150-4.3MW e V150-4.5MW) para Fase II do complexo Rio do Vento, localizado no Rio Grande do Norte, e que já se encontra em construção. Além do fornecimento dos aerogeradores, a Vestas será responsável pela prestação de serviço de Operação e Manutenção (O&M) dos equipamentos por 20 anos. Este é o terceiro contrato firmado entre as companhias em menos de dois anos, totalizando 1.2 GW em entrega de aerogeradores. Trata-se do maior negócio realizado pela fabricante dinamarquesa na América Latina e pela desenvolvedora brasileira em sua história. Saiba mais em: (www.casadosventos.com.br).

H – Contabilidade e Auditoria

Estão abertas as inscrições da 10ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, principal evento voltado exclusivamente à atividade de auditoria independente, que neste ano será realizada online, nos próximos dias 10 e 11, com transmissão ao vivo. A programação contemplará palestras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do International Accounting Standards Board (IASB), e também trará debates sobre a visão e o futuro da auditoria independente, liderança da mulher no mundo corporativo, com enfoque nas questões de governança, compliance e sustentabilidade, atualidades das Normas IFRS, dentre outros temas. Público alvo formado por contadores, auditores independentes, órgãos representativos e reguladores, e profissionais de áreas correlatas. Informações: (www.ibracon.com.br/conferencia).

I – Internet Festival

Mario D’Andrea e Eco Moliterno, respectivamente presidente da ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) e CCO (Chief Creative Officer) da Accenture Interactive para a América Latina, são dois dos palestrantes confirmados no Internet Festival 2020, que celebra os 25 anos da internet no Brasil. Virtual. O evento será realizado entre os próximos dias 7 e 14, com o objetivo de provocar debates e discussões sobre tecnologia, conectividade e transformação digital, permitindo que empresas e pessoas se conectem e que todo o ecossistema da rede ajude a transformar pessoas no mundo físico e virtual. As inscrições estão abertas, com ingressos pagos e gratuitos. Mais informações em: (https://www.internetfestival.com.br/).

J – Tradução para Libras

A Vagas.com, líder em soluções tecnológicas de recrutamento e seleção, acaba de lançar recurso de tradução de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). A companhia passa a oferecer o serviço às pessoas surdas por meio de parceria firmada com a Hand Talk, empresa especializada na tecnologia de Libras. Com a funcionalidade, encontrada ao lado direito das páginas do Vagas.com.br, os usuários de Libras poderão acessar o conteúdo traduzido pela intérprete virtual, a Maya. Basta ativar o tradutor e passar o cursor pelas palavras e imagens no site para que a tradução aconteça. 80% dos surdos de todo o mundo têm baixa escolaridade e problemas de alfabetização. No Brasil, segundo o IBGE, 5% da população brasileira é composta por pessoas que são surdas. Essa percentual corresponde a mais de 10 milhões de pessoas.

K – Startups de Mulheres

A WE Impact, Venture Builder dedicada a mulheres fundadoras de startups, acaba de iniciar uma nova seleção de empreendedoras para receberem investimento e suporte no desenvolvimento de seus negócios. A empresa busca startups com modelos B2B ou B2B2C que tenham mulheres com no mínimo 20% de participação societária e em cargo de liderança. Além disso, as startups precisam ter tecnologia embarcada, hardware ou software. As inscrições ocorrem pelo site (www.weimpact.tech) até o próximo dia 12. A WE Impact já investiu R$ 1.2 milhão no empreendedorismo feminino tecnológico, tendo atuado no desenvolvimento de 18 startups.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap