Negócios em Pauta 03/04/2020

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 02 de abril de 2020

A – Games Matemáticos

Cerca de 600 mil alunos no Brasil, de 5 a 12 anos, mantêm as aulas regulares de matemática à distância com o uso da plataforma de jogos da Matific, utilizada atualmente por 3,5 mil colégios públicos e privados no País para o ensino da disciplina. A empresa abriu gratuitamente a plataforma educativa para todas as instituições de ensino no País. A ferramenta de jogos matemáticos tem sido uma opção de aprendizagem lúdica para crianças neste período de quarentena. A abertura gratuita ficará disponível por 60 dias, para todos os alunos e professores brasileiros, do ensino infantil ao sexto ano. Acesse: (https://lnkd.in/eN5dvSP).

B – Cursos Gratuitos

Para aqueles que desejam se aprofundar no mundo dos dados, a MyDataAcademy torna-se a opção ideal. Organizada pelo Grupo Toccato, excelência em estratégia de dados em tempos de home office, dois cursos estão sendo ofertados gratuitamente:capacitações de Análise de Informações e Arquitetura de Dados, utilizando como base a ferramenta de Business Inteligence da Qlik. A ideia é transmitir todo o conhecimento do Grupo Toccato, aprofundando informações sobre o mundo dos dados. Investir tempo em educação é necessário. Inscrições: Curso Qlik Sense – Análise de Informações: (https://bit.ly/3boFLoD); Curso Qlik Sense – Arquitetura de Dados: (https://bit.ly/2QUB0f5).

C – Novas Tecnologias

A Ocyan abre inscrições para startups apresentarem soluções inovadoras para desafios internos da empresa, que atua no setor de óleo & gás. Os produtos ou serviços deverão atender questões apresentadas pelas áreas operacionais da companhia. As startups selecionadas terão suporte para o desenvolvimento de um projeto piloto in loco e poderão se tornar fornecedoras ou parceiras da empresa. As interessadas têm até o dia 15 de maio para acessar as informações do programa Ocyan Waves Challenge e cadastrar suas propostas pelo site (www.ocyanwaves.com).

D – Área de Tecnologia

Com cerca de 200 vagas abertas, o Itaú Unibanco busca novos profissionais para integrar suas áreas de atuação. O banco tem ocupado os postos de trabalho de acordo com as necessidades do negócio, e busca candidatos para a área de Tecnologia, com foco na contratação de analistas de qualidade e testes, engenheiros e engenheiras de software e arquitetos e arquitetas de soluções, entre outros. Respeitando o período de quarentena, os processos seletivos têm ocorrido por videoconferência, de forma totalmente digital e sem contato físico. É possível se candidatar às vagas pelo site (https://trabalheconosco.vagas.com.br/itauunibanco/oportunidades), ou pela página do banco no LinkedIn.

E – Impostos Estaduais

A Fiesp e o Ciesp ingressaram junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo com Mandado Coletivo de Injunção solicitando que o governo estadual suspenda por 180 dias o prazo de recolhimento dos tributos estaduais. O pedido vale para o ICMS relativo aos fatos geradores de março, abril, maio e junho de 2020, incluindo-se o ICMS por substituição tributária, os débitos de ICMS do Simples Nacional e os parcelamentos estaduais. A solicitação estende-se a todas as empresas do Estado e não apenas os sindicatos e as companhias da base industrial paulista representados pela Fiesp e Ciesp, uma vez que toda a economia é afetada pela crise do Coronavírus.

F – Gerenciamento de Projetos

A FGV, por meio de sua Diretoria Internacional e em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina, lançou uma nova edição do curso on-line ‘Gestão de Projetos Aplicada aos Setores Público e Privado da América Latina’. Gratuito, o curso objetiva a capacitação de profissionais para difusão de boas práticas de gerenciamento de projetos nas esferas pública e privada. Voltado para líderes, planejadores, controladores e executores de projetos, o conteúdo também está disponível para pessoas interessadas em aprofundar, seus conhecimentos sobre o tema. As inscrições: (miriadax.net/es/web/gestao-de-projetos-aplicada-ao-setor-publico-e-privado-da-america-latina-2-edicao).

G – Bairros Procurados

Levantamento realizado pela OLX Brasil apresenta ranking dos bairros mais buscados para alugar ou comprar imóveis na cidade de São Paulo em 2019. São eles, respectivamente: Bela Vista, Cambuci, Tatuapé, Vila Mariana e Santo Amaro. A plataforma também mostra que, enquanto os apartamentos dominam as buscas na Liberdade (91%), Bela Vista (88%) e Cambuci (79%), em Americanópolis, 88% dos usuários preferem casas. Já estabelecimentos comerciais têm busca mais pulverizada na capital, com a maior concentração de interessados em Santana (22%), Mooca (18%) e Tatuapé (16%). Mais informações: (www.olx.com.br).

H – Novidades na Quarentena

A Casa-Museu Ema Klabin continua com sua programação cultural virtual pelo projeto #CasaMuseuEmCasa. Estão disponíveis no site (www.emaklabin.org.br) uma série de ações online para levar informação, cultura, reflexão e diversão ao público. Conta com exposições virtuais, jogos educativos, concertos no canal do Youtube, podcasts, entre outros, que incluem tanto conteúdos abordados em anos anteriores, quanto material inédito que está sendo produzido dentro da temática de 2020 “Outras Narrativas”. É possível realizar visitas virtuais para conhecer a Casa-Museu, no Google Arts & Culture no link: (https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin). Ou por meio da ferramenta digital Explore, no site do museu: (https://emaklabin.org.br/explore/).

I – Máscaras para Doação

A Leroy Merlin fechou uma parceria com o Movimento Brasil Contra o Vírus e disponibilizou seu Bricolab, espaço para confecção de artigos e promoção de cursos em sua loja da Marginal Tietê, para confecção de máscaras de proteção hospitalares produzidas a partir de suas impressoras 3D. Voluntários do Movimento passaram a produzir máscaras de proteção facial para doação. Até o momento a empresa trabalha com 8 impressoras profissionais 3D, além de o oferecer o espaço físico para desenvolver os equipamentos e busca produzir 12 mil máscaras em 3 meses para doação. A iniciativa busca abastecer as unidades de saúde públicas e privadas.

J – Lojas Virtuais

Pensando no momento destas pequenas e médias empresas que estão em dificuldades, os sócios Liliane Fiochi e Leandro Muniz, da Bexus, empresa de tecnologia, pensaram em uma forma de ajudar a economia destes pequenos empreendedores. Será para as pequenas e médias empresas e/ou autônomos que já possuam um negócio físico e desejam crescer através do digital, mas que não possuem recursos para fazer esse investimento ou nunca pensaram em ter este suporte. Estão disponibilizando, gratuitamente, a implementação de 5 lojas virtuais configuradas, 15 sistemas de delivery prontos para uso e 10 consultorias de marketing aos empreendedores que preencherem o cadastro no site da empresa (www.bexus.com.br) e se enquadrarem no perfil.

K – Profissionais de Saúde

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao MEC, lançou edital de processo seletivo para a contratação até 6 mil profissionais de saúde e outras áreas, entre eles 900 médicos. O objetivo é suprir a demanda crescente da Rede Ebserh, que administra 40 hospitais universitários, por profissionais com atuação no enfrentamento à pandemia e repor as vagas de trabalhadores que eventualmente precisem se ausentar por suspeita de contaminação da doença. A contratação é de caráter urgente e temporário e valerá apenas enquanto se mantiver o estado de calamidade pública decretado pelo governo federal. Inscrições e mais informações: (http://portal.mec.gov.br/institutoaocp.org.br/
concurso.jsp?id=260
).