Negócios em Pauta 03/02/2016

em Negócios em Pauta
terça-feira, 02 de fevereiro de 2016

A – Para Empreendedores

Entre os próximos dias 20 e 23, o Sebrae-SP realiza no Anhembi a Feira do Empreendedor 2016, o maior evento de empreendedorismo do Brasil. O evento chega com uma diversidade de oportunidades e soluções para o atual e futuro dono de empresa, o que pode ajudar a enfrentar um momento de turbulência econômica vivida pelo País. No local, os donos ou futuros donos de micro e pequenas empresas encontrarão orientação completa para uma boa gestão. O público poderá assistir a palestras, passar por consultorias, conhecer tendências e novidades, saber mais sobre linhas de crédito e se informar sobre como formalizar o empreendimento. Inscrições e mais informações em (http://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br).

B – Gastronomia Oriental

A gastronomia japonesa é uma das especialidades da rede de supermercados Hirota. Em suas 15 lojas na capital e no ABC, o consumidor encontra mais de mil itens da culinária oriental, como temperos, molhos, chás, algas, raízes, cereais, ingredientes à base de soja, sucos, saques, doces e massas – o maior mix de produtos orientais disponíveis em supermercados de São Paulo. Outra linha exclusiva é a de Obentôs – marmitas japonesas com uma refeição completa e balanceada. Além de sushis, sashimis e temakis, a linha Hirota Food oferece pratos com peixe, frango e carne, com acompanhamentos, e massas. Veja em (www.hirota.com.br).

C – Tecnologia do Ambiente

Encerra no próximo dia 10 o prazo para a submissão de resumos ao Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído 2016, que será realizado dos dias 21 a 23 de setembro, no Caesar Business Faria Lima. Promovido pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, é destinado a professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação, assim como a construtores, projetistas, consultores, técnicos de órgãos públicos e outros profissionais atuantes nas áreas de construção civil, arquitetura, habitação e outros. Terá como tema “Os Desafios e as Perspectivas da Internacionalização da Construção”. Mais informações em (www.antac.org.br).

D – Bolsas de Estudos

O programa Quero Bolsa é voltado para pessoas que desejam iniciar uma faculdade, mas não possuem condições financeiras para pagar o valor integral da mensalidade. As vagas são para cursos de graduação, pós-graduação e educação a distância. É um marketplace com bolsas de estudo para as principais instituições de ensino do País, onde é possível encontrar informações e comparar preços das mais de 400 faculdades parceiras. O site é administrado pela RedeAlumni, startup que oferece soluções para que universidades maximizem seus resultados e estudantes encontrem as melhores opções de estudos. Saiba mais em (www.querobolsa.com.br).

E – Relembrando 2015

Protestos, impeachment, Jogos Pan-Americanos, desastre ambiental e a despedida da modelo Gisele Bündchen das passarelas. Estes foram apenas alguns dos fatos que permearam o ano de 2015 dos brasileiros e que serão relembrados, junto com outros acontecimentos importantes, na exposição FotoRetrospectiva 2015, em cartaz até o próximo dia 21, no Shopping Ibirapuera. São 80 fotos, produzidas por diversos repórteres fotográficos da imprensa brasileira e que contam, de forma linear, a história do Brasil em 2015. Entre os temas, estão o desastre ambiental da Samarco em Mariana, a crise hídrica que continua, o futebol brasileiro pós Copa e muitos outros.

F – Livros Personalizados

Que tal criar um livro personalizado no qual a criança é o personagem principal da história? Com roteiro e ilustrações especiais de Silvana Rando, o ConteJá proporciona de forma interativa e inovadora a experiência de produzir um livro com a carinha da criança e com a narrativa do seu dia a dia, utilizando a magia do mundo virtual. A interação começa na criação de um avatar customizado onde é possível selecionar as características de cada personagem, escolhendo a cor dos olhos, pele, roupa e estilo de cabelo. Daí, se acrescentam os detalhes do seu dia a dia, escolhendo os brinquedos do seu quarto, os alimentos preferidos, com direito a foto do local, e ourtros. Mais informações em (www.conteja.com.br).

G – Arquitetura Móvel

A Upik é um escritório de arquitetura móvel, que funciona em um trailer de 10 m² com ambiente agradável e todas as funcionalidades e estrutura necessárias para atender os clientes. O objetivo é focar em projetos pontuais para áreas pequenas, com até 100 m². O escritório móvel agrega conveniência, agilidade e democratiza o ato de contratar um profissional de arquitetura, que para muitos ainda é um tabu. Quem entra no trailer consegue, logo de cara, enxergar várias possibilidades para sua própria casa. Por R$ 300/hora, o profissional da Upik, que pode ser um arquiteto ou um design de interiores, discute ideias e propõe alternativas para as dúvidas do cliente. Agende atendimento ou saiba mais em (www.upik.com.br).

H – Alterações Contábeis

A KPMG no Brasil lançou a 15ª edição da Sinopse Contábil & Tributária, um guia prático para auxiliar no entendimento, aplicação e utilização das normas contábeis e tributárias e no cumprimento dos requerimentos de elaboração e divulgação de informações financeiras. A publicação objetiva auxiliar na atualização acerca dos novos projetos e desenvolvimentos relevantes ao longo do ano das normas locais – contábeis, tributárias e de auditoria – bem como das internacionais emitidas pelo International Accounting Standards Board e das normas americanas emitidas pelo Financial Accounting Standards Board e Securities Exchange Committee, entre outros. Veja em (http://www.kpmg.com/BR/PT/Estudos_Analises/artigosepublicacoes/Paginas/sinopse-contabil-tributaria-2015-final.aspx).

I – Alimentos na Rússia

A Rússia, um dos principais mercados para a carne bovina brasileira e parceiro comercial estratégico para a pecuária nacional, é o primeiro destino das ações de promoção comercial da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, em 2016. A entidade, junto com dez frigoríficos, participa da Prodexpo, um dos maiores eventos do setor de alimentos da Rússia e do Leste Europeu, que acontece entre os próximos dias 8 e 12, em Moscou. A presença brasileira conta com apoio da Apex-Brasil. No estande, a participação de dez empresas associadas: Agra, Barra Mansa, Cooperfrigu, Estrela, Frigol, Frisa, JBS, Marfrig, Minerva e Mataboi. Outras informações em (www.abiec.com.br).

J – Defensivos Agrícolas

O Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos) destinou de forma ambientalmente correta 45.536 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil em 2015. O número indica um crescimento de 7% em relação a 2014. Os estados de Tocantins, Pará e Mato Grosso do Sul obtiveram maior crescimento percentual na quantidade destinada, segundo análise do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias. As maiores quantidades de embalagens saíram do Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul – juntos, eles correspondem a 65% do total destinado no país. Mais informações no site (www.inpev.org.br).

K – Filmes Brasileiros

O Cinesolar, primeiro cinema solar do Brasil, volta exibindo o filme “O Menino no Espelho”, de Guilherme Fiúza Zenha, em diversas cidades do interior de São Paulo. Além das sessões gratuitas de filmes brasileiros, o circuito ainda promove oficinas de sustentabilidade e vídeo para crianças e adolescentes, em alguns dos municípios. No próximo dia 16, a cidade de Iacanga será a primeira a receber o Cinecidade/Cinesolar neste ano. Em seguida, o projeto chega a Arealva, Mineiros do Tietê, Areiópolis, Pratânia. Já em março, o circuito estaciona em Paranapanema, Capela do Alto, Araçoiaba da Serra, Alumínio e Socorro. Para mais informações acesse (www.cinesolar.com.br).

L – Mercado Imobiliário

A incorporadora STX, anuncia seu primeiro empreendimento no setor hoteleiro econômico em São Paulo, o Soft Inn Business Hotel, administrado e operado pela BHG, uma das três maiores redes hoteleiras do país e que segue a nova regulação da CVM. No modelo de condo-hotel, o projeto acompanha o mesmo escopo do recente lançamento da STX no Rio de Janeiro com 100% vendas e prazo recorde de obras, cerca de 16 meses. Situado no corredor Norte-Sul, na esquina das avenidas Prestes Maia e Senador Queiroz, o Soft Inn São Paulo Business Hotel oferecerá 198 quartos e uma localização privilegiada. Saiba mais em (www.softinnsp.com.br).

M – CãoCurso de Fantasia

Em 2016, o Carnaval não termina na Quarta-Feira de Cinzas. Pelo menos, para os cãezinhos de todos os tamanhos, raças e idades, que terão uma agenda repleta de atividades no Shopping Pátio Higienópolis, culminando com o tradicional Desfile de Fantasias para Cães, no sábado (13). Serão 50 cachorrinhos, que disputarão os prêmios nas categorias originalidade, simpatia e fantasia. Além do desfile principal, também estarão na passarela do Vão Central 10 cães disponíveis para adoção, pela ONG Ampara Animal. Participam do CãoCurso, desfile principal, somente 50 animais previamente inscritos. Mais informações em (www.patiohigienopolis.com.br).

N – Crowdfunding para o Oscar

Em busca do primeiro Oscar para o país, a campanha “O Menino e o Mundo no Oscar 2016 – Vamos trazer o ‘careca dourado’ para o Brasil” começou no último dia 28, e segue até o dia da premiação. A meta inicial é arrecadar R$ 100.000 que serão utilizados para ações em busca do ‘careca dourado’, como investimento em relações públicas, envio de DVDs e organização de sessões especiais para os votantes. No primeiro fim de semana, as contribuições chegaram à 40% da meta inicial. Para ajudar, basta entrar no site (www.catarse.me/meninonooscar). As novidades da campanha são publicadas no Facebook (https://www.facebook.com/O-Menino-e-o-Mundo-124747370946197/?pnref=story).