A – Cavalos Lippizzano: patrimônio da humanidade
As tradições envolvidas na criação dos cavalos da raça Lippizzano viraram um patrimônio cultural imaterial da humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A decisão foi anunciada durante a reunião anual do órgão, que ocorre neste ano em Rabat, no Marrocos, ontem (1/12). A candidatura envolveu oito países: Áustria, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Hungria, Itália e Romênia. Conforme o reconhecimento, a criação mantém viva uma tradição muito antiga, de cerca de 450 anos, mas ainda viva, que une povos diferentes com uma mesma identidade cultural ligada ao amor aos animas. A raça Lippizzano foi usada inicialmente pela corte imperial dos Habsburgos, em Viena, “mas hoje desempenha um papel especial na vida cultural e social cotidiana das comunidades de áreas rurais”. Os animais estão envolvidos em diversos tipos de eventos e celebrações culturais bem como no turismo sustentável (ANSA).
B – Ação de Sustentabilidade
Para comemorar os 25 anos de chegada no Brasil, a norte americana ADM, líder global em nutrição, originação e processamento agrícola, optou por uma grande ação verde: plantar 25 mil mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais em oito cidades onde a empresa tem atuação. São elas: Campo Grande, Colombo, Joaçaba; Porto Franco, Rondonópolis, Santos, Três Corações e Uberlândia. “É com muito orgulho que celebramos 25 anos de Brasil, um lugar que nos acolheu e onde concentramos várias de nossas atividades. Cada uma dessas localidades representa uma parte significativa dos nossos negócios no país, e juntas sintetizam toda a nossa grandeza e expertise na cadeia do agro, seja no campo ou na mesa”, diz Domingo Lastra, presidente da ADM para América Latina. Mais informações: (https://www.adm.com/).
C – Pequenos Negócios
Os pequenos negócios brasileiros continuam colecionando grandes números em 2022. Nos três primeiros trimestres do ano, a soma da abertura de empreendimentos nos três portes – Microempreendedor Individual (MEI), microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP) – chegou a aproximadamente 3 milhões registros. Os dados fazem parte de levantamento do Sebrae. Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, os números mostram um crescimento na quantidade de microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas – fator essencial para o desenvolvimento econômico do país. “Isso só reforça o papel estratégico desse segmento, que representa 99% das empresas brasileiras e beneficia direta ou indiretamente 86 milhões de pessoas, quase 40% de toda a população”, frisa. – Fonte: AI/Sebrae.
D – Beleza Solidária
A Inoar Cosméticos, indústria brasileira de capital 100% nacional, conquistou o Selo Verde 2022 na categoria Ação Socioambiental por meio do Projeto Beleza Solidária, que há 12 anos reforça o compromisso da empresa em ajudar moradores de comunidades menos favorecidas a construírem suas próprias competências e novos conhecimentos. A premiação foi entregue pelo pelo Instituto Chico Mendes e permitirá o uso do Selo Verde pela empresa, sinalizando que o projeto é ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo. O projeto atua em várias frentes, e suas ações estão alinhadas com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Saiba mais: (https://inoar.com/).
E – Respeito ao Consumidor
A LG Electronics, líder global em eletrônicos de consumo, venceu o prêmio Respeito 2022, realizada pelo Grupo Padrão, na categoria Eletrodomésticos como empresa que mais respeita o consumidor. Em sua 20ª edição, o prêmio, proveniente do Estudo ‘Empresas que Mais Respeitam o Consumidor’, tem como objetivo reconhecer as empresas que investem em estratégia, talento, recursos e metodologias como sinal de respeito ao consumidor final. A entrega do prêmio aconteceu na quarta-feira (30), durante um evento no Hotel Renaissance, em São Paulo. A LG Electronics fornece diversas soluções de eletrônicos para democratizar o acesso à tecnologia para seus consumidores. Confira: (https://www.lg.com/br).
F – Casamento e Viagem
O destination wedding caiu nas graças de famosos e influencers. Em 2022, por exemplo, a atriz Fernanda Rodrigues se casou em Portugal; a influencer Lalá Rudge escolheu a Itália para dizer “sim”; e, mais recentemente, a também influencer Marcella Tranchesi celebrou seu grande dia em São Miguel dos Milagres (AL). Mas não é só entre os famosos que a combinação de casamento e viagem pegou. Após a pandemia, de acordo com pesquisa realizada pela plataforma de site de casamentos e lista de presentes iCasei, 52,2% dos noivos fariam um destination wedding. Trata-se de uma modalidade de casamento em que os noivos e/ou convidados viajam para celebrar a união. No entanto, dentre os entrevistados, apenas 18,2% de fato irão se casar em outra cidade ou estado. Saiba mais: (https://www.icasei.com.br/).
G – Negócios Digitais
A WEG S.A. anuncia um acordo para a aquisição da parcela remanescente da MVISIA Desenvolvimentos Inovadores S.A., empresa especializada em soluções de inteligência artificial aplicada à visão computacional para a indústria. A aquisição faz parte da estratégia da WEG de crescimento dos negócios digitais, que, desde 2020, conta com a tecnologia da MVISIA para atender a demanda da Indústria 4.0. É uma das empresas nacionais de destaque no ramo de Visão Computacional para a Indústria, segundo Carlos José Bastos Grillo, Diretor Superintendente da WEG Digital e Sistemas. Este movimento está alinhado com a crescente automação de sistemas industriais que estão convergindo para a adoção da digitalização, conectividade e inteligência artificial na busca de ganho de eficiência e racionalização de uso de recursos. (https://www.weg.net/)
H – Qualidade e Eficiência
Referências nacionais no setor de construção civil, a Quartzolit e a Brasilit são marcas que fazem parte do grupo Saint-Gobain e são reconhecidas pela qualidade nas soluções da especialidade de cada uma. Completando 85 anos de história em 2022, ambas estão no Brasil desde 1937, disponibilizando ao mercado produtos de alta performance. Para atender ao mercado com qualidade e eficiência, a Quartzolit possui 20 unidades de fabricação, 8 Centros de Distribuição e 3 unidades de beneficiamento de areia. Já a Brasilit conta com cinco fábricas, que estão localizadas em Belém, Recife, Capivari, Esteio e Jacareí. As duas marcas estão presentes no dia a dia das pessoas, no edifício em que elas trabalham, em grandes obras de construção e, principalmente, em muitos lares.
I – Stellantis & Santander
O grupo Stellantis e o Banco Santander anunciaram uma reorganização de sua parceria para financiamento automotivo no Brasil. De acordo com Philippe de Rovira, head de afiliadas da Stellantis, a iniciativa é “uma nova alavanca para impulsionar a criação de valor em nossos negócios de serviços financeiros ao redor do mundo”. O contrato prevê que o Banco PSA Finance e a Stellantis Services comprem os restantes 50% de duas joint-ventures mantidas em parceria com o Banco Santander Brasil: a PSA Finance Brasil e a PSA Corretora de Seguros e Serviços. Com isso, o Banco PSA e a Stellantis Services se tornarão acionistas únicos dessas duas joint-ventures, respectivamente. A conclusão das transações, no entanto, está condicionada ao cumprimento de determinadas condições, como a obtenção de autorizações regulatórias (ANSA).
J – Programa de Aceleração
A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo foi reconhecida entre os principais atores do ecossistema nacional de startups. A instituição ocupa o 7º lugar da edição 2022 do TOP Ecossistema no Ranking 100 Open Startups. O reconhecimento é fruto das conexões promovidas pela instituição por meio da iniciativa Startups Connected, composta por um programa de aceleração, no qual empresas e startups selecionadas trabalham em um projeto de inovação concreto, e uma série de matchmakings entre startups e empresas já estabelecidas, o Startup Speed Dating. A Câmara apoia e facilita a realização destas conexões, viabilizando novos negócios nos mais diversos setores, principalmente aqueles que envolvem alta tecnologia. Saiba mais: (www.ahkbrasil.com).
K – Seguros de Pessoas
Números do mercado de seguro de pessoas no terceiro trimestre indicam que, mesmo com o enfraquecimento da pandemia, a população brasileira segue preocupada em se proteger de eventos adversos. Recente relatório divulgado pela Fenaprevi, com base nos dados da SUSEP, mostra que foram arrecadados em prêmios R$ 15,3 bilhões no período, valor 14% maior do que o observado no mesmo trimestre de 2021. Já de janeiro a setembro, o montante foi de R$ 42,6 bilhões. O resultado do acumulado é puxado principalmente pelos prêmios dos seguros de Vida Individual, contra Doenças Graves, Viagem e Funeral que tiveram alta, respectivamente, de 24,7%, 20,1%, 215,8% e 14,4%. O segmento Prestamista também continua avançando e registrou 5,7% de crescimento nos nove primeiros meses de 2022.