A – Migração para Online
Pequenos e médios negócios ainda enfrentam dificuldades por não terem iniciado as operações on-line. Para incentivar o movimento de migração para o digital, o Mercado Pago e a Nuvemshop lançam campanha para subsidiar a criação de lojas virtuais. A proposta visa conceder a gratuidade das mensalidades pela hospedagem na Nuvemshop durante quatro meses. Para participar, os lojistas devem acessar a página (http://www.nuvemshop.com.br/mercadopago-nuvemshop) e preencher o cadastro e ter faturamento mensal de no mínimo R﹩ 5 mil.
B – Ações de Solidariedade
O Habib’s, maior rede de fast food brasileira, reforça sua parceria com o iFood, gigante no ramo de entrega de comida pela internet, e, juntos, lançaram a campanha “Pediu, Doou”. Pelo aplicativo do iFood, a cada combo vendido de Habib’s ou Ragazzo dentro da lista “Pediu, Doou”, um prato de comida é doado para a Ação Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, ONG criada pelo sociólogo Herbet de Souza, o Betinho, em 1993. Os combos de dez Bib’sfihas de carne ou a combinação de sete de queijo ou sete italianinhas viram alimento para quem precisa. Dez coxinhas de frango ou uma lasanha ao sugo geram uma doação. Até o momento, mais de 40 toneladas de alimentos já foram doadas pela campanha.
C – Mercado Imobiliário
Amanhã (3), às 9h, a RE/MAX promove evento inédito: o Real Estate World Connection. Ele reunirá os CEOs da empresa de oito países, contemplando cinco continentes, para discutir as implicações da Covid-19 no mercado imobiliário e na economia como um todo. O encontro será virtual, claro, e terá como moderadores Peixoto Accyoli, CEO da RE/MAX Brasil, e Ján Repa, Vice-Presidente da RE/MAX Internacional. Ao reunir representantes de diferentes países, como Itália, Israel e África do Sul, a ideia é debater os diferentes estágios da pandemia e como as transações imobiliárias têm sido afetados por ela. As inscrições podem ser feita pelo site (www.rewc.online). Contará com tradução simultânea para o português.
D – Aeroporto do Guarujá
A Infraero vai assumir a gestão do Aeroporto Civil Metropolitano do Guarujá. Pelos próximos 12 meses, a empresa será responsável pela gestão aeroportuária e operacional das instalações, com o objetivo de adequá-las para o recebimento de voos comerciais regulares. Os trabalhos iniciais começarão pela análise de estruturas como pista de pouso e decolagem, pátio de aeronaves, terminal de passageiros, entre outras, para a realização de investimentos e melhorias exigidos pelas normas da aviação civil. Com essas ações, a Infraero providenciará a homologação e cadastro do aeroporto como aeródromo civil público para que ele possa aprimorar seu perfil para atendimento de demanda.
E – Hackathon Serpro
“Inovação pelo Brasil” é o tema do Hackathon Serpro, evento online que acontece entre os próximos dias 15 e 22, com premiação total de R$ 22.500, dividida entre as três primeiras equipes vencedoras. O evento objetiva o desenvolvimento de soluções tecnológicas que minimizem os impactos da pandemia da Covid-19 e propiciem uma rápida adaptação das empresas, governo e sociedade às transformações econômicas, sociais e culturais provocadas. O evento é aberto ao público em geral. As equipes deverão ser compostas de, no mínimo três a, no máximo, cinco integrantes, e as inscrições poderão ser realizadas no site (https://www.serpro.gov.br/hackserpro).
F – Campanha de Alerta
Foi lançado no domingo (31), em meio a uma forte discução sobre Fake News, um portal que reúne casos em que notícias falsas levaram a morte, linchamento e pânico. O site (www.noticiafalsamata.com.br) apresenta ao usuário dados, depoimentos e reportagens que visam alertar os brasileiros que o debate sobre o tema não pode ser ideologizado. Nas redes sociais, o debate tem sido acirrado em função do Projeto de Lei 2630/2020, que deve ser apreciado no Senado na hoje (2), e a ação do STF de combate às Fake News. O objetivo é dialogar com quem está fora da bolha política, da polarização e do extremismo.
G – Enfrentando a Crise
O Ministério da Economia promoveu, nos últimos dois meses, uma série de eventos virtuais para apresentar a governantes, investidores, empresas e pequenos negócios do país soluções inovadoras para combater os efeitos do novo coronavírus na saúde e na economia. O “InovAtiva Conecta: Covid-19”, realizado em parceria com o Sebrae, trouxe 66 startups brasileiras com as mais diversas tecnologias voltadas para testes rápidos, telemedicina, monitoramento epidemiológico, otimização de recursos em hospitais, vendas online, delivery, trabalho remoto, entre outros setores. Mais informações em: (https://www.inovativabrasil.com.br/coronavirus/).
H – Transações por Mensagerias
Depois de alcançar quase 500 mil clientes no Brasil, a Conta Zap Bank expande as suas operações para o Paraguai para oferecer transações financeiras e microcrédito por mensageria, gratuitamente. É a primeira conta 100% digital por mensageria também naquele mercado e chega com o objetivo de desburocratizar os serviços, promover a inclusão financeira aos desassistidos pelo sistema financeiro tradicional, e dar acesso a crédito às pessoas com dívidas ou negativadas. A Conta Zap Bank é uma plataforma gratuita que permite realizar transações financeiras por mensagerias, WhatsApp e Facebook. Saiba mais em: (www.contazap.com.br).
I – Evento de Saneamento
O 31º Encontro Técnico da Associação dos Engenheiros da Sabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e a Fenasan 2020 – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, que seria realizado de 15 a 17 de setembro, definiu nova data para acontecer: de 15 a 17 de dezembro, no Expo Center Norte. Com realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, esta edição do maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina terá como tema central: “Saneamento ambiental: inclusão social para a cidadania”. As inscrições para participar do evento já estão abertas: (https://www.fenasan.com.br/inscricao).
J – Indústrias Solidárias
A Toyota do Brasil se juntou a outras empresas dos mais variados setores para auxiliar a KTK Indústria e Comércio de Equipamentos Hospitalares, localizada em São Paulo, na fabricação de 4 mil respiradores e equipamentos de respiração assistida, que tem sido fundamental no tratamento de covid-19. Além da Toyota, a rede voluntária de apoio à produção de respiradores conta com a participação da Mercedes-Benz, Bosch, GM, CAOA, ABB, Flex, ABB, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander. A equipe da Toyota conta com 11 colaboradores na área de produção e três especialistas em TPS, que buscam alcançar a marca de 70 unidades produzidas por dia junto com os demais integrantes da iniciativa.
K – Vender os Veículos?
Com a crise da Covid-19 abatendo o caixa das empresas, muitas vezes é preciso se desfazer de alguns ativos – entre os quais podem estar os seus veículos. Para ajudar nessa recuperação financeira, a Marbor Frotas Corporativas está lançando o Plano Marbor de Liquidez, que funciona da seguinte forma: a locadora compra a frota do cliente, mas este continua utilizando os mesmos carros ou caminhões, pagando um aluguel. Na prática, o cliente recebe um valor à vista pelos seus ativos, auxiliando assim o seu caixa, e passa a pagar parcelas de locação, e utilizando os bens da mesma forma que sempre os utilizou. A compra é feita pelo valor de mercado, levando em conta o estado de conservação. Saiba mais em: (www.marborfrotascorporativas.com.br).