Negócios em Pauta 02/02/2022

em Negócios em Pauta
terça-feira, 01 de fevereiro de 2022

A – Cresce a importações de alimentos italianos no Brasil

As importações de alimentos e bebidas da Itália no Brasil cresceram 3% em 2021, alcançando um valor total de US$ 238,3 milhões. O resultado confirma o aumento do interesse dos brasileiros por produtos alimentares italianos durante a pandemia, que provocou mudanças nos hábitos de consumo. A Itália ocupa a nona posição na lista de principais fornecedores de alimentos e bebidas para o Brasil, respondendo por 2,4% das importações, e é a terceira colocada entre os países europeus, atrás de Portugal (3,9%) e Espanha (2,5%). Entre os principais itens “made in Italy” importados estão os vinhos (US$ 43 milhões), massas (US$ 30,9 milhões), azeites de oliva extravirgem (US$ 21,5 milhões). Outros nichos com forte aumento em valor foram os de presuntos e embutidos (66,8%), sucos e extratos vegetais (49,6%), cafés (28%), biscoitos (26,5%) e farinhas de trigo (23,3%) – (Lucas Rizzi/Ansa).

B – Tendências em Decoração

Entre os próximos dias 7 e 11, a ABCasa Fair abre as portas para a sua 8ª edição, trazendo a participação de 380 expositores dos segmentos de Decoração, Presentes, Papelaria, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil, no Expo Center Norte, em São Paulo. Organizada pela associação oficial do setor, a ABCasa Fair visa apontar as grandes novidades e apostas em tendências para o ano, além de contribuir para o reaquecimento do setor, auxiliando todas as frentes envolvidas, como fornecedores, parceiros, expositores, lojistas e a cadeia do mercado de feiras de negócios, seguindo todas as exigências do protocolo de segurança sanitária para que o evento ocorra de forma 100% segura a todos. Mais informações: (www.abcasafair.com.br).

C – Proteínas Vegetais

A busca crescente pelo bem-estar e a preocupação com o planeta estão contribuindo para o desenvolvimento do mercado de proteínas vegetais no Brasil. Entre os meses de setembro de 2020 e de 2021, os itens que compõem a categoria foram consumidos por mais de 36 milhões de pessoas. No mesmo período, a carne bovina teve redução de quase 2% em número de compradores e de 10% em ocasiões de consumo. As informações são do painel Usage Foods & Beverages da Kantar, líder em dados, insights e consultoria. Os maiores consumidores, a exemplo de soja, lentilha e grão de bico, são provenientes das classes ABC (89%) e maiores de 35 anos (52%). Também vale ressaltar que, além de São Paulo e Rio de Janeiro, os produtos vêm se desenvolvendo de forma muito expressiva nos estados do Nordeste. Mais informações: (www.kantar.com/brazil).

D – Recuperação do Mercado

Em 2021, a Airbus Helicopters registrou 419 pedidos, mostrando sinais sólidos de recuperação da situação do mercado de 2020, fortemente impactado pelas consequências econômicas da pandemia. O aumento das encomendas de helicópteros leves – H125 e H130 – reflete a recuperação do mercado civil e parapúblico. A empresa viu um forte impulso de seus países de origem, com a França encomendando 40 H160s, oito H225Ms e dois H145s; a Espanha encomendando 36 H135s; e a Alemanha adquirindo oito H145s para a força policial da Baviera. As entregas aumentaram de 300 em 2020 para 338 em 2021, contribuindo para a participação preliminar de 52% da Airbus Helicopters no mercado civil e parapúblico e confirmando sua posição como líder de mercado. Mais informações: (https://www.airbus.com/en/products-services/helicopters).

E – Diálogos Amazônicos

A Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas inicia o segundo ano da série “Diálogos Amazônicos”, com webinar gratuito na segunda-feira (7), dàs 19h. Na estreia, o tema abordado será a Constituição Federal e a Amazônia Brasileira — Aspectos legais e segurança jurídica. Entre os palestrantes: Ellen Gracie, ministra aposentada do STF e Luís Inácio Adams, ex-ministro da Advocacia Geral da União (AGU). Já a moderação ficará por conta de Márcio Holland, coordenador do Programa de Pós-graduação em Finanças e Economia (Master); e Daniel Vargas, diretor de Pesquisa do FGV Agro. Os interessados devem fazer a inscrição pelo link (https://evento.fgv.br/dialogosamazonicos_0702/). Após o cadastro, os participantes receberão o endereço do evento por e-mail.

F – Tecnologia na Indústria

A Tractian, empresa que oferece um sistemas de monitoramento industrial do mercado, oferece uma oportunidade para quem quer se especializar no mercado de tecnologia na Indústria. A partir do próximo dia 13, tem início o curso Intensivão 5.0 – A Preditiva no PCM, com capacitação gratuita e online de mais de 4000 técnicos, aberta ao público que tem interesse neste tipo de conteúdo e profissionais da área. Com aulas de gestão da manutenção, PCM na Indústria 4.0, indicadores de manutenção, preditiva no chão de fábrica e as diferenças da preventiva para a preditiva, os interessados terão acesso a um conteúdo completo, desenvolvido e ministrado por especialistas do mercado e profissionais de grandes empresas. Inscrições: (http://www.tractian.com/intensivao).

G – Sacolas do Bem

A Levi’s é a nova parceira do Repassa, plataforma on-line de revenda de vestuário, calçados e acessórios com atuação em todo o Brasil, adquirida em julho pela Lojas Renner S.A. As duas empresas decidiram unir forças em uma campanha focada no estímulo ao consumo consciente, à circularidade e à ampliação do ciclo de vida útil dos produtos de moda. Com 64 pontos de venda no país, a marca americana vai distribuir “Sacolas do Bem” nas compras de R$ 500 ou mais em suas lojas físicas. Os consumidores que usarem as sacolas para enviar peças em bom estado de conservação para revenda por intermédio do Repassa receberão um cupom de 10% de desconto para utilizar novamente na Levi’s, disponível até o mês de abril deste ano.

H – Zero Açúcar

Sempre atenta às necessidades de produtos e sabores do setor, a Harald, marca líder em coberturas e referência em chocolates para o mercado especializado, amplia o seu portfólio de chocolates com o Melken Zero Açúcar. O novo produto objetiva a possibilidade de negócios do público especializado e que atua no setor de confeitaria, food service e do cash and carry, entregando um chocolate nobre e totalmente sem açúcar, que também é fonte de fibras e não contém glúten. Proporciona o acesso dos consumidores a um chocolate da mais alta qualidade, com sabor único e excelente derretimento. Disponível em barras (500g) nas versões ao leite e meio amargo (63% cacau), o produto que não tem adição de açúcares, oferece uma textura cremosa e é indicado para moldar e banhar, pois entrega um excelente brilho e acabamento. Saiba mais: (https://harald.com.br/).

I – Respeito ás Pessoas.

A Stellantis acaba de assinar a carta de adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Como signatária, a empresa se compromete publicamente a orientar suas práticas seguindo os dez compromissos com a promoção dos direitos LGBTI+ em ações internas e a contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e com mais respeito a todas as pessoas. “Hoje demos um importante passo, reforçando nosso compromisso em cultivar um ambiente mais diversificado e inclusivo na Stellantis. Queremos garantir que as pessoas que fazem parte do nosso time sejam acolhidas e respeitadas em suas características singulares e que todos tenham igualdade de oportunidades de desenvolvimento e crescimento”, afirmou Antonio Filosa, presidente da Stellantis para América Latina.

J – Documentário Musical

Estão abertas as inscrições para o 14º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, que acontece de forma híbrida, entre os dias 15 a 26 de junho, com sessões presenciais em São Paulo e online, através da plataforma In-Edit TV. O evento promove uma mostra competitiva, destinada a longas-metragens nacionais, a Mostra Brasil, que oferece um panorama do que está sendo feito no país, e o Curta Um Som, para filmes de até 30 minutos. Com exceção dos curtas, todas obras deverão ser inéditas no circuito comercial, não podendo ter sido exibidas em salas de cinema, tv aberta ou paga, comercializadas em DVD/Blu-Ray ou disponibilizadas em serviços de streaming. Inscrições e mais informações: (https://br.in-edit.org/).

K – Transporte e Distribuição

Em 2021, a Mercedes-Benz superou o marco histórico de 80.000 caminhões Accelo vendidos no Brasil. Desde que chegou ao mercado, em 2003, foram emplacados 80.920 caminhões dessa família de leves e médios. Do volume total acumulado, 30.579 unidades são do Accelo 815, o “Mercedinho”, lançado em 2003 e sucessor de caminhões leves campeões de venda da Mercedes-Benz. O segundo modelo mais vendido é o Accelo 1016, apresentado em 2011, com 28.154 unidades emplacadas. A família Accelo também teve, em sua trajetória, modelos como 715 e 915, que foram sucedidos pelos atuais 815 e 1016. Hoje, a linha conta ainda com o modelo 1316 6×2 do segmento de caminhões médios, lançado em 2015.