Negócios em Pauta 01 a 03/05/2021

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 30 de abril de 2021

A – Homenagem aos profissionais de saúde

Os profissionais de saúde da Itália foram homenageados com o lançamento de um selo postal para agradecer pelos serviços prestados durante a pandemia do novo coronavírus. O selo foi revelado em uma cerimônia que contou com as presenças de Giancarlo Giorgetti, ministro do Desenvolvimento Econômico, e de Maria Bianca Farina, presidente da Poste Italiane. “Este selo testemunha a dramática fase histórica que vivemos, mas também tudo o que se tem feito na luta contra a Covid. A emissão deste selo postal é mais um reconhecimento pelo que vocês fizeram e continuarão fazendo nesta batalha contra o vírus”, afirmou Giorgetti. Na cerimônia, os líderes de mais de 30 associações italianas, que representam por volta de 1,5 milhão de profissionais de saúde, pediram para que as instituições prossigam com a vacinação e que a população continue cumprindo as medidas anti-Covid. “Os profissionais de saúde não recuaram e, desde o início de 2020, salvaram centenas de milhares de vidas e sempre estiveram perto de todos, mesmo daqueles que não sobreviveram. Pouco mais de um ano após o início de tudo isso, os profissionais ainda estão comprometidos na linha de frente”, declararam (ANSA).

B – Materiais Didáticos

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de autores regionais para a produção de material educacional de Português e Matemática para professores e alunos da rede pública paulista. Professores do ensino estadual e municipal, com experiência no 1º e 2º ano, têm até o próximo 21 de maio para confirmar interesse. No total, são 16 vagas para formação da equipe. Serão produzidos livros para o 1º e 2º ano, para professores e alunos, alinhado às premissas do Currículo em Ação. Ou seja, competências e habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes, considerando a formação integral na perspectiva do desenvolvimento humano. Mais informações e inscrição: (https://bityli.com/PCPeL).

C – Mercado Corporativo

Duas líderes globais acabam de anunciar um acordo que beneficiará todo o mercado consumidor de tecnologia no Brasil. De um lado a ASUS, uma empresa apaixonada por tecnologia e impulsionada pela inovação, que sonha, se atreve e se esforça para criar e oferecer um bom ambiente digital para todos. De outro a Ingram Micro, que há mais de 40 anos suporta as necessidades da cadeia de distribuição de produtos e serviços de TI, assegurando a conquista dos objetivos de negócios de seus parceiros e clientes dentro das melhores práticas de mercado. Agora parceiras, a Ingram Micro distribuirá as linhas de notebooks e smartphones da ASUS, abrindo frentes para a marca no mercado corporativo. Mais informações: (www.ingrammicro.com.br).

D – Aceleração para Retailtechs

Estão abertas as inscrições para o Retail Scale, programa de aceleração voltado para as empresas inovadoras do varejo, lançado pelo Distrito, maior plataforma de inovação aberta do país, em parceria com a comunidade de empreendedores Darwin Startups. O processo seletivo conta com quatro etapas, sendo a última uma imersão com cerca de 15 startups entre os meses de junho e julho. Após essa fase, serão selecionadas cinco startups que farão parte da aceleração, recebendo ainda um aporte. O objetivo é ajudar a desenvolver mais rapidamente negócios que estão em fase inicial e têm o potencial de moldar o futuro do varejo. O programa acontece em um bom momento para as retailtechs no país. Em pouco mais de três meses, as startups dedicadas a encontrar soluções inovadoras para o varejo já receberam mais de US$ 680 milhões em 19 aportes. Inscrições podem ser feitas pelo site: (www.retailscale.com.br).

E – Tampas Plásticas

O Tampinha Legal, maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular da indústria de transformação do plástico da América Latina, tem obtido resultados históricos. Ultrapassou a marca de 344 milhões de tampas plásticas que foram revertidas em mais de R$ 1,2 milhão em recursos destinados integralmente para as 309 entidades assistenciais participantes. O montante recolhido é o resultado de mais de 620 toneladas do material, que retornaram para a indústria como matéria-prima secundária oportunizando a produção de novos artefatos como baldes, bacias, escovas, vasos de flores, para-choques automotivos, bancos de praça, entre outros. Participam do programa entidades assistenciais do terceiro setor devidamente regularizadas como Apaes, Ligas Femininas, escolas, ONG’s, asilos, associações, hospitais, etc. Saiba mais em (www.tampinhalegal.com.br).

F – Novos Investidores

Para ajudar as pessoas que planejam iniciar no mercado financeiro e aqueles que querem investir mais e melhor, a WFlow lança o “Formação de investidores”. O curso é 100% on-line e objetiva disponibilizar conteúdos relevantes e as melhores ferramentas para aqueles que estão iniciando no mercado financeiro invista com segurança, obtenha mais retorno e menos risco. Entre os temas: renda fixa, investimentos na bolsa de valores, fundos de investimentos, fundos imobiliários, gerenciamento de carteira, gestão patrimonial, previdência e seguros. O curso tem a chancela da Xpeed School, escola on-line de Educação Financeira, Investimentos e Empreendedorismo da XP Inc. Acesse: (https://lp.xpeed.com.br/formacao-investidores-wflow).

G – Criação de Abelhas

Já pensou em criar abelhas sem ferrão no quintal? Isso está cada vez mais comum entre os brasileiros, afinal, temos mais de 300 espécies nativas.
Uma nova edição do curso criação de abelhas sem ferrão, agora com foco para quem mora nas cidades, está sendo lançada pela Embrapa. A iniciativa é realizada em parceria com a Associação Brasileira de Estudo das Abelhas e a Loja das Abelhas. O curso Meliponicultura Urbana é uma derivação da edição anterior, mas com foco direcionado para questões de quem quer criar abelhas na cidade. É uma edição dividida em 8 módulos, com palestras curtas e objetivas. Inscrições e mais informaçõesno link: (https://www.embrapa.br/e-campo/meliponicultura-urbana)

H – Tecnologia Social

As instituições interessadas têm até o dia 28 de maio para se cadastrarem ao Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021. Os resultados de cada etapa – certificadas e finalistas – serão divulgados no portal de notícias da Fundação BB e na Plataforma Transforma. Podem participar entidades sem fins lucrativos, como instituições de ensino e de pesquisa, fundações, cooperativas, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais de direito público ou privado. O prêmio tem as seguintes categorias: Cidades Sustentáveis, Educação para o Futuro, Inovação Digital, Meio Ambiente e Renda e Especial 20 anos, destinada ao reconhecimento de Tecnologias Sociais. Inscrições e outras informações: (www.transforma.fbb.org.br).

I – Administração Pública

Cem milhões de usuários já estão cadastrados no Portal gov.br, que, com login e senha únicos, dá acesso a mais de 2,8 mil serviços da Administração Pública totalmente online, sem a necessidade de ir presencialmente a unidades governamentais. Além de várias informações e notícias sobre o Governo Federal. Em agosto de 2019, no chamado dia D da transformação digital no Brasil, o Portal gov.br foi lançado. O objetivo era, e ainda é, proporcionar uma experiência bem-sucedida aos usuários dos serviços; viabilizar maior integração entre as entidades governamentais, diminuindo a necessidade de deslocamentos e comparecimentos presenciais aos órgãos públicos; e garantir mais eficiência na prestação de serviços ao cidadão.

J – Pratos Prontos

A categoria de pratos prontos será um dos focos de Sadia ao longo deste ano. Em 2020, a BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo e detentora da marca Sadia, registrou crescimento de 31% em relação a 2019 em pratos prontos, tendo seu maior pico no último bimestre do ano passado. A mudança nos hábitos dos consumidores, motivados pelo movimento Fique em Casa, foram um dos principais fatores desse aumento. Aqueles que estavam acostumados a comer fora e tinham pouca experiência na cozinha, por exemplo, se viram passando mais tempo dentro de suas residências e sentiram cada vez mais a necessidade de refeições rápidas e práticas. O grande destaque de crescimento no segmento foi o lançamento da linha Mac ´n Cheese Sadia que, rapidamente, ganhou importância nas vendas totais de pratos.

K – Alta Performance

Com o intuito de formar profissionais de alta performance, a Sciensa , empresa pioneira em transformação digital, abre vagas de trabalho em São Paulo para contratação de 200 colaboradores. As oportunidades são para as mais variadas áreas, como trainee, arquitetura de soluções, engenharia de dados, recrutador de tecnologia, entre outras. Para fazer parte do time, é preciso ter ideias, pontos de vista variados e “pensar fora da caixa”, pois esses pontos contribuem para a formação de uma equipe engajada, gerando resultados positivos. A Sciensa entende que todo profissional é capaz de contribuir para a equipe, por isso, raça, cor, religião, gênero, nacionalidade, deficiência, orientação sexual, descendência ou idade não são impeditivos para fazer parte da empresa. Para conferir as vagas disponíveis, acesse (http://time.sciensa.com).