Negócios em Pauta 01/12/2022

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 30 de novembro de 2022

A – Locomotivas controladas remotamente segurança e automação

Empresa especializada em inovação, a Siemens junto com a Newon apoiou o desenvolvimento de uma solução inovadora para garantir a segurança dos trens da MRS Logística, que transportam minério com operação sem tripulação em Zona de Autossalvamento (ZAS), ou seja, onde não é permitido presença ou fluxo de pessoas. O projeto foi desenvolvido pela Newon, líder em tecnologias de digitalização e automação sob medida. “Estudamos como a solução de automação poderia atender os requisitos de segurança que necessitava retirar o maquinista durante o percurso em áreas de risco”, diz Felipe Azevedo, engenheiro desenvolvedor de negócios da Siemens. O maquinista desce da locomotiva no início do trecho e encontra uma estação onde ele acompanha o funcionamento autônomo do sistema remotamente. Caso necessário, existe ainda a possibilidade de intervenção à distância. A parceria equipou oito conjuntos de locomotivas.

B – Tampas Plásticas

No ano em que completou seis anos, o programa Tampinha Legal atingiu a marca histórica de 1000 toneladas de tampas plásticas recolhidas, equivalente a 83 carretas de matéria prima. Estes volumes transformaram-se em 2,3 milhões de reais destinados integralmente para as 309 entidades assistenciais participantes. Este marco foi atingido na última semana, contabilizando uma arrecadação com mais de 555 milhões de unidades do material. Até o momento existem 3.100 postos de coleta distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia (https://tampinhalegal.com.br/web/).

C – Congresso Vegetariano

Entre os próximo dias 8 e 11, no Centro de Convenções Anhembi, acontece a Vegfest 2022, IX Congresso Vegetariano Brasileiro, um dos maiores eventos veganos das Américas. Realizado pela SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira com produção da Francal Feiras, o evento vai reunir nutricionistas, nutrólogos, médicos de diversas especialidades e profissionais de saúde em geral, engenheiros de alimentos e empreendedores, e todos os interessados em conhecer o universo vegano. A expectativa é receber mais de 10 mil participantes, entre congressistas e visitantes. O visitante poderá conhecer centenas de produtos inovadores, de mais de 100 marcas expositoras nas áreas de alimentos, higiene pessoal, cosméticos, casa e decoração, moda, acessórios e pets (https://vegfest.com.br/exposicao/#programacao/).

D – Cadeia do Cacau

Acontece entre os próximos dias 15 e 18, a terceira edição do Chocolat Festival em São Paulo. O evento será realizado no Anhembi Centro de Convenções, oferecendo aos visitantes uma vasta programação com palestras, debates, rodas de conversa, degustação e aulas de culinária, além de 120 expositores de cerca de 250 marcas. Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. Já são mais de 20 edições realizadas entre Bahia, Pará e São Paulo, levando diversas marcas de chocolate de origem, bean to bar, premium e gourmet. Outras informações: (https://saopaulo.chocolatfestival.com/).

E – Educação Empreendedora

Já estão abertas as inscrições para o ‘Prêmio Educador Transformador’ que objetiva reconhecer projetos educacionais transformadores, com foco na educação empreendedora e desenvolvidos por professores brasileiros de instituições de ensino, públicas ou privadas, de todo país. A iniciativa é realizada pelo Sebrae, em parceria com a Bett Brasil e o Instituto Significare. O Prêmio é voltado para professores brasileiros, de escolas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que implementaram ou estão implementando projetos educacionais entre os anos de 2021 e 2023, com alunos de diferentes etapas e modalidades de ensino. Para se inscrever gratuitamente, basta acessar (http://educadortransformador.com.br/).

F – Compromisso de Sustentabilidade

Para dar continuidade à estratégia global de sustentabilidade definida para os próximos anos, o Grupo Dia acaba de colocar em prática mais uma iniciativa para contribuir à redução de emissão de CO2. Trata-se de uma parceria com a Nomad Cargo, que disponibilizou dois caminhões elétricos para o transporte de FLV (frutas, legumes e verduras) da rede varejista. Cada um deles tem capacidade de carga líquida de 4 toneladas e irá transportar diariamente os produtos de FLV do Centro de Distribuição da Anhanguera (CDA), em São Paulo, para cerca de 40 lojas da região abastecida por esta Planta. O veículo tem autonomia para rodar, em média, 200 km com uma única carga de bateria e sua recarga será realizada todas as noites no próprio CDA do Dia.

G – Reajuste do Aluguel

Os contratos de locação residencial em andamento, com aniversário em dezembro e correção pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), poderão ser reajustados em 5,90%. Esse é o percentual acumulado em 12 meses (dezembro de 2021 a novembro de 2022) do indicador, divulgado pela FGV. Em novembro, houve variação negativa de 0,56%. O IGP-M é um dos principais indicadores utilizados para reajuste contratual, por ser divulgado ainda dentro do mês de referência. Para facilitar o cálculo do novo aluguel, o Secovi-SP divulga fator de atualização, que no caso será de 1,0590.

H – Pós-Graduação

A FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), uma das instituições de ensino mais tradicionais do Brasil, está com inscrições abertas para as turmas de Pós-Graduação, com início no primeiro semestre de 2023. Os cursos são voltados para as áreas de Negócios, Economia e Contabilidade; Gestão Estratégica; Gestão Pública e Comunicação. O aluno pode estudar na modalidade que melhor se adequar à sua realidade: presencial, semipresencial, EAD (online) e Live Learning (aulas ao vivo à distância). Os cursos seguem diretrizes e padrões internacionais, e preparam profissionais para enfrentar um mercado de trabalho complexo e em constante mudança, proporcionando contato direto e próximo com professores qualificados e atuantes em suas carreiras. Saiba mais: (https://www.fecap.br/pos-graduacao/).

I – Mudar do Brasil

São Paulo recebe, no próximo dia 6 (terça-feira), o evento Mudar do Brasil, – perspectivas e informações para quem pretende investir ou morar nos Estados Unidos, com perspectivas econômicas e detalhes para quem deseja investir no mercado imobiliário nos EUA ou aqueles que desejam conhecer os procedimentos para morar fora do país. Organizado pela Faccin Investments, o encontro contará com palestra do economista Ricardo Amorim, será gratuito e acontece a partir das 9h na AMCHAM – Câmara Norte-Americana de Comércio, Rua da Paz, 1431, Chácara Santo Antônio, São Paulo, das 9h às 12h30. Inscrições gratuitas em: (https://www.mudardobrasil.com.br/).

J – Transparência da Moda

A Malwee é, mais uma vez, a marca brasileira que lidera o Índice de Transparência da Moda Brasil (ITMB). Este é o 5º ano consecutivo que a marca alcança esse resultado, pontuando em 68% no relatório que analisa dados sobre políticas, práticas e impactos sociais e ambientais, somando mais de 200 indicadores. O ITMB revela em que nível grandes marcas e varejistas estão divulgando dados sobre suas políticas, práticas e impactos sociais e ambientais ao longo de toda a cadeia de valor. O levantamento é dividido em cinco seções, sendo elas: políticas e compromissos; governança; rastreabilidade; conhecer, comunicar e resolver e tópico. “Queremos incentivar não apenas nosso setor a investir em uma moda mais sustentável, ética e consciente, como também, incluir os consumidores. É de extrema necessidade que eles saibam de onde vem as suas roupas e como elas são produzidas”, destaca Guilherme Weege, CEO da Malwee.

K – Consórcio Imobiliário

A fintech CTIC Capital acaba de lançar uma plataforma de conteúdos dedicados ao segmento de consórcio imobiliário. Com funcionamento semelhante a um mecanismo de busca de informações na Internet, a plataforma é denominada “Consearch”, em alusão aos termos consórcio e search, que significa busca, em inglês. Aberta ao público por meio do link (www.consearch.com.br), a plataforma combina calculadoras para simulação de consórcio imobiliário, seja para aquisição de terrenos ou de imóveis prontos ou ainda subsidiar a construção, compartilhando textos e vídeos produzidos pela equipe da fintech. “O objetivo é o de ajudar as pessoas a terem mais entendimento de como funciona o consórcio imobiliário e que ele pode ser um aliado na conquista da casa própria”, afirma o head de Vendas e Operações da CTIC Capital, Marcelo Hussein.