Negócios em Pauta 01/07/2022

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 30 de junho de 2022

A – Peugeot expande ofensiva de eletrificação

A Peugeot anuncia abertura de oito novas lojas da Rede de Concessionárias, estruturadas especialmente para a comercialização e atendimento de pós-vendas para seus veículos elétricos, os “e-Centers”. A Marca disponibiliza atualmente para o mercado brasileiro, o hatch esportivo Peugeot e-208 GT e o veículo utilitário Peugeot e-Expert, ambos com motorização 100% elétrica e livres de emissões de CO². Assim como o atendimento, os equipamentos e o treinamento para a capacitação dos colaboradores realizarem a comercialização, revisão e reparos de veículos elétricos nos e-Centers, são diferenciados. A qualidade desse serviço é fundamental para que os consumidores se sintam seguros e consigam aproveitar de forma completa a experiência única que os modelos proporcionam, tanto o veículo de passeio, quanto o utilitário com foco em uso profissional.

B – Música Brasileira

Criado por José Maurício Machline em 1987, o Prêmio da Música Brasileira se tornou uma referência incontornável para a cultura nacional nas últimas décadas, ao estimular a produção musical, revelar talentos e promover encontros e homenagens que entraram para a histórica. Após um hiato de três anos, a premiação está de volta e repleta de novidades para a sua trigésima edição. As modificações foram anunciadas após reunião do Conselho do Prêmio, formado por Antônio Carlos Miguel, Arnaldo Antunes, Djavan, Gilberto Gil, João Bosco, Karol Conka, Ney Matogrosso, Wanderléa, Yamandu Costa e José Maurício Machline, que agora conta com a parceria de Heloisa Guarita na condução do PMB, cuja cerimônia acontecerá em abril de 2023.

C – Mercado Imobiliário

No próximo dia 5 (terça-feira), Hotel Grand Mercure, em São Paulo, acontece o 3º Fórum de Inovação e Liderança da Incorporação (FILI 2022), que objetiva promover iniciativas de viabilização de negócios da incorporação imobiliária com os principais empresários do setor, empreendedores, investidores e entidades da cadeia produtiva para debater quais as inovações e tecnologias serão essenciais na percepção do mercado e da sociedade. O destaque será o painel: “O mercado imobiliário está preparado para um futuro remoto?”, que contará com a mediação do presidente da ABRAINC, Luiz França, e a participação secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Consentino. Ingressos no site: (https://www.forumfili.com.br/).

D – Educação e Tecnologia

Entre os próximos dias 8 e 10, no Parque Ibirapuera – Pavilhão da Bienal -, acontece o Green Nation 2022 – São Paulo, evento que conecta sustentabilidade, educação e tecnologia. A Braskem, uma das empresas participantes, vai instalar o ‘Caminho do Lixo’. Uma experiência capaz de divertir e conscientizar os visitantes, por meio de uma simulação na qual o lixo é descartado de forma inadequada na rua de uma cidade, percorrendo suas tubulações e canais até chegar aos rios. Nesta experiência, os visitantes descobrem a importância do descarte correto e como, ao coletar o resíduo e fazer a destinação adequada, a água turva aos poucos se limpa, a vida retorna e o ecossistema se refaz. Ingressos: Grátis e entrada mediante agendamento (www.greennation.com.br).

E – Nobel de Economia

A Neoway, maior empresa de Big Data Analytics e IA da América Latina, realiza junto com a B3, a bolsa do Brasil, o DDB (Data Driven Business), maior evento de dados para negócios do país no dia 30 de agosto, no WTC, em São Paulo. O evento contará com palestra de Daniel Kahneman, psicólogo, pesquisador, escritor e Prêmio Nobel de Economia em 2002 com seu estudo sobre economia comportamental. Kahneman falará sobre a presença de vieses, intuição e razão nas tomadas de decisão. Fatores humanos inconscientes interferem nas decisões das pessoas, aumentando a possibilidade de erros que poderiam ser evitados. A TI, com os algoritmos, poderia eliminar esse “ruído”. Iteressados devem se inscrever, gratuitamente, no site (https://blog.neoway.com.br/data-driven-business-2022/).

F – Conveniência para Hotéis

Seis hotéis de Florianópolis já aderiram a uma novidade que é tendência mundial e vem agregando valor à oferta de serviços no setor, agradando aos hóspedes que buscam facilidade e segurança na hora de comprar alimentos e bebidas a qualquer hora do dia ou da noite. É a instalação de lojas de conveniência 24 horas e 100% automatizadas dentro do próprio empreendimento – e o melhor: sem custos para o hotel. Todo o investimento na instalação e funcionamento da estação é por conta da startup. O hotel tem apenas que ceder um local apropriado e ainda pode ganhar um percentual sobre as vendas. A empresa também faz todo o controle dos pagamentos e de reposição dos produtos. Saiba mais: (www.emporioseletto.com.br).

G – Fitness Fair

Entre os dias 17 a 20 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, acontece a Brasil Trading Fitness Fair, feira que reúne toda a cadeia do segmento de fitness, saúde e bem-estar, evento de oportunidade única para geração de negócios. Para isso, montou uma programação especial e exclusiva para estimular o contato entre expositores e um público altamente qualificado. O Brasil apresenta um potencial imenso de crescimento para o mercado fitness, de grande valorização de hábitos saudáveis, de conscientização sobre o tema. Hoje, o bem-estar, a prática de atividades físicas e a alimentação equilibrada são uma tendência com grande potencial de negócios. Mais informações, acesse: (https://we.tl/t-f6I2RZsMwA).

H – Sócios do Negócio

A Even3, startup que organiza eventos acadêmicos, técnicos, científicos ou empresariais, teve sua demanda triplicada no período, assim como seu número de funcionários, tornando-se uma das principais plataformas do segmento no país. Com essa evolução, viu a chance de colocar em prática algo que já estava há tempos em seus planos: o Even3 Rockets, um programa para colaboradores, que dá a eles a oportunidade de se tornarem sócios da empresa. Em curto e médio prazo, os novos sócios recebem como patrimônio uma parte das ações da empresa, com chances reais de valorização de mercado. O objetivo é reconhecer talentos, pessoas alinhadas à cultura organizacional, que vistam a camisa e sejam proativas no processo de crescimento da Even3. Saiba mais em: (https://www.even3.com.br/).

I – Área da Saúde

O mercado de trabalho na área de saúde sempre está aquecido, independente dos fatores. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, o setor da saúde, deve permanecer em crescimento devido à população estar se cuidando ainda mais após a pandemia. Em levantamento realizado pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), entre janeiro a maio, as profissões mais aquecidas na área da saúde são: enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, fonodiólogo, médico clínico geral, auxiliar de saúde bucal, dentista, psicólogo e terapeuta ocupacional. A demanda por profissionais de saúde continuará aumentando. O Brasil está com o mercado de saúde aquecido e em constante expansão, logo, o setor tem a necessidade de realizar novas contratações para suprir as demandas existentes. Mais informações: (https://www.bne.com.br/).

J – Contêineres de Paranaguá

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, anuncia mais um recorde de movimentação: somente em maio, movimentou 108.635 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), superando a marca anterior de 104.497 TEUs, atingida em agosto de 2021. O segmento de carne de frango congelada continua sendo o principal produto de exportação do terminal, considerado líder mundial neste segmento, com aproximadamente 1.957 mil tons exportadas em 2021 – número acima de portos como o de Savannah, nos EUA. O trem também é um diferencial da TCP que movimenta 23% de todos os contêineres de exportação pela ferrovia. No mês de maio, foram 16.972 TEUs no total, o maior volume da história já transportado por este modal (https://www.tcp.com.br/).

K – Impulsionando Startups

A Village Capital, com o apoio da MetLife Foundation, inicia a abertura do processo de inscrição do programa de aceleração ADAPT: Inovação Social para um Futuro mais Resiliente na América Latina. O objetivo é apoiar empreendedores de startups no Brasil, Chile, Colômbia e México a continuarem desenvolvendo projetos que contribuam para o cenário de mudanças climáticas, promoção da saúde e mobilidade econômica e que impactam positivamente o destino da região. O programa apoiará startups que estão criando e ampliando o acesso a soluções em: Preparação para desastres; Saúde e bem-estar; Saúde financeira; e os relacionados com fundos de emergência, gestão das necessidades financeiras do dia-a-dia e preparação financeira. Mais informações e inscrições: (https://vilcap.com/programs/adapt-innovation-for-social-resilience).