Negócios em Pauta 01/03/2019

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

A – 100 Anos de Orquídeas

Entre os próximos dias 15 e 17, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (R.Galvão Bueno, 596, Liberdade), acontece a 100ª Exposição de Orquídeas, promovida pela Associação Orquidófila de São Paulo. Um dos destaques fica por conta das Miltonias brasileiras, que encanta com suas flores duradouras, brilhantes e coloridas, além de seu perfume peculiar e exótico. Também, as belíssimas Cattleyas estarão presentes, com suas flores grandes e vistosas. O evento contará com cerca de 1000 plantas de colecionadores. A entrada é gratuita, bem como o curso de cultivo das orquídeas. Mais informações: (www.aosp.com.br).

B – Entre as 50 Melhores

O QS World University Ranking by Subject classificou a USP entre as melhores universidades do mundo em 39 das 48 áreas específicas avaliadas. A USP se destacou em nove áreas, sendo classificada entre as 50 melhores: Odontologia (20ª posição); Ciências do Esporte (27ª); Línguas Modernas (30ª); Engenharia de Minérios e Minas (33ª); Geografia (42ª); Arquitetura (44ª); Direito (45ª); Engenharia Civil (45ª); e Agricultura e Silvicultura (49ª). Em 19 áreas específicas a USP ficou entre a 51ª e a 100ª posição; em outras nove áreas, entre as 150 melhores; e, em duas, entre as 200 melhores. As 48 áreas específicas são agrupadas em cinco grande áreas. Nessa classificação geral, a Universidade subiu posições em relação ao ano passado e foi classificada entre as 100 melhores do mundo.

C – Mercado de Capitais

O CFA Society Brazil lança mais uma edição do Prêmio CFA Society Brazil de Monografia em Finanças, que receberá artigos voltados ao mercado financeiro e de capitais brasileiro, ampliando o banco de iniciativas pioneiras que demonstrem o potencial do país para elaborar produtos e serviços nesta área. O reconhecimento pretende fomentar a pesquisa e recompensar os melhores projetos inscritos. Para participar, os candidatos devem enviar sua monografia junto com a inscrição: (http://cfasociety.org.br/pdf/premio/2019/V1_FICHA_DE_INSCRICAO_PIF.pdf), e demais documentos de identificação e escolaridade para ([email protected]). O objetivo da associação é fomentar a pesquisa para a área financeira.

D – Educação e Tecnologia

“Transformando a educação” para criar um novo futuro. Esse é o lema da Bett Educar 2019 e principal motivação para que mais de 230 empresas do segmento, cerca de 20 startups, e visitantes altamente qualificados do setor educacional se reúnam entre os dias 14 e 17 de maio, no Transamerica Expo Center. O evento conta com extensa grade de conteúdo, um congresso voltado a educadores, práticas no ensino e formação, e um Fórum de Gestores, focado em mantenedores, reitores e tomadores de decisões, visando levar as melhores práticas e ideias para as instituições públicas e privadas. Para mais informações, acesse(www.bettbrasileducar.com.br).

E – Canudos Plásticos

A Nestlé acaba de lançar o primeiro desafio brasileiro em sua plataforma de inovação aberta HENRi@Nestlé. O primeiro desafio será voltado a repensar o papel dos canudos de plástico nas embalagens, sem prejudicar a experiência de consumo. A intenção é mitigar, reduzir ou até mesmo eliminar o impacto ambiental dos canudos, que tem efeitos em toda a cadeia de valor. A empresa está aberta a soluções que podem envolver novos tipos de embalagens, incentivo a mudanças de comportamento do brasileiro em relação ao uso dos canudos de plástico, ou até mudanças na cadeia de suprimentos. Os interessados devem acessar (www.henri.nestle.com) e buscar Iniciativa para a substituição do canudo de plástico.

F – Franceses Otimistas

A Câmara de Comércio França-Brasil acaba de concluir um estudo exclusivo, em parceria com a Ipsos, sobre a expectativa dos empresários franceses e brasileiros com relação ao cenário econômico, desafios e oportunidades para 2019. De acordo com a pesquisa, 81% dos entrevistados apostam que este ano será um ano melhor ou muito melhor nas vendas em relação a 2018 e 27% disseram que pretendem ampliar os investimentos no País, por meio de operação de fusão e aquisição, nos próximos 12 meses; e 42% dos entrevistados pretendem contratar mais funcionários. A mudança de governo é vista positivamente, tanto em relação ao presidente como com a equipe econômica. O grau de confiança no presidente saltou da média 3,7 para 7,1 neste ano, sendo 10 a nota máxima.

G – Relações Governamentais

Nos próximos dias 19 e 20, acontece o curso de curta duração ‘Relações Governamentais no Brasil’, que faz parte do programa de Educação Executiva do Insper e propicia um ambiente de troca de experiências e inspiração para montar estratégias adequadas para conquistar aliados internos, viabilizar parcerias externas e conquistar a atenção e o respeito do governo. Serão discutidos modelos eficientes de gestão e de geração de resultados sustentáveis a curto e longo prazo. Objetiva analisar os desafios e a importância das relações governamentais, além de integrar as relações governamentais com a estratégia de negócio. Mais informações: (www.insper.edu.br).

H – Língua Espanhola

Entre os dias 27 e 30 de março, em Córdoba, Argentina, acontece o VIII Congresso da Língua Espanhola, reunindo mais de 200 escritores, acadêmicos, especialistas e profissionais de todo o mundo que vão debater o tema “América e o futuro do espanhol. Cultura e educação, tecnologia e empreendedorismo”, debates sobre a língua espanhola e sua importância universal. O evento será aberto pelo presidente Mauricio Macri e altas autoridades, como o Rei da Espanha Felipe VI, e os escritores Mario Vargas Llosa e Carme Riera, entre outros. Inscrições e mais informações podem ser feitas por meio do site (www.congresodelalengua.org.ar).

I – Atendimento a Clientes

Com o Total Zap, a empresa concentra em seu site, loja virtual ou Blog todas as possibilidades mais populares de comunicação por meio de botões flutuantes. O cliente pode escolher entre enviar uma mensagem via WhatsApp, Skype, Facebook Messenger ou Telegram. É o único no mercado que agrega todas essas opções. Suporta até 10 departamentos de atendimento por comunicador, o que torna mais ágil o contato entre o cliente e o departamento específico com o qual ele precisa falar. Além disso, permite acompanhamento de cliques via Google Analytics, unifica as mensagens em um único painel, permite geração de leads, exportação de lista de contatos, troca ilimitada de mensagens e mostra estatísticas no painel administrativo. Saiba mais em: (https://www.vegaweb.com.br/total-zap/).

J – Frutas e Hortaliças

O programa Hortifruti Saber & Saúde, iniciativa que reúne produtores, especialistas de instituições de pesquisa e profissionais da saúde para incentivar o consumo de frutas e hortaliças, lançou o ebook gratuito “Viagem pelo Brasil em 15 alimentos regionais”, com informações sobre alimentos típicos de cada uma das cinco regiões do País, mas que são menos conhecidos em outros Estados. Dentre as variedades, encontram-se frutas como a bocaiúva e o cambuci e hortaliças como o jambu e a vinagreira. O leitor descobrirá o valor nutricional desses alimentos regionais graças à contribuição da nutricionista especialista em Nutrição e Esporte Sueli Longo. Além disso, aprenderá como utilizá-los em deliciosas receitas. Para fazer o download do material, acesse: (https://conteudo.saberhortifruti.com.br/viagem-pelo-brasil).