Negócios em Pauta 01/02/2024

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

A – Governo italiano aprova subsídio para ajudar idosos

O governo italiano anunciou que introduzirá um novo subsídio social para ajudar idosos de baixa renda com mais de 80 anos. A iniciativa prevê, entre outras coisas, o chamado “benefício universal” mensal de 1.380 euros para apoiar pessoas com mais de 80 anos com “necessidades sociais graves”. “Passaremos de um subsídio de assistência atualmente igual a 531,76 euros para 1.380 euros” por mês em dinheiro ou serviços, explicou a vice-ministra do Trabalho, Maria Teresa Bellucci, após o Conselho de Ministros aprovar o decreto legislativo que implementa as políticas a favor dos idosos. A medida experimental terá duração inicial de dois anos: o subsídio será pago a partir de 1º de janeiro de 2025 e permanecerá em vigor até 31 de dezembro de 2026. O envelhecimento da população e as baixas taxas de natalidade, principalmente por causa da queda da produtividade, estão entre as principais preocupações do governo (ANSA).

B – Jabuti Acadêmico

A Câmara Brasileira do Livro acaba de anunciar a primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, dedicada às áreas científicas, técnicas e profissionais,qu e visa valorizar, reconhecer a excelência e divulgar os autores e editores que se dedicam a esses segmentos no Brasil. As obras devem ter sido publicadas em primeira edição entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023. Será dividida em dois eixos: Ciência e Cultura, e Prêmios Especiais, que contarão ao todo com 29 categorias. As inscrições já podem ser realizadas por meio do site do Prêmio Jabuti (www.premiojabuti.com.br/academico) até 19 de março.

C – Jornada Automotiva

Está aberta a temporada de visitas à fábrica do BMW Group Brasil em Araquari. Com o programa “Por Dentro do BMW Group Brasil”, a empresa convida os apaixonados por carros, turistas a passeio por Santa Catarina, famílias e grupos de amigos para uma jornada pelo mundo da produção automotiva premium. Esta experiência única oferece aos participantes a oportunidade de mergulhar por até três horas nos bastidores da maior fábrica de veículos premium da América do Sul. Durante o tour, os visitantes serão conduzidos por um guia especializado através de setores como o de Carroceria, Montagem e Qualidade, onde poderão testemunhar de perto os rigorosos processos de fabricação dos modelos BMW Série 3, X1, X3 e X4, que seguem os mesmos padrões das fábricas alemãs (https://visitabmwgroupbrasil.com.br/).

D – Conferência de Logística

Estão abertas as inscrições para a XXVII Conferência Nacional de Logística, CNL, que a Abralog, realiza durante a 28ª Intermodal, de 5 a 7 de março, no São Paulo Expo. O painel de abertura já tem confirmadas as presenças dos ministros Renan Filho, dos Transportes, e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, e do presidente da CNT, Vander Costa. O evento é referência para a logística brasileira por abordar as necessidades do segmento ao mesmo tempo em que apresenta e discute tendências. Faz parte do Interlog Summit, que também apresenta o Congresso Intermodal, em apresentações simultâneas. É a sétima vez que a CNL ocorre em meio à Intermodal – já o Congresso acontece pela segunda vez. Saiba mais: (https://inscricaodeeventos.com.br/informa/intermodal/2024/usuario/index.asp).

E – Food Delivery

A capital paulista se prepara para receber, nos dias 25 e 26 de setembro, a primeira edição do iFood Move, o maior encontro para quem move o futuro dos negócios de food delivery da América Latina. O evento vai acontecer no São Paulo Expo, e a expectativa é de que reúna mais de 10 mil empreendedores e pessoas interessadas na troca de experiências e novidades sobre o universo de food delivery. Com mais de 60 horas de conteúdo sobre empreendedorismo, inovação e negócios, o iFood Move tem o objetivo promover 2 dias de discussões inspiradoras e trazer conexão com o futuro, para fomentar as melhores práticas e impulsionar o crescimento do setor. Mais informações: (https://www.ifoodmove.com.br/).

F – Exportadora de Veículos

A China superou o Japão como maior país exportador anual de veículos no mundo.Segundo dados divulgados ontem (31) pela Associação Japonesa dos Fabricantes de Automóveis (Jama), o arquipélago do Sol Nascente vendeu ao exterior 4,42 milhões de veículos em 2023, número inferior aos 4,91 milhões reivindicados pela associação chinesa homóloga. Essa é a primeira vez na história que a China assume o título de principal exportadora de veículos no mundo em um ano, resultado puxado pelo impulso do gigante asiático ao setor de carros elétricos, já responsável por cerca de um terço das vendas ao exterior. As marcas japonesas, por sua vez, têm apostado mais em veículos híbridos (ANSA).

G – Ciência Econômica

A tese de doutorado defendida pelo economista Matheus Assaf Cosendey na FEA-USP foi premiada com o Dorfman Dissertation Prize de 2023 pela History of Economics Society – organização internacional dedicada a fomentar o conhecimento e promover a discussão entre acadêmicos e profissionais no campo da história da economia e disciplinas relacionadas. Ele é o primeiro aluno latino-americano a receber tal distinção nos 33 anos de existência do prêmio. A pesquisa foi desenvolvida com apoio da Fapesp e orientação do professor Pedro Garcia Duarte, do Insper. A tese aborda a história da ciência econômica, com ênfase na segunda metade do século 20, em particular após o envolvimento dos economistas com a 2ª Guerra Mundial.

H – Novos Produtos

A Latam acaba de anunciar que a Roda Design Circular é o terceiro parceiro brasileiro do seu programa Segundo Voo, que promove a reutilização criativa de materiais (upcycling) para reduzir o impacto ambiental da sua operação e estimular a economia criativa. A instituição foi criada no Recife para gerar novos produtos economicamente viáveis e produzidos com o material descartado por empresas. Inicialmente, a parceria vai transformar criativamente os tecidos de tapeçaria usados e obsoletos, incluindo itens em couro e o revestimento das poltronas das aeronaves, além de uniformes usados. Na primeira etapa do programa, até 12 toneladas de retalho de couro usado das aeronaves serão transformados em novos produtos para consumo.

I – Transformação de Negócios

Líder global em soluções de transformação de negócios, o SNP Grup anuncia sua entrada estratégica no mercado latino-americano. Com histórico de inovação e sucesso em diversos mercados internacionais, como Alemanha, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos, a chegada do Grupo SNP ao Brasil e México representa um marco significativo na expansão de seus serviços. Sediado em Heidelberg, na Alemanha, e fundado em 1994, é reconhecido mundialmente por sua expertise em soluções de transformação de negócios, destacando-se em reestruturação de processos, migração de dados e gestão de mudanças complexas na área tecnológica. A escolha do Brasil e México como novos destinos para as operações do Grupo SNP responde à crescente importância da região no panorama global. Saiba mais:
(https://investor-relations.snpgroup.com/en/).

J – Movimentação de Terra

Um ano de boas perspectivas para o mercado de equipamentos da linha amarela (movimentação de terra), com a estimativa de crescimento de cerca de 7% nas vendas de máquinas em 2024 ante 2023, chegando a mais de 33 mil unidades comercializadas, segundo o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção. Esse montante contará com a contribuição da M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, que será realizada de 23 a 26 de abril, no São Paulo Expo, e que, ao longo de quase três décadas tem contribuído para fomentar o desenvolvimento sustentável do setor na América Latina. Credenciamento gratuito: (https://www.mtexpo.com.br/credenciamento).

K – Armazém Solidário

N terça-feira (30), foi inaugurado o primeiro Armazém Solidário, programa da Prefeitura de São Paulo, que objetiva vender alimentos com foco em segurança alimentar, além de produtos de limpeza e de higiene pessoal com até 50% de desconto em relação ao preço cobrado em mercados comuns, para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O local escolhido para a primeira unidade desse programa foi o Mercado Municipal de São Miguel Paulista, na Zona Leste. Já no seu primeiro dia de funcionamento, registrou intenso movimento da população local. Ali, um quilo de café, por exemplo, custa por R$ 9,80, enquanto no mercado comum custa em média R$ 15,19.