A – Porto de Santos fechou o ano com recorde histórico
O Porto de Santos movimentou 162,4 milhões de toneladas de carga em 2022. Em relação a 2021, o resultado apresentou um crescimento de 10,5%. Os embarques avançaram 15,1%, chegando a 118,7 milhões de toneladas, e os desembarques totalizaram 43,7 milhões de toneladas. Em quatro anos, o crescimento acumulado foi de 22%, considerando o montante de 133,2 milhões de toneladas movimentadas em 2018, o que representa um crescimento anual de 5,1%. Na movimentação de contêineres, chegou à sua marca recorde de 5 milhões de TEU (unidade equivalente a 1 contêiner de 20 pés) no ano, o que significa aumento de 21% em quatro anos e de 3,2% em relação a 2021. As mercadorias do agronegócio continuaram a se destacar no acumulado do ano, principalmente a soja em grão (+9,6%), o milho (+80,8%), a celulose (+59%), sucos cítricos (+9,6%) e as carnes (+20%). O fluxo de navios nos 12 meses do ano foi de 5202 atracações, crescimento de 7,1% em relação a 2021.
B – Automação Industrial
O BE-A-BÁ da Elétrica comemora os últimos números registrados. Seu aplicativo vem quebrando barreiras e chegou à marca de mais de 250 mil downloads em 180 países. A plataforma é um completo hub de informações técnicas, oficiais e atualizadas sobre a área elétrica. A vantagem é que tudo pode ser acessado de forma gratuita e fácil. É possível fazer consultas como conceitos básicos, manuais técnicos de fabricantes, síntese de normas, sistemas de proteção, tabelas de equivalências, e, assim, realizar instalações mais seguras. A Engerey Painéis Elétricos e a Reymaster Materiais Elétricos disponibilizam a versão impressa do guia a serem distribuídos, via correio, sem nenhum custo, mediante cadastro no site: (https://www.engerey.com.br/be-a-ba-da-eletrica/impresso).
C – Liderança Tecnológica
A Ferrari anunciou uma parceria com a empresa norte-americana de tecnologia Genesys. A escuderia italiana informou que a assinatura do contrato plurianual fará com que a marca apareça nos carros que serão guiados por Charles Leclerc e Carlos Sainz em 2023. Além da Fórmula 1, o logotipo da Genesys marcará presença nos carros da Ferrari em provas de resistência, incluindo as 24 Horas de Le Mans, na França. “Como outra empresa focada na liderança tecnológica, eles, como nós, têm uma abordagem incansável para melhorar e progredir continuamente. Sei que as sinergias entre nossos dois negócios trarão grande valor para ambos os lados”, disse Benedetto Vigna, CEO da Ferrari. O monoposto que será usado pela Ferrari na temporada de 2023 da F1 será apresentado em 14 de fevereiro (ANSA).
D – Ácido Sulfúrico
A Unigel — uma das maiores empresas químicas da América Latina e maior fabricante brasileira de fertilizantes nitrogenados do país — fechou contrato com a MECS, Inc., subsidiária da Elessent Clean Technologies, para a construção de uma nova fábrica de ácido sulfúrico, produzido a partir do enxofre, visando reduzir a importação de ácido sulfúrico para seus processos químicos. A nova fábrica será construída em Camaçari (BA). Tendo a sustentabilidade como valor central, a fábrica também será usada para gerar vapor como utilidade carbono-zero, que irá resultar em maior confiabilidade para todo o seu complexo industrial. O início das atividades da nova fábrica de ácido sulfúrico na unidade da Bahia, está prevista para o primeiro semestre de 2023. Saiba mais em: (www.unigel.com.br).
E – Solução para Reciclagem
Com o objetivo de estimular o diálogo entre líderes mundiais e empresariais sobre questões que vão desde as estruturas políticas atuais, e problemas ambientais, até preocupações geopolíticas, o Fórum Econômico Mundial, que acontece enytre os próximos dias 16 e 20, em Davos, contará com a apresentação da startup brasileira Green Mining, pioneira em logística reversa inteligente e que já reciclou mais de 5 milhões de quilos de embalagens pós-consumo em estados do Brasil. O tema: “Cooperação em um Mundo Fragmentado”. Neste contexto, Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining, falará como uma solução tecnológica rentável que pode fornecer eficiência na recuperação de recicláveis, com rastreabilidade possibilitada por blockchain (https://greenmining.com.br/).
F – Líder na Netflix
Um filme italiano atingiu o topo do ranking mundial de produções em língua não inglesa mais assistidas na plataforma de streaming Netflix. Trata-se de “7 Mulheres e um Mistério”, de Alessandro Genovese, que chegou à liderança da classificação em nível global na semana passada. Com um elenco estrelado que conta com Ornella Vanoni, Margherita Buy, Sabrina Impacciatore, Micaela Ramazzotti e Luisa Ranieri, o filme narra a história de sete mulheres que ficam presas em uma casa para desvendar o assassinato do patriarca da família na véspera de Natal (Ansa).
G – Rastreamento do Cacau
A Ferrero publicou seu 1º Relatório de Progresso do Cacau com os resultados obtidos por meio do programa de sustentabilidade e o impacto da parceria estratégica com a ONG Save the Children, na Costa do Marfim e em Gana, dois dos maiores produtores do fruto. Cerca de 96% do cacau utilizado é rastreável até o nível da fazenda via GPS. Outro detalhe do relatório é que 100% do cacau utilizado pela marca é obtido por meio da certificação e padrões de sustentabilidade gerenciados de maneira independente por entidades como Rainforest Alliance, Cocoa Horizon, Fairtrade, entre outros. Cerca de 11 mil hectares de sistemas agroflorestais foram implantados e que mais de 1,5 milhão de mudas de cacau foram distribuídas para restaurar áreas florestais dentro e fora das fazendas (Ansa).
H – MEI Caminhoneiro
Os empresários e microempreendedores individuais (MEI), que atuam no ramo do transporte autônomo de cargas e desejam atuar como MEI Caminhoneiro, poderão fazer esta opção até o próximo dia 31. Para isso, deverão se formalizar como tal e indicar uma das ocupações permitidas para atuar nessa categoria: transportador autônomo de carga – municipal, transportador autônomo de carga intermunicipal, interestadual e internacional, transportador autônomo de carga – produtos perigosos e transportador autônomo de carga – mudanças. Mais informações: (https://www.gov.br/
empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/mei-caminhoneiro/empreendedor).
I – Dados Abertos
Com a crescente na oferta e procura por serviços financeiros fora do âmbito físico, há pouco mais de um ano, o Banco Central tem implementado o conceito de ‘dados abertos’ no Brasil, por meio do Open Finance – que possibilita o compartilhamento de dados de todo esse ecossistema. A Qintess anuncia parceria estratégica com a TecBan, por meio da qual irá oferecer uma plataforma de Open Finance as a Service voltada para bancos, fintechs, instituições de pagamento, seguradoras e comércio varejista, a qual inclui arquitetura e infraestrutura, hospedagem e monitoramento, roadmap de desenvolvimento e evolução, resultado de testes, implementação e suporte técnico. Saiba mais: (https://qintess.com/).
J – Efeito Estufa
A JBS, maior empresa de alimentos do mundo, renovou sua presença na carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3, a bolsa de valores do Brasil. A manutenção no ICO2 é um reconhecimento ao compromisso da Companhia com as melhores práticas sustentáveis. O índice elenca empresas de capital aberto comprometidas com a redução da emissão de gases do efeito estufa (GEE). Entre os fatores que explicam a presença da JBS no índice estão a gestão das emissões de GEE e a transparência de dados nos avanços sobre a economia de baixo carbono. O reconhecimento também está em linha com o comprometimento da JBS com a jornada de se tornar Net Zero até 2040, o que tem estimulado a companhia a ampliar os seus investimentos em projetos ligados à economia circular. Fonte: (https://jbs.com.br/)
K – Kits Escolares
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) está distribuindo mais de 3,5 milhões de kits escolares para este ano letivo. O investimento ultrapassa R$ 122 milhões e beneficia todas as 5,3 mil escolas estaduais. O kit do 1º ao 5º ano do ensino fundamental é composto por 12 produtos diferentes, totalizando 31 unidades de materiais, como cadernos, lápis de cor e giz de cera, entre outros. Para os anos finais são 13 produtos, como cadernos, canetas, lápis de cor, tesoura, entre outros, totalizando 32 unidades. Já o kit para o ensino médio contém 11 produtos, como cadernos universitários, canetas esferográficas, transferidor e outros materiais, totalizando 26 unidades.