Negócios em Pauta 18/02/2022

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

A – Ferrari e o carro para temporada de 2022 da F1

A Ferrari apresentou ontem (17) seu novo carro para a temporada de 2022 da Fórmula 1. Com a presença da tradicional cor vermelha, o design do F1-75 segue as mudanças previstas no regulamento técnico da categoria e possui alguns detalhes em preto. O monoposto do time italiano, que celebra os 75 anos do lançamento do primeiro carro de corrida da Ferrari, carrega o tradicional vermelho, mas ele chama atenção pelos toques de preto presentes na pintura do modelo. Os detalhes em preto do F1-75 relembram os modelos utilizados pela escuderia italiana no início dos anos 1990. Em comparação com 2020, quando terminou em sexto lugar, a temporada de 2021 foi positiva para a Ferrari, tanto que recuperou sua vaga entre as três principais equipes do campeonato de construtores. Os fãs poderão ver o F1-75 em ação pela primeira vez na pré-temporada de Barcelona, que ocorrerá entre os próximos dias 23 e 25 (ANSA).

B – Empreendedor do Ano

A EY, líder mundial em serviços de auditoria e consultoria, anunciou os homenageados do ‘Empreendedor do Ano Brasil’. Hélio Bruck Rotenberg, da Positivo Tecnologia, foi o selecionado da categoria Master e representará o Brasil na etapa global do Programa – o EY World Entrepreneur Of The Year™ -, a ser realizado em Mônaco, em junho. Na categoria Impacto Socioambiental, o representante foi Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk. Em Emerging, que destaca empreendedores que estão à frente de empresas promissoras e com alto potencial de crescimento, o destaque ficou com Emily Ewell e Duda Camargo, sócias-fundadoras da Pantys. O objetivo do Programa é reconhecer o trabalho e o esforço dos empreendedores que se destacam pelo seu estilo de liderança e contribuição para o ecossistema de negócios do país.

C – Mundial da Pizza

Após dois anos de paralisação causada pela pandemia, os fornos do Campeonato Mundial da Pizza 2022 serão reacendidos em Parma, na Itália, entre 5 a 7 de abril. O evento, que chega à sua 29ª edição, é o mais importante a nível internacional para os profissionais da pizza. Até o momento, as inscrições ultrapassam 500 pizzaiolos de mais de 40 países. Como a pizza pode ser preparada de modos diversos, a edição traz 12 categorias, divididas por habilidades como, por exemplo, Pizza Clássica, Pizza Sem Glúten, Pizza Napolitana STG, Pizza in Teglia, Pizza in Pala, Triatlo. No Brasil, existem mais de 40 mil pizzarias, sendo o segundo maior consumidor de pizzas no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. Mais informações: (https://campionatomondialedellapizza.it/home?lang=ita).

D – Educação e Tecnologia

A Bett Brasil, maior evento de educação, inovação e tecnologia da América Latina, está com as inscrições abertas para seu evento, que acontece entre os dias 10 e 13 de maio, no Transamerica Expo Center. Será de forma híbrida com atividades, palestras, conteúdos e exposição de produtos e serviços nos ambientes presenciais e online. Será realizado em cinco auditórios, com palestras simultâneas, 48 Painéis, mais de 130 palestrantes, 16 palestras inspiradoras e diversas oficinas de aprendizagem. Reunirá mais de 270 empresas e startups expositoras, o Congresso Bett Brasil, e o Fórum de Gestores e as Oficinas de Aprendizagem. As inscrições e mais informações, no site: (www.bettbrasileducar.com.br).

E – Exportação de Motores

A Toyota do Brasil anuncia que, a partir de setembro, a fábrica de motores em Porto Feliz, passará a produzir propulsores destinados ao mercado norte-americano. Esse é um passo importante, que fortalece o compromisso da marca com seu crescimento sustentável e a expansão da presença da subsidiária brasileira na região. Inicialmente, a planta do interior paulista será responsável pelo fornecimento de 45.600 motores 2.0L por ano para a Toyota daquela região. Com essa iniciativa, a moderna e primeira fábrica de propulsores da Toyota na América Latina e Caribe tem como missão suprir a alta demanda de veículos daquele mercado. Após ser submetidos a longas baterias de testes, os propulsores produzidos no Brasil foram certificados por sua durabilidade, eficiência e controle de emissões.

F – Cerveja sem Álcool

A busca pelo consumo responsável de cerveja impulsionou a vendas da categoria “não alcoólicas”. Segundo levantamento da Euromonitor para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, esse segmento registrou o aumento mais expressivo no consumo no último ano. A projeção do volume por litros foi de mais de 257 milhões, o que corresponde ao crescimento de 30% nas vendas em comparação com o ano de 2020, quando foram consumidor 197,8 milhões/litro. O estudo ainda apontou que mesmo diante do cancelamento de grandes eventos e restrições de funcionamento de bares e restaurantes, o consumo de cerveja se manteve em alta em 2021, alcançando o volume de cerca de 14,3 bilhões de litros, crescimento de 7,7% ante 5,3% em 2020.

G – Movimentação de Passageiros

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, registrou em janeiro a movimentação de 2,94 milhões de passageiros. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 28,7% nas movimentações, no entanto, se comparado com 2020, período pré-pandemia, há um recuo de 30,5%. Já o Terminal de Cargas, se mantém na liderança de volume, com 22,6 mil toneladas transportadas no mês. Nos voos nacionais, janeiro contabilizou 2,32 milhões de passageiros, com média diária de 521 pousos e decolagens. Esse resultado apresenta um crescimento de 16,6% quando comparado com o mesmo mês de 2021, quando foram atendidos 1,99 milhões de passageiros com destinos nacionais. Na comparação com o mesmo período de 2020, houve um recuo de 21,4%.

H – Chassis para Tunísia

Em janeiro, a Mercedes-Benz do Brasil finalizou a entrega de 17 novos chassis de ônibus urbanos para a Tunísia, no Norte da África. No total, são 14 unidades do modelo articulado O 500 MA e três do O 500 R 1830. Os veículos serão utilizados para o transporte coletivo em cinco cidades do país e deverão percorrer um total de 712 mil km, transportando cerca de 4,5 milhões de passageiros anualmente. Encarroçados por uma empresa local, os chassis de ônibus foram encomendados pelo cliente SRT Bizerte, que opera tradicionalmente na Tunísia desde 1961 e conta com aproximadamente 220 ônibus em sua frota. A comercialização dos produtos foi viabilizada pela ICAR, representante local da marca.

I – Comércio e Tecnologia

Após dois anos, o VTEX DAY, maior evento de transformação digital do varejo e indústria da América Latina, está confirmado para os dias 12 e 13 de abril, no São Paulo Expo. Sob o mote “One Day Changes Everything” (“Um dia muda tudo”), VTEX DAY oferece conteúdo de alto impacto aos participantes, com debates sobre inovação, varejo, digitalização do comércio e tecnologia. Serão dois dias de programação, nos 43 mil m² do evento, que receberá mais de 100 palestrantes especialistas de diversas áreas. Além das palestras, o evento contará com atividades e stands de marcas que farão negócios e apresentarão novidades, produtos e soluções. Saiba mais em: (https://vtexday.vtex.com/).

J – Oferta de Voos

A Air France ampliará a partir desta semana suas operações entre São Paulo e Paris, com a inclusão de um segundo voo às terças, sextas-feiras e aos domingos. A companhia, que já conta com um serviço diário na capital paulista, passará a ter dez frequências semanais, próxima ao patamar pré-pandemia. A aeronave escolhida para os novos voos foi o Boeing 777-200, com capacidade para 300 passageiros. Com a adição desta frequência e com esta aeronave, a aérea francesa passará da atual oferta de 2,2 mil assentos semanais na capital paulista para 3,2 mil. Assim como já ocorre no voo diário atualmente disponível em São Paulo, os clientes também serão recebidos em três classes de serviço na nova operação: Business, Premium Economy e Economy.

K – Faturamento Recorde

Com faturamento de R$ 13 bilhões, o Grupo Havan teve um resultado financeiro recorde em 2021. O lucro líquido somou um total de R$ 1,3 bilhão e os valores que representam um crescimento de 25% em relação a 2020. Para este ano, o grupo prevê um faturamento de R$ 16 bilhões. O Grupo Havan é composto pela rede varejista de megalojas Havan, Fundos de Investimentos, Holding Imobiliária, Postos de Gasolina e Centrais Hidrelétricas. Em 2021, a varejista inaugurou 15 novas megalojas, chegando a um total de 168 filiais presentes em 21 estados e no DF. Cerca de 3 mil novos postos de trabalho foram gerados e no momento, a Havan conta com 22 mil colaboradores diretos e 130 mil indiretos.