99 views 5 mins

Torne sua mente positiva e vá além do esperado

em Opinião
terça-feira, 18 de agosto de 2015

Eduardo Shinyashiki (*)

Todos nós temos o desejo de manter uma mente esperta, ágil, criativa e realizadora, capaz de criar ações altamente produtivas.

Mas nem sempre essa é uma tarefa fácil, pois existem situações que nos fazem colocar o pé no freio, desacelar, focalizar em pensamentos limitantes e acreditar que algo é impossivel de ser realizado, ao invés de aprender a fazê-lo.

Para direcionar as nossas ações positivamente em busca de resultados é necessário conhecer o funcionamento da nossa mente e parar de olhar o mundo da mesma velha e automática forma. Existem alguns exercícios que podem ajudar a desenvolver o poder da nossa mente. Eles precisam ser realizados constantemente e de maneiras diferentes, veja.

Aprender a examinar as situações de pontos de vista diferentes. Sei que isso é algo muito simples de falar e nem tanto de fazer, porém, é um exercicio muito proveitoso. Não significa que você precise mudar de ideia ou de opinião, mas sim desenvolver uma visão mais aberta para observar os problemas de diferentes perspectivas e ângulos.

O nosso cérebro é estruturado para absorver informações novas, para elaborar, integrar e comparar. Quando não olhamos o mundo com novos olhos, não mudamos velhos julgamentos, não abrimos a nossa mente e também não a enriquecemos com novas informações e experiências.

Pense em três aspectos positivos por cada aspecto negativo da situação. Se você percebe que pensamentos e julgamentos negativos estão poluindo seu raciocínio, neutralize-os com ideias positivas. Sempre que você perceber que está pensando negativamente sobre si mesmo, sobre seu trabalho ou sobre o futuro, criando um ciclo de objeções como: “não vou conseguir”, “é muito difícil” e “não tenho sorte”, saiba que é a hora de parar e colocar um basta nos pensamentos contraditórios.

Se você diz para si mesmo que “eu não sou capaz de realizar algo”, pare e encontre três aspectos positivos que fortaleçam a sua capacidade de fazer, como: “eu possuo as qualidades necessárias para realizar”, “em outras ocasiões superei adversidades maiores que essas”, “é possível atingir o resultado, pois outras pessoas já realizaram isso”.

Esse exercício exige um ato voluntário e intencional de redirecionar o foco do seu pensamento. Às vezes a gente se concentra demais no lado obscuro dos eventos e se esquece de ver o lado positivo, o lado que vale a pena, que dá razão e sentido para todos os questionamentos. As mentes vencedoras não pensam nas limitações, mas sim nas possibilidades.

Identifique, questione e mude seu sistema de crenças.

Cada decisão que tomamos é baseada no nosso sistema de crenças e, para poder abrir nossa mente, precisamos conhecer nossas convicções que podem ser limitantes ou fortalecedoras. Sabendo identificá-las e adaptá-las equilibradamente na nossa forma de viver, é possível ter uma realidade extraordinária.

Todos nós podemos transformar atitudes e treinar novas formas de pensar e sentir. Podemos também inovar a maneira que agimos, fortalecendo assim uma mentalidade vencedora. O objetivo como ser humano não deve ser apenas viver de forma mecânica, mas sim se desenvolver, crescer, enxergar o invisível, perceber o intangível e realizar o impossível para, assim, sermos verdadeiramente realizados.

(*) – É palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos. Escritor e autor de livros como “Transforme seus Sonhos em Vida”, da Editora Gente (www.edushin.com.br).