80 views 4 mins

Seis transformações positivas da tecnologia no meu escritório de contabilidade

em Opinião
segunda-feira, 31 de julho de 2017

Adão Lopes (*)

O setor contábil é uma das estruturas internas mais importantes de qualquer empresa.

Parece até um pouco surreal pensar que, até poucos anos atrás, toda essa infraestrutura era analógica. Cálculos, armazenamento, segurança e disponibilidade, eram totalmente dependentes de estruturas físicas como arquivos em papel e registros individuais de cada fornecedor, cliente ou órgão fiscal. Era uma montanha de informação de difícil lida.

Hoje, as coisas estão bem diferentes, é claro. Principalmente, devido às medidas de obrigatoriedade envolvendo a migração para o digital. Não são mais precisas aquelas pilhas e pilhas de documentos sendo analisados a cada pagamento ou recebimento. Nem cadastros repetidos a cada nova nota emitida, gerando um imenso retrabalho. Mas, é claro que ainda existem aqueles que resistem ao modelo de documentação eletrônica com uma interface digital.

Digo que resistem mais como uma “implicância”, já que as obrigatoriedades fiscais nacionais o deixam sem escolha. Talvez seja um receio comum em épocas de transição, ou mesmo a resistência natural do ser humano à mudança. O caso é que esse modo de pensar deveria mudar. É por isso que resolvi citar alguns dos motivos pelos quais a tecnologia mudou para melhor os escritórios de contabilidade, inclusive mostrando como isso pode servir a você, leitor.

1. Garantia da informação – o lançamento desses documentos eletrônicos para qualquer órgão requeredor pode ser feito de maneira automática. Isso garante que os itens e impostos sejam exatamente os declarados nos documentos, além de evitar retrabalho e erros humanos. A informação certeira é crucial para a área fiscal.

2. Agilidade e fácil gerenciamento – essa é uma tecnologia que vem ajudar o contador e a empresa, facilitando seu trabalho e auxiliando na criação de uma rotina e processos mais ágeis e de fácil gerenciamento. Isso poupa tempo e gastos.

3. Agilidade na comunicação – ferramentas de emissão gestão de documentos digitais permitem a colaboração através da comunicação online entre o contador e suas empresas, facilitando processos e troca de informações. O compartilhamento de documentos é possível, inclusive na formulação e ajuste dos mesmos a quatro mãos (contador e cliente).

4. Menos papel e mais velocidade – sistema de entrega de guias digitais eliminam motoboy, correios e sistemas leva-traz. Além disso, há uma diminuição do papel, eliminando os arquivos e depósitos de papel.

5. Segurança – essa vai desde a segurança na operação, como evitar redigitação e erros, até a de armazenamento em ambiente digital seguro. A segurança sempre está relacionada com quem tem o acesso e quão forte são as paredes de onde estão guardadas as informações. Os maiores problemas como vazamento de informação são causados por descuido e mau uso dos próprios usuários, bem como de sistema sem a devida parede digital (criptografia e autenticação segura). O “X” da questão é que é muito mais fácil controlar o acesso e a segurança desses dados de forma digital.

6. Mais clientes atendidos – antes o contador tratava de cada empresa de modo individual, acompanhando e fazendo a gestão de cada processo fiscal da empresa. Nos dias de hoje é possível fazer a gestão de todos os clientes em uma única interface e ter acesso a qualquer documento emitido ou recebido pela empresa, através do CNPJ.

(*) – É mestre em tecnologia e CEO da Varitus Brasil, empresa que mantêm o Portal Digifisco (www.digifisco.com.br).