71 views 2 mins

Confiança do consumidor paulistano voltou a subir em julho

em Destaques
sexta-feira, 28 de julho de 2017

Após quatro quedas consecutivas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) no município de São Paulo se recuperou e avançou 4,7% em julho, ao passar de 100,1 pontos em junho para 104,8 pontos no mês atual.

Na comparação com julho de 2016, quando o indicador marcou 97,7 pontos, houve crescimento de 7,3%. A pesquisa é realizada mensalmente pela FecomercioSP, e a escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total).
O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) avançou 3,8%, ao passar de 70,8 pontos em junho para 73,5 pontos em julho. Em relação ao mesmo mês de 2016, o indicador apresentou alta de 43,3%. Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) registrou alta de 5,1%, passando de 119,6 para 125,6 pontos em julho. No comparativo anual, porém, o índice registrou queda de 2,3%.
Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, as percepções médias em relação ao momento atual avançaram, assim como as expectativas para os meses seguintes, que voltaram a subir. Analisando a trajetória do índice, com elevação de 7,3% em comparação a julho de 2016, o ICC denota uma melhora baseada principalmente pela queda abrupta da inflação.
Por outro lado, a Entidade aponta que todas as segmentações do ICEA ainda estão em patamares de pessimismo (abaixo dos 100 pontos), pois fatores como o alto nível de desemprego e a instabilidade política não ajudaram a diminuir de forma consistente o sentimento de insegurança observado entre os consumidores, o que impede a restauração do nível de consumo das famílias e acaba também resultando nessas flutuações recentes do indicador (FecomercioSP).