108 views 6 mins

O que sustenta uma carreira ou negócio

em Opinião
sexta-feira, 04 de maio de 2018

Leila Navarro (*)

Quais são as reais competências e habilidades que o mundo corporativo exige dos profissionais de hoje?

Para ser um empreendedor reconhecido e bem-sucedido, é mais importante ter talento, paixão ou um propósito? Questões como essas nem sempre são verbalizadas, mas por todos os lugares que passo para dar palestras, seja no Brasil ou no exterior, percebo que a busca por essas respostas tem atormentado muitos profissionais.

Sou apaixonada por minha carreira e atuação como palestrante motivacional e isso me motiva, me impulsiona. Mas, o propósito de realizar algo que faça bem para mim e para o outros faz com que o talento e a paixão sejam reconhecidos. Então, entre talento, paixão e propósito qual é o mais importante?

O livro ‘The Four’, de Scott Galloway, tem absorvido a minha atenção e me levado a muitas reflexões. Já disponível em português, essa obra revela novas visões sobre os idealizados e as empresas mais influentes do planeta – Amazon, Apple, Facebook e Google. Segundo o autor, na velocidade em que vem surgindo as inovações e transformações em todas as áreas, o que interessa das pessoas é que elas sejam excepcionalmente talentosas.

Quando li a respeito, pensei: “Onde é que eu fico nisso, se o interesse é só pelo meu talento?. Ser uma pessoa apaixonada e comprometida não é tão relevante quanto ter talento?”. Para chegar a uma conclusão, vamos entender o que significa cada um desses atributos:

. Talento – É uma habilidade nata e a partir dela a pessoa vai fazendo, realizando e acontecendo sem muito esforço. Essa habilidade é tão parte dela que pode até passar despercebida se outras pessoas não apontarem. Geralmente quem observa os verdadeiros talentos em uma pessoa é o outro, pois o dono do talento considera a habilidade natural, simplesmente normal. Mas, ao descobrir suas habilidades, se a pessoa não aperfeiçoar nunca será excepcional naquilo.

Existem também os talentos adquiridos, aqueles que são trabalhados, treinados a ponto de serem considerados natos. Agora, tem talento que, por mais treinado que seja, não é para a pessoa. Eu amo cantar e desde pequena queria ser cantora. Decidi fazer aula de canto e até descobri que sou afinada, arrisco alguns tons, mas definitivamente esse não é o meu talento. É importante reconhecer o que é atração, o que é talento nato e o que pode ser desenvolvido. Eu posso até me envolver com música e me divertir com isso, tendo claro que esse não é o meu talento.

. Paixão – Agora, quando você tem um talento, treina, percebe que está cada dia melhor e fica feliz com isso, vem a paixão. O prazer somado ao conhecimento leva à paixão. Os cientistas dizem que a paixão dura pouco, talvez até dois anos, mas imagine o quanto uma pessoa pode realizar quando está apaixonada? A paixão dá energia, vontade, entusiasmo e o desejo de fazer cada vez mais e melhor o que se propôs. É como uma engrenagem!

Quando se tem paixão e dedicação, as coisas acontecem, para tudo se encontra uma solução! Nas entrelinhas do que conheci sobre os idealizadores das quatro maiores potências mundiais, sem a obstinada paixão eu não sei se eles chegariam aonde chegaram. Uma carreira ou um negócio promissor pode começar do talento e atingir a paixão, mas será que a paixão também não pode ser a desenvolvedora de talentos?

Ao refletir sobre essas coisas, cheguei a uma conclusão. Não importa se o talento gera paixão ou vice-versa. O que sustenta qualquer um desses dois atributos é o propósito. Nem o talento, nem a paixão isoladamente sustentam um profissional, um projeto ou um negócio. É o propósito o responsável por grandes realizações de homens e mulheres extraordinários naquilo que se propõe a fazer. É o propósito que nos impulsiona a aperfeiçoar talentos, nos mantém com os olhos brilhando, apaixonados!

Segundo Viktor Frankl, psiquiatra austríaco que relatou no livro ‘Em busca do sentido’ o que o fez sair vivo dos campos de concentração nazista, “quem tem um porquê, enfrenta qualquer como”. Tenha você um propósito, um porquê e certamente desenvolverá os talentos e a paixão necessários para tornar-se a melhor versão de si mesmo.

E as pessoas ao seu redor, seja na vida pessoal ou profissional, reconhecerão você por isso.

(*) – É empresária, autora de mais de 10 livros e uma das palestrantes mais requisitadas do Brasil www.leilanavarro.com.br