119 views 4 mins

Mentor: esse pode ser o seu anjo da guarda

em Opinião
segunda-feira, 02 de maio de 2016

Anderson Gomes (*)

Empreendedores são pessoas que estão sempre antenadas, em busca de novidades e com um pensamento mais amplo.

Pelo menos é isso que todos os profissionais buscam quando tentam se encaixar em um perfil empreendedor. É importante lembrar que já existe no mercado um especialista capaz de ajudar os empreendedores e orientar para maximizar seu potencial, realizar as melhores escolhas e aprimorar a sua performance dentro do mercado de trabalho. O mentor funciona então para te ajudar a encontrar um sentido para o seu caminho profissional, seguir seus ideais, princípios e conhecimentos.

Quem são os mentores?

O termo vem do grego e se refere àquele amigo, conselheiro que sempre apoiava Telêmaco, filho de Ulisses, na busca por seu pai, à época da Guerra de Troia. Hoje, mentor pode ser um chefe, colega, pai, amigo, poeta, entre outros. Atualmente, as empresas já contam com profissionais especialistas, que têm formação na área e que desenvolvem da melhor maneira possível o potencial de cada pessoa que orientam dentro da instituição.

Os motivos para se ter um mentor dentro de sua empresa:

– Experiência: Mentor é aquela pessoa com anos de experiência, com uma carreira sólida e que conhece muito bem o mercado no qual atua. Ele também é um profissional que tem resultados sólidos e que por isso sabe como orientar as pessoas que o cercam e que inspira os empreendedores novos ao se sentirem receosos, seja por algumas dúvidas ou mesmo pela inexperiência.

– Relacionamento: Outro grande ponto forte do mentor é o seu networking ou lista de relacionamentos. Ele é o responsável por indicar novos gestores, investidores e avaliar quem é relevante para o seu negócio e quem não irá investir, assim você ganha tempo e tem mais agilidade para trabalhar.

– Orientação: Os empreendedores têm dúvidas a respeito dos melhores caminhos a seguir; principalmente, se atuam em áreas que não possuem muitos profissionais brasileiros. Dessa maneira, os mentores conseguem dar melhor orientação a quem se sente ainda perdido ou não sabe muito bem como se inserir no mercado, consolidar uma marca ou até mesmo mudar de área.

As empresas que possuem mentores são aquelas que se preocupam com o futuro e que sabem da importância da experiência dentro de uma instituição. Dessa maneira, funciona como um verdadeiro facilitador, que desvia o empreendedor do que chamamos de “caminho das pedras”.

Por isso, invista também no seu aperfeiçoamento e não tenha medo na hora de se consultar com alguém que já tenha mais tempo de mercado que você, ele irá mostrar pontos que talvez você nem tenha notado ou que, por inexperiência, não julgou como necessários e isso fará toda a diferença para o seu negócio, determinando se você será um sucesso dentro do empreendedorismo, ponto que a maioria dos profissionais procura quando se inicia neste segmento.

O melhor é que dessa maneira você também ganha experiência e pode também se tornar um mentor no futuro. Por isso, tenha um mentor e saiba colher bons resultados para a sua vida profissional e para a sua empresa.

(*) – Mentor de negócios digitais, é CEO da startup Daily Baby, Diretor de Empreendedorismo na ABRADI-SC e Sócio Mentor nas Startups Daily Pet e OH Educação. Membro organizador do Startup Weekend Florianópolis de 2014 (www.andersongomes.com.br).