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As redes sociais são o futuro do empreendedor

em Opinião
quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Gumercino Neto (*)

O mercado empreendedor em 2022 seguiu a curva de crescimento dos anos anteriores.

De acordo com dados divulgados pelo Governo Federal, até outubro de 2022 foram abertos 2,7 milhões de CNPJs no Brasil. Esse crescimento cada vez mais expressivo com o passar dos anos apresenta um cenário evidente: o mercado de trabalho está mudando.

Quando pensamos no ato de empreender, associamos aos micro e pequenos empresários, que representam em média 27% do PIB nacional. Essa associação, apesar de ser a mais habitual, acaba excluindo uma gama de empreendedores que estão revolucionando o mercado trabalhista, que são as pessoas jurídicas (PJs).

As pessoas jurídicas com personalidade independente estão cada vez mais presentes nas organizações. Esse modelo de prestação de serviços tem seu lado negativo e positivo. Por um lado temos o crescimento salarial, já que é um pagamento líquido, sem descontos e temos também a independência do prestador de serviço, com autonomia para adequar a atividade a sua rotina. Por outro lado, temos a privação dos benefícios como plano de saúde e aposentadoria.

Apesar dos prós e contras para aquele que será contratado, muitas organizações vêm se beneficiando da contratação de pessoas jurídicas, que desburocratiza o processo de contratação. Essa demanda vem crescendo desde o início da pandemia, pois com todas as incertezas que o período apresentava, esse modelo de contratação acaba sendo uma alternativa economicamente viável.

Um dos pontos citados anteriormente quando falamos de pessoas jurídicas é a busca por independência e autonomia. Esses dois fatores, atrelados a um mercado de trabalho cada vez mais saturado, acabam atraindo as pessoas para abrir seu CNPJ, seja para atuar no seu próprio negócio ou em prestação de serviços.

O grande desafio quando olhamos para essa nova realidade é uma nova saturação do mercado, o profissional que escolhe empreender precisa compreender os desafios exigidos pelo modelo de negócio e estar sempre antenado.

Com a ascensão das redes sociais e consequentemente da oferta de conteúdo e serviços on-line, o profissional precisa se atentar ao serviço que está oferecendo e buscar diferenciais que o destacam de maneira positiva, então é importante evidenciar quais seus feitos que melhoram seu serviço.

As redes sociais são hoje a grande sacada para o empreendedor, o uso adequado dos canais on-lines podem garantir o crescimento do seu negócio/atividade, mas para isso não é necessário só estar nas redes, é primordial que o conteúdo publicado seja de relevância para os leitores e para o negócio, tudo precisa ser pensado estrategicamente.

O empreendedor que hesita em estar na mídia, precisa estar ciente do impacto que essa decisão terá nos lucros, hoje a tecnologia comanda a sociedade e se ausentar desse grupo não será positivo para o seu negócio.

(*) – Formado em Ciências Contábeis com MBA em Gestão Financeira, é diretor-executivo da NTW Primavera Leste (https://ntwcontabilidade.com.br/).