Turismo de luxo pode trazer grandes oportunidades de negócios

Flávio Pinheiro Neto (*)

Desde o início do ano houve um aumento de 40% no valor das passagens aéreas. Destinos tanto nacionais, quanto internacionais tiveram uma alteração considerável em seus preços. Essas mudanças aconteceram por diversos fatores econômicos, como o aumento no preço do petróleo, que ocorreu por conta da guerra da Rússia contra a Ucrânia. Isso não quer dizer, no entanto, que o turismo foi prejudicado como um todo.

As viagens de luxo seguem despontando e podem ser uma oportunidade para alavancar os negócios de muitas empresas do segmento. O Luxury Travel Annual Report realizou um mapeamento do perfil dessa classe de viajantes e concluiu que são homens e mulheres na faixa etária dos 30 aos 39 anos. Esse público possui uma renda mensal superior a R$ 20 mil, e por ano realiza de quatro a seis viagens de lazer. Em 2021, as viagens de luxo representaram mais de 50% do total de vendas de viagens do ano.

Os desafios e possibilidades para o setor de turismo de luxo nos próximos anos estarão relacionadas a proporcionar experiências notórias e possibilitar que cada viajante possa usufruir ao mesmo tempo de suntuosidade e conforto. A Skift realizou uma pesquisa que mostra que os turistas de luxo estão cada vez mais depositando a sua confiança em empresas de viagens e consultores para guiar seus roteiros. Porém, esse gerenciamento precisa ser feito com segurança e preparo da parte do empreendedor.

Cada anfitrião precisa ter uma boa estrutura e oferta de serviços, e será fundamental a estruturação das empresas com base nas necessidades desse perfil de consumidor. Passar por uma análise de potencialidades do negócio, além de organizar internamente todos os setores da empresa para garantir o crescimento será crucial. Esse é o momento certo para o setor se diferenciar e criar novas estratégias para o mercado, podendo ganhar a confiança desse público.

É também a hora de se reinventar, buscando parceiros de negócios que estejam alinhados com as expectativas dos viajantes de luxo e preparados para criar uma experiência única. Unir um bom planejamento empresarial a propostas únicas que contemplem experiências exclusivas ao cliente será um caminho de grandes resultados para muitos negócios do turismo.

(*) – É advogado empresarial (www.fpnadvogados.com.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap