203 views 5 mins

Três tendências para a Contabilidade neste ano

em Negócios
terça-feira, 09 de janeiro de 2024

A contabilidade está prestes a vivenciar uma transformação significativa em 2024. As principais mudanças estão focadas em posicionar a área como um elemento estratégico vital para o sucesso empresarial.

“O papel dos contadores está evoluindo para uma abordagem mais consultiva, deixando de ser predominantemente operacional”, afirma Carmem Granja, diretora de expansão da Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa).

“As empresas vão precisar entender os impactos das alterações resultantes da reforma tributária e terão que contar com as informações contábeis para fazer as análises e simulações”, completa. A diretora destaca três tendências que mostram a transformação do setor. Confira:

1- Impacto da tecnologia – Inteligência artificial (IA), blockchain, digitalização e automação são as palavras-chave para a contabilidade do futuro. A IA e a automação de operações otimizam processos e agilizam a produção de relatórios, entre outras funções, o que permite que os contadores concentrem mais tempo em análises e consultoria.

A contabilidade é uma fonte rica de informações que, quando usadas da forma correta, podem auxiliar muito nas estratégias da empresa e na sustentabilidade dos negócios. Já o blockchain, ainda em fase de implementação em muitos negócios, promete revolucionar a contabilidade ao transformar a forma como as transações são registradas e validadas, proporcionando maior segurança e transparência aos registros financeiros.

Tudo isso se torna possível com a digitalização, que já reformulou inúmeras práticas contábeis, eliminando o uso de materiais físicos. A relação entre clientes e empresas contábeis agora se baseia em documentos digitais, enquanto a nuvem desempenha um papel crucial na segurança e acessibilidade dos dados contábeis.

“Podemos perceber este avanço em algumas práticas dentro da área. As entregas das obrigações ao governo, por exemplo, são todas de forma digital. A fiscalização dos órgãos governamentais é feita de forma digitalizada. Além disso, as empresas de auditoria independentes também utilizam informações digitais”, conta Carmem.

2- Regulamentações contábeis e fiscais – Em termos de regulamentações, as expectativas para 2024 concentram-se nas reformas tributárias, impulsionando as empresas a se prepararem para mudanças significativas. Associações como a ABRAPSA desempenham um papel vital ao manter os associados atualizados e proporcionar um espaço para discussões.

Nesse contexto, também se fala muito sobre educação continuada. Os profissionais contábeis devem investir para garantir atualização constante e preservar a integridade do setor. É importante sempre focar na segurança dos dados e na adequação a LGPD para não correr riscos de divulgação de informações confidenciais.

3- Evolução do papel dos contadores e BPO – Uma vez que o papel dos contadores evolui para um suporte consultivo, essa evolução implica que as empresas optem cada vez mais pela terceirização de seus departamentos contábil e fiscal, impactando positivamente as empresas de BPO.

Outro ponto relevante na área é a entrada de novos profissionais, algo que tem se mostrado um desafio. Neste ano, será preciso investir esforços para atrair jovens talentos para a contabilidade. É essencial comunicar que o setor é promissor e repleto de oportunidades para desenvolvimento profissional.

Carmem finaliza dizendo que, à medida que adentramos 2024, a contabilidade se revela como uma peça-chave na trajetória estratégica das empresas. “Incorporando tecnologia, consultoria e ética, a área contábil tem uma evolução constante, e nosso desafio é seguir mostrando ao mercado o quão impactante essa atuação realmente é”, conclui. – Fonte: (https://abrapsa.org.br).