Saiba o que fazer para não decepcionar o seu amor

Uma pesquisa da Mind Miners realizada com 500 pessoas para a Globo revelou que 72% dos entrevistados pretendem comemorar o Dia dos Namorados este ano, celebrado no próximo domingo (12), sendo que 7 em cada 10 pessoas consideram que presentear é uma forma de demonstrar carinho e afeto. Roupas, perfumes, chocolates são os principais itens da lista de presentes dos apaixonados. Mas e se você errar na escolha, já sabe o que fazer?

Guilherme Vieira, fundador do Pelando, rede social de compras que mapeia e classifica as melhores promoções em lojas online, traz dicas importantes para resolver o problema. Se o seu amor não curtiu o presente e você quiser desistir da compra, é só comunicar a loja em até 7 dias após o recebimento do produto e fazer a devolução.

Não há necessidade de explicar o motivo, pois o artigo 49º Código de Defesa do Consumidor garante o direito de arrependimento, porém é preciso se atentar ao prazo e guardar a nota fiscal, além de devolver o item nas mesmas condições em que recebeu. Mas se o tamanho, cor ou até mesmo o presente em si não agradarem o par, o que fazer? Relaxa, não precisam ter uma “DR”, você pode realizar a troca em até 30 dias!

Basta se atentar à política de troca e devolução de cada loja e devolver o produto nas mesmas condições em que o recebeu. Já nos casos de defeito, vício ou quantidade inferior à anunciada, a loja deve fazer a substituição por um item novo ou reembolsar o valor, como diz o artigo 18º do Código de Defesa do Consumidor.

Tenha cuidado também com e-mails de lojas ou links compartilhados por aplicativos de mensagem e redes sociais. Eles podem ser aqueles golpes aplicados com frequência em datas comemorativas. Então, antes de clicar, verifique se é real, buscando pelo nome da loja no Google. Os primeiros links que aparecem são pagos pela empresa e, geralmente, oficiais e confiáveis.

Além disso, não deixe de pesquisar a reputação da marca e consultar as avaliações de outros usuários no site do Pelando, isso vai te ajudar a realizar a compra apenas em lojas confiáveis. Outra dica importante é em relação aos prazos: não se esqueça de conferir se o prazo de entrega te atende, para não correr o risco de passar a data em branco.

No geral, caso os vendedores não cumpram as regras de entrega e as políticas de troca e devolução, o consumidor pode cadastrar uma reclamação no site ReclameAqui, no Consumidor.gov ou ainda acionar o Procon, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. – Fonte e outras informações: (https://www.pelando.com.br/).

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