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Programa de fidelidade no varejo: por que é importante oferecer?

em Negócios
segunda-feira, 19 de julho de 2021

A pandemia evidenciou a máxima de que o cliente deve estar no centro de todas as decisões dos negócios. Agora, ele pode usufruir de infinitas opções de marketplaces e canais de compras, e os programas de fidelidade se mostram atrativos também. Um dos pontos interessantes dos programas de fidelidade são as informações que podem ser obtidas com o cadastro dos clientes.

“A partir disso, podem ser retiradas informações capazes de fornecer insights importantes para a construção de uma jornada do consumidor cada vez mais customizada. É possível conhecer, por exemplo, os hábitos de consumo, melhorar o posicionamento de marca e melhorar o relacionamento com fornecedores. Também é possível trazer ofertas customizadas para os clientes, de acordo com os produtos que são mais consumidos”, explica Jonatan da Costa, CEO da Área Central.

Existem muitas formas de programa de fidelidade, por isso, é importante escolher o modelo que mais se adapta a realidade do negócio. Confira três possibilidades:

. Pontuação – Este tipo de programa é o mais conhecido no varejo – é muito fortalecido pelas companhias aéreas e cartões de crédito, por exemplo. Ao realizar alguma compra, o cliente cadastrado recebe pontos pelo valor ou produto comprado. Com o acúmulo de pontos, o consumidor terá a possibilidade de trocar essa pontuação por algum item novo, brinde ou até mesmo desconto em compras futuras.

. Clubes e modelos VIPs – É indicado para clientes que consumam acima do esperado. Aqui, as pessoas recebem vantagens exclusivas para realizarem novos negócios. Em algumas formas, o cliente pode pagar pelo serviço.
Algumas das vantagens são: frete grátis, cupons de desconto, participação em eventos só para os cadastrados e a possibilidade de realizar compras antecipadas. A fidelização acontece pela afinidade do cliente com a marca e tem relação com o status proporcionado por esse relacionamento.

. Cashback – Na opção do programa de fidelidade cashback, o valor pago pelo cliente na compra é reembolsado por meio de descontos em porcentagens equivalentes ou com um saldo que ele poderá usar futuramente. O cashback tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, principalmente devido ao e-commerce, que está usando cada vez mais esta estratégia.

Desta forma, funciona muito bem em negócios que estão automatizando seus processos de vendas. Nas lojas físicas, o cashback pode ser uma solução para aumentar a frequência dos clientes no estabelecimento e também, contribuir para aumentar o ticket médio das próximas compras, se o uso do cashback estiver atrelado a um valor de compra mínima.

Como a realização dessa jornada não tem uma receita, é necessário colocar em prática de acordo com a realidade da companhia e ir ajustando conforme os resultados obtidos. Pode levar algum tempo, mas essa é uma alternativa considerada como um divisor de águas, podendo representar a transformação de um negócio. – Fonte e mais informações: (www.areacentral.com.br).