104 views 3 mins

Leilões industriais: solução econômica para empresas

em Mercado
segunda-feira, 19 de julho de 2021

Todos os anos grandes indústrias enfrentam o mesmo problema: veem seus equipamentos serem substituídos e acumulam material ocioso em suas dependências. Outros artigos remanescentes da produção e dos serviços como resíduos químicos, mobiliário de escritório e frotas de automóveis também são inutilizados com o passar do tempo.

Uma solução para esse passivo são os leilões industriais, que além de desafogar as fábricas possibilitam que empresas menores comprem maquinário e produtos de qualidade adequados para seu volume e nicho de negócios.

“O leilão de equipamentos industriais otimizar a venda de peças e produtos para que possam ser reaproveitados por outras empresas. Via leilão, as indústrias conseguem melhorar o valor de venda dos bens e os compradores têm a possibilidade de obter material de qualidade por um valor mais atrativo que no mercado convencional”, explica Helcio Kronberg, leiloeiro que atua no segmento há mais de 21 anos e que promove com recorrência leilões do gênero.

Em países como Estados Unidos e Austrália, durante a crise do minério em 2012, por exemplo, os leilões ajudaram grandes e pequenas indústrias. Um operador de minas australiano arrematou três tratores por US$ 1 milhão de dólares. Caso tivesse optado por comprar máquinas novas teria gasto três vezes mais.

“Geralmente, as empresas renovam o parque fabril, as frotas de automóveis, entre outros produtos, e inutilizam seus bem ativos por não conhecerem a opção do leilão. Elas não sabem que é uma atividade legal, quais bens podem ser leiloados e quanto isso pode gerar de lucro”, diz Kronberg.

Para o leiloeiro, o Paraná é um ambiente favorável para essas licitações, com um futuro promissor. “O estado concentra grandes polos industriais e a práica tem se tornado mais comum entre as empresas. É importante que as indústrias tenham mais informação para que possam compreender e aderir aos leilões”, finaliza.

O ICMS não incide nos leilões de ativos fixos, apenas há tributação sobre o lucro das empresas. Fonte e mais informações: (www.kronbergleiloes.com.br).