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Precificação inteligente ganha espaço e aumenta produtividade

em Negócios
quinta-feira, 01 de agosto de 2024

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De acordo com um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e pela OasisLab, foi constatado que, apenas em 2021, 87% das empresas, no Brasil, já investiam em ações de transformação digital. Junto a isso, 87% dessa parcela entende que o aumento de vendas é um dos principais benefícios da transformação digital, sendo cada vez mais necessário esforços em estratégias que utilizam recursos tecnológicos.

Dentre as opções automatizadas que crescem entre as organizações, a precificação inteligente emerge como um sistema positivo, segundo Lígia Novazzi, COO e Sócia da Teros, empresa especializada em automação inteligente via Mundo Open. O princing pode trazer vantagens significativas para a produtividade das companhias, usando tecnologia avançada, como inteligência artificial (IA) e análise de big data, para determinar preços de maneira mais eficiente e competitiva.

“A empresas adotam este método para conseguirem ajustar seus preços em tempo real, respondendo rapidamente às mudanças no mercado e na demanda dos consumidores. Essa prática não só otimiza a receita, mas também melhora a experiência do cliente, oferecendo preços mais justos e atrativos. Além disso, a precificação inteligente permite identificar padrões de consumo e prever tendências, possibilitando uma gestão mais estratégica dos negócios”, ressalta Novazzi.

Com crescente adoção dessa tecnologia no Brasil, companhias de diversos tamanhos e segmentos, tanto para produtos quanto para serviços, estão experimentando um aumento expressivo na produtividade e na lucratividade.

Já no que diz respeito à implementação, Novazzi pontua que são precisos passos importantes para adotar a precificação inteligente na organização:

“Começa com a coleta de dados, que vai reunir todas as informações sobre custos, concorrência, demanda e comportamento do consumidor. Após, entra a parte de análise desses dados, definição de estratégias de precificação, implementação de tecnologias com softwares e/ou ferramentas de princing automática, e monitoramento contínuo no desempenho dos preços, ajustando-os conforme necessário”.

Com o novo sistema em funcionamento os benefícios para as companhias podem incluir: maximização de lucros, visto que ajustes precisos nos preços aumentam a margem de lucro; competitividade, que faz com que a empresa responda rapidamente às mudanças de mercado; eficiência operacional, economizando tempo e recursos; personalização, de modo a oferecer preços personalizados que ampliam a satisfação e fidelização dos clientes; e redução de erros.

“O valor percebido pelos clientes é influenciado por diversos fatores, sobretudo a solução que o produto oferece, o impacto positivo e as opções alternativas disponíveis no mercado. Diante disso, o preço não apenas atrai clientes, mas também torna-se fator crucial para assegurar a rentabilidade do negócio”, finaliza a COO. – Fonte e outras informações: (https://teros.com.br/br/).