117 views 3 mins

Iniciada operação remota de três moagens de cimento

em Negócios
sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Alinhada às inovações da indústria 4.0, a LafargeHolcim Brasil iniciou o projeto Operação Remota das Moagens de Cimento nas plantas de Candeias/BA, Vitória e Cocalzinho de Goiás. O controle, totalmente integrado, passa a ser feito da planta de Pedro Leopoldo/MG, por meio de softwares conectados via Internet e operados por uma equipe alocada em uma sala de controle, que rastreia e monitora os dados das três unidades satélites.

O controle integrado proporciona uma operação única, mais padronizada e eficiente, agilizando os processos, possibilitando a antecipação e a resolução de problemas, sem que a operação seja interrompida. A preparação da infraestrutura durou cerca de um ano e teve investimento em torno de R$ 1 milhão. Na implantação foi montada uma base de instrumentação com tecnologia IoT, conectada via wi-fi, onde foram instaladas câmeras com inteligência artificial e sistemas para o monitoramento online da rede de automação e um sistema de gerenciamento online dos consumos e demandas de energia elétrica, que auxilia a otimização da eficiência energética das moagens.

Um dos benefícios da Operação Remota foi a criação de algoritmos de estimação da qualidade do cimento que, a partir dos sinais de campo, pode-se predizer a qualidade dos produtos, usando tecnologia de Redes Neurais, fornecendo informação a cada minuto, que irá ajudar no controle automático dos moinhos, em um sistema que processa as informações na Nuvem. Esta mesma tecnologia começa a ser usada também, com este projeto, para o monitoramento dos nossos ativos (“Online Asset Monitoring System”) para acompanhamento da “saúde” dos motores e equipamentos girantes, como motores e redutores, etc.

Dos dados coletados e armazenados na Nuvem, são gerados os relatórios periodicamente analisados, pelos nossos especialistas de manutenção. No Grupo LH Latam, temos a implantação pioneira da Operação Remota na planta de Guayaquil para o controle da moagem de Latacunga e na planta de El Ronco, que controla as unidades de Cartago, Nagarote e Maya. Na LafargeHolcim Europa, esta iniciativa começou na Alemanha e vem se expandindo também para outros países da região.

“O ganho é mais que operacional. Temos uma mudança de paradigma, de cultura. Trouxemos a inteligência artificial para dentro da indústria do cimento e estamos trabalhando com compartilhamento de experiência e conhecimento entre as equipes. Dentro da nossa iniciativa Plants of Tomorrow, modernizamos todo o sistema e oferecemos amplo treinamento para os operadores”, explica Gilson Leite Dias, Gerente Corporativo de Processos LafargeHolcim. Fonte e mais informações: (www.lafargeholcim.com.br).