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Wallets: 4 vantagens de oferecer integração aos seus clientes

em Negócios
quarta-feira, 09 de agosto de 2023

Tiago Costa (*)

Os pagamentos digitais literalmente aposentaram as carteiras físicas recheadas com cédulas de dinheiro impresso. Atualmente, as chamadas wallets têm ganhado cada vez mais espaço no Brasil e no mundo, reforçando a tendência global da cashless economy.

Um levantamento do Serasa Experian revelou que aproximadamente 70% dos brasileiros utilizaram carteiras digitais, como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay, para realizar seus pagamentos no primeiro semestre de 2022. Além disso, 87% dos usuários as consideram seguras.

É uma tendência sem volta que atinge tanto o empreendedor quanto o cliente. Mas quais as vantagens reais de embarcar nessa tendência?

Veja aqui quatro pontos fundamentais para oferecer integração às carteiras digitais e agregar valor para sua empresa.

Praticidade
Com o uso das wallets é possível reunir diversos cartões em um só lugar, eliminando a necessidade de portar um ou mais cartões físicos para realizar compras presencialmente. Uma vez integrado à sua conta, o usuário só precisa levar o celular com tecnologia NFC, e aproximar o aparelho da maquininha autorizada – o que aumenta a comodidade do consumidor e a chance de novas vendas.

Rapidez
A rapidez nas transações é outro ponto fundamental dessa transição no modelo de pagamentos. Sem necessidade de trocar notas ou digitar senhas, o tempo da compra diminui, evitando formação de filas ou desistência. É uma forma fácil de pagar em milhões de sites ou em lojas físicas. É mais rápido pagar com o celular do que procurar o cartão na carteira.

Segurança
O Google Pay, por exemplo, possui integração com todos os aplicativos e navegadores Google, e compartilha os dados do cartão de maneira segura. Ao realizar uma compra online, o cliente acessa com um clique e tem garantia de proteção de sua identidade na web, já que as informações de pagamento não são partilhadas, como no caso do pagamento com cartão de crédito.

Fidelização e engajamento
Os modelos de carteiras digitais podem ser adicionados a programas de fidelização para ganhar pontos. Com eles, é possível gerenciar e promover ações, vales-presente, ofertas, ingressos e cartões de embarque para conectar a empresa a milhões de usuários. É possível até mesmo enviar notificações baseadas em localização, atualizações em tempo real e mensagens para interagir com os clientes a qualquer hora, em qualquer lugar.

(*) É CTPO e cofundador do Bankly.