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Especialista dá 4 dicas para retomada de bares e restaurantes

em Negócios
quarta-feira, 01 de julho de 2020

Para Guilherme Satoru, chef e fundador da Satoru Food Service Consulting, empresa que propõe aumentar a produtividade nas cozinhas e evitar desperdícios de alimentos, muitos restaurantes poderão não resistir ao período de isolamento e o pós-quarentena. Entretanto ainda podem amenizar os prejuízos causados pela crise e retomar a confiança de consumidores. “É fundamental para o comerciante investir na higienização constante no estabelecimento e evitar desperdícios na cozinha”, destaca. Confira algumas dicas do especialista para a retomada:

  1. – Não desperdice alimentos e aumente produtividade da equipe – Os restaurantes devem aproveitar ao máximo os alimentos que tem em seu estoque e esta medida se torna obrigatória para superar a crise. Um processo usado na Satoru, que pode ajudar a cozinha dos estabelecimentos, é a Lean Kitchen, que evita desperdícios de comida na cozinha e também a quebra de vitrine, que é a falta do produto anunciado. Esse sistema reduz em 80% o desperdício e reduz a mão de obra em até 15%.
  2. – Redobre os cuidados com higiene – Saber conduzir todo o processo de venda, preparo do alimento e a entrega – seguindo as recomendações sanitárias – sempre foram e continuarão sendo obrigatórios para as vendas e aumento da confiança do cliente. Entre as medidas, estão a correta higienização das mãos antes e depois da entrega e também da máquina e do cartão após o uso. Outra forma é permitir a entrada controlada de um cliente por vez, criar um cardápio online, oferecer porção individual de condimentos, como ketchup e maionese, e medir a temperatura dos consumidores antes da entrada.
  3. – Diversificar opções de entrega e venda – Mesmo com a reabertura, investir em delivery será fundamental para ampliar as opções de venda. Os estabelecimentos também podem estreitar as relações com os clientes pelas redes sociais, pelo Whatsapp e até mesmo por um aplicativo próprio do restaurante. Para os conteúdos que serão divulgados nas redes sociais, ser objetivo com o cliente e quanto menos texto melhor.
  4. – Promover mudanças na estrutura interna – Os restaurantes terão que de adaptar à nova realidade e proporcionar maior espaçamento entre as pessoas e evitar aglomerações. É possível determinar limite máximo de 4 pessoas por mesa, contar com um divisor de acrílico no balcão de atendimento e manter as janelas sempre abertas. Fonte e mais informações: (www.satorufsc.com.br/).