205 views 4 mins

Compra de carros deve ser impulsionada por marketing digital automotivo nos próximos meses

em Negócios
terça-feira, 29 de agosto de 2023

Marketing digital de performance garantem conversões nas vendas mesmo em períodos críticos e aumento de até 200% em faturamento na indústria automotiva (Weach/2022)

As vendas de automóveis cresceram 24% em julho em relação ao mesmo período no ano passado e 19% comparado a junho (Bright). O aumento tem a ver com os incentivos concedidos pelo governo, porém, a preocupação do mercado é de nova queda nos próximos meses. Quem entra como um dos protagonistas no cenário de vendas de carros é o marketing digital, que entrega às montadoras resultados impressionantes de conversão, principalmente em momentos de baixa expectativa como o que está por vir.

“Hoje, a jornada do consumidor de carro é 90% digital. O cliente quando entra na concessionária já está com tudo decidido e simulado na Internet, desde o modelo, cor, acessórios que vai querer e preço a pagar”, explica Daniel Kaminitz, CEO da Weach Group, empresa de marketing de performance no ambiente digital especializada no mercado automotivo. “Antigamente, você tinha o jornal como grande aliado na busca por um carro novo e os testes físicos na loja eram determinantes. Hoje, o cenário é completamente diferente e o vendedor de loja só precisa dar um último empurrão”.

Segundo a Weach, entre 2021 e 2022, campanhas garantiram aumento no faturamento da indústria automotiva de 200%. Entre janeiro e março de 2022, os números de resultado de uma campanha para uma montadora chegaram a mais de 14 mil leads gerados, e destes, 4% se tornaram emplacamento de carros: mais de 450 veículos vendidos por meio de campanha em mídia digital. Isso significa média de ROAS (Return on Ad Spend/ Retorno sobre Investimento em Anúncio) de 26, ou seja, a cada 1 real gasto com mídia na Weach, voltaram R$26,00 para o anunciante.

Um dado mais recente, do mês passado, com outra fabricante, aponta a conversão em vendas de uma campanha de marketing digital de 5%.

“Um dos segredos para performance com números tão altos é a perenidade da campanha, que praticamente nunca sai do ar”, avalia Daniel.

O marketing digital assume esse papel fundamental ao preparar o cliente para a compra por meio de anúncios personalizados e ferramentas online avançadas, como montagem do veículo em 3D e simulador de preços. O acerto da audiência fica por conta do cruzamento inteligente de dados (programática), que encontra consumidores interessados em carros, de forma certeira.

A eles são apresentados anúncios de veículos desejáveis, recursos inovadores e promoções atrativas de forma segmentada em diversas plataformas online. O marketing digital, além de criar uma experiência envolvente, também permite que as montadoras e concessionárias compreendam melhor as preferências e necessidades dos consumidores, melhorando a eficácia de suas campanhas e otimizando o investimento em marketing.

“As campanhas de marketing digital com resultados de ROAs de 2 a 3 a dígitos, normalmente são pensadas com fluidez em seu storytelling, e essa fluidez pode ser gerada com criativos assertivos e principalmente com inteligência de frequência nas suas entregas, passando por Brand safety, assertividade in target e viewability que são KPis que precisam ser garantidos na entrega”, explica Daniel.

O mercado de vendas de automóveis pode ter passado por uma alta impulsionada, mas nos próximos meses, encontrar compradores dependerá bastante das melhores campanhas.