87 views 3 mins

A nova era da mineração já é realidade

em Negócios
terça-feira, 30 de novembro de 2021

As mudanças estão acontecendo disparadamente e práticas de inovação não param de surgir. Na mineração não é diferente. Startups dessa área estão criando aplicativos, passaportes digitais, programas de segurança e rastreabilidade para modernizar e inovar as negociações entre mineradoras e compradores de todas as partes do mundo.

As tendências mais atuais nas áreas da tecnologia, finanças e ESG (Ambiental, Social e Governança) voltadas para o mercado de mineração foram discutidas no evento online Connect mine. Para gerar as inovações que o mercado precisa, o futuro da área e as práticas internacionalmente reconhecidas como as melhores foram abordados no webnário.

“Grandes nomes da mineração se reuniram para debaterem o investimento em mineração, melhores práticas e tendências do mercado, inovação e otimização na solução de problemas com tecnologia. Além disso, apresentamos a construção inédita de um banco de inteligências acessível e que se encontra de forma periódica para acelerar mudanças”, conta Eduardo Gama, CEO da Minery, startup voltada para a modernização do mercado de mineração.

A mais nova inovação no mercado da mineração é a rastreabilidade, em que passaportes digitais criados pela Minespider, são usadas para a rastreabilidade de matéria prima. Assim, juntamente com as certificações do Certimine, criado pela Minery, agregam informações através da cadeia, desde informações, logísticas, análises e quaisquer outras informações que possam garantir a rastreabilidade do produto até o cliente final.

“A blockchain é usada para registrar transações e rastrear ativos. Assim, o processo é mais seguro, pois temos dados das mineradoras que permitem ver se a empresa tem boa procedência. Temos uma parceria com a Minery, em que colocamos toda a certificação e as transações através do blockchain para trazer segurança a todos”, relata Felipe Stark, CTO na Minespider.

“Temos uma vasta experiência em mineração e queríamos mostrar para as mineradoras brasileiras que é possível atuar com inovação, eficiência, tecnologia e respeito ao meio ambiente. Connect mine atingiu nosso objetivo e foi incrível. Ano que vem faremos esse evento novamente de forma híbrida, para podermos debater com mais especialistas”, concluiu Raphael Jacob, CMO da Minery. – Fonte e outras informações: (www.minery.com.br).