79 views 5 mins

Como realizar uma jornada tranquila e eficiente para a nuvem

em Negócios
quarta-feira, 05 de maio de 2021

Diego Santos (*)

A computação em nuvem (cloud computing) pode trazer vários benefícios para as empresas. Com ela seu negócio torna-se mais escalável, competitivo, podendo atender clientes de qualquer lugar do mundo sem perder a qualidade do produto ou serviço entregue. Com estas afirmações é fácil pensar: “Que ótimo! Então vou achar uma empresa que forneça esse serviço no mercado e ‘fazer’ a migração”.

Calma. Para uma jornada para a nuvem tranquila e eficiente, que faça sentido à sua companhia, é necessário planejamento. Migrar uma infraestrutura de negócios para a nuvem, seja ela pública, privada e/ou híbrida, exige muita seriedade e todos os profissionais envolvidos no projeto devem fazer parte do planejamento e execução.

O processo deve ser iniciado com uma rigorosa análise 360° do seu negócio e do que irá para a nuvem: saber os níveis de segurança, sistemas operacionais utilizados, tamanho dos dados, business continuity etc. Assim é possível realizar a mudança com a capacidade correta, sem mais nem menos, o que mantém o projeto o mais econômico possível, sempre pensando na necessidade/custo. Para esta análise, usamos a metodologia dos sete ‘R’s, que consiste em sete possíveis maneiras de levar o seu workload para a nuvem.

São elas o Rehost, que é a realocação de uma estrutura existente para a nuvem sem realizar nenhuma mudança; o Retire, que é aposentar um workload que já não é mais necessário; o Retain, onde os aplicativos ficam em seu ambiente de origem por não fazerem sentido na migração (ou porque a empresa quer deixar essa migração, talvez muito custosa, para outro momento).

O Replatform, que é migrar para a nuvem uma aplicação com otimizações para aproveitar todas as vantagens do cloud; Refactor, que é o mesmo do anterior, só com maiores modificações na arquitetura do workload; Repurchase, onde você compra uma aplicação mais aderente ao momento do seu negócio de um terceiro e, finalmente, Relocate, que é a movimentação completa da máquina virtual para a nuvem.

Além disso, é importante organizar a migração para nuvem em etapas, dessa forma você elimina a necessidade de interrupções no negócio durante todo o processo. E, mesmo que seja necessário paralisar as operações, isso deve ser rápido e afetar apenas um ou alguns poucos setores da empresa – todas essas ações serão acompanhadas por um time específico.

Então, mova uma área do negócio de cada vez. Sempre que finalizar uma etapa, certifique-se de que tudo correu bem e que o processo esteja realmente finalizado para começar a próxima etapa no tempo certo. Se for possível, antes de avançar, teste e avalie a etapa de migração concluída.

Com a migração bem feita a empresa reduz custos, consegue melhorar a experiência para o usuário final, com mais velocidade na liberação de serviços e pode usufruir de um produto mais maleável, com possibilidade de ampliação ou redução da sua operação com maior facilidade. A sua equipe de TI também terá mais tempo para focar no seu negócio, ao invés de pensar em backups, refrigeração do servidor ou simples questões de trocas de senhas.

E a dúvida que fica: vale a pena todo esse planejamento para realizar a migração? A resposta é sim. Afinal, para aumentar a competitividade do seu negócio, você deve pensar na tecnologia como meio, e não fim.

(*) – É gerente de tecnologia e inovação da Nextios e Ambassador Program da Amazon Web Services (AWS) no Brasil (www.nextios.com.br).