O Microsoft Copilot, lançado mundialmente em dezembro de 2023, está acessível a todos os usuários desde janeiro último. Agora, usuários licenciados desde os planos mais básicos, como Microsoft F3 e Office 365 E1, até o Microsoft E5 podem adquirir a ferramenta de produtividade.
A Lanlink, empresa com 35 anos no mercado de tecnologia da informação, vem trabalhando junto aos seus clientes formas de inserir e potencializar o uso da ferramenta. “O Microsoft Copilot é um co-piloto em seu computador. Você pode pedir para ele executar tarefas, buscas, resumos e até criar conteúdos utilizando linguagem natural, como nosso belo português. E o melhor: ele é seguro, privado, sem rastros”, destaca o diretor de Digital Workforce da Lanlink, Jailson Batista.
O Copilot sempre respeita a privacidade do usuário e de seus dados. “Qualquer arquivo, imagem, áudio ou vídeo que passar pelo Copilot será apenas de seu conhecimento. Essa garantia nos deixa livres para aprender a usar no nosso ritmo, pois se errarmos é só refazer a pergunta, melhorar a orientação até obter o que precisamos”, complementa.
Exemplos de como utilizar bem o Copilot:
- Microsoft Teams – Resumo de reuniões e ações – A nova realidade é que fazemos reuniões online aos montes. Caso perca uma reunião, é possível pedir um resumo e apontar as decisões tomadas a partir da gravação. Basta entrar na reunião, abrir o chat e clicar no ícone do Copilot do lado direito superior da tela. Assim, ao invés de assistir a reunião ao vivo, o usuário consegue ler em segundos o que foi tratado, quem falou o quê e tarefas que ficaram definidas, por exemplo.
- Outlook – Buscas e redação – E aquela planilha, daquela pessoa, enviada por e-mail ano passado, que preciso agora? Ao invés de fazer vários tipos e filtros de pesquisa, basta dizer ao Copilot “localize para mim os e-mails de Fulano que tenham planilha em anexo e que foram enviados nos últimos três meses do ano passado”. Pronto! Ele irá listar todos os e-mails de Fulano que atendem os requisitos escritos.
- Power Point – Apresentações – Com o Copilot, é possível produzir apresentações mesmo sem ter conhecimento aprofundado acerca do conteúdo. Pode-se, por exemplo, baixar um texto em Word e pedir para o Copilot gerar uma apresentação mais didática possível. A apresentação é gerada em segundos, cabendo ao usuário realizar ajustes para refiná-la apenas.
- Contratos, pareceres, ofícios – Contratos e pareceres podem tomar muito de nosso tempo pela necessidade de análise atenciosa, focada e que garanta clareza e segurança do termo. É preciso: ler, fazer anotações, confrontar a reclamação e então escrever o parecer.
Facilmente, pode-se gastar de três a quatro horas para um contrato desse exemplo último. O Copilot pode fazer a leitura e anotações em minutos e apresentar o resumo. Para elaborar o parecer, o Copilot ajuda a corrigir gramática e concordância; ou reescrever em modo formal; ou ainda gerar um texto que você revise, acrescente ou embase com seu conhecimento. – Fonte e outras informações: (https://www.lanlink.com.br/).