Luis Vieira (*)
Nos últimos 25 anos, a indústria de segurança física evoluiu significativamente, passando de soluções analógicas para sistemas IP abertos e, posteriormente, para plataformas unificadas.
Atualmente, a tendência é a migração para a nuvem ou nuvem híbrida, com 66% dos usuários finais planejando gerenciar ou armazenar mais segurança física através deste modelo nos próximos dois anos, segundo o relatório Estado da Segurança Física 2024 da Genetec.
As organizações estão adotando soluções SaaS (software como serviço) nativas da nuvem para aumentar a agilidade, reduzir o espaço de hardware, diminuir custos de manutenção e armazenamento, reforçar a redundância e automatizar atualizações de cibersegurança.
. Entendendo SaaS em segurança física – O SaaS é um modelo de licenciamento e fornecimento de software baseado na nuvem, no qual o software é adquirido por assinatura e hospedado centralmente.
Diferente dos modelos tradicionais de TI, esta opção elimina a necessidade de aquisição e manutenção de hardware, transferindo essa responsabilidade para o fornecedor, o que reduz custos iniciais e facilita a alocação de orçamento.
. Vantagens do SaaS:
- Implementação rápida: Sistemas podem ser colocados em funcionamento rapidamente, com dispositivos conectados à nuvem;
- Facilidade de uso: Usuários podem acessar sistemas via aplicativos móveis e web;
- Novas aplicações: Facilita o lançamento de novas aplicações e a utilização de dados coletados;
- Economia de tempo: Simplifica processos e abre novas oportunidades para colaboração entre TI e segurança física.
Critérios para escolher uma solução SaaS - Arquitetura aberta: Flexibilidade para manter ou trocar dispositivos e sistemas existentes, garantindo a possibilidade de adicionar novas tecnologias;
- Flexibilidade de implantação: A nuvem híbrida permite configurar sistemas de acordo com as necessidades específicas de cada site;
- Proteção do investimento: Modernização de sistemas antigos e conexão com a nuvem, aproveitando dispositivos existentes;
- Cibersegurança e confiança: Escolher soluções desenvolvidas com foco em cibersegurança e privacidade, com transparência em certificações e padrões de compliance.
Investir em uma solução SaaS com visão de futuro – Embora as organizações estejam mais familiarizadas com as soluções autônomas VSaaS e ACaaS, muitas estão percebendo o valor de longo prazo de investir em uma solução PSaaS.
O que torna uma solução PSaaS única é o fato dela oferecer segurança física unificada em seu núcleo. Em vez de lidar e gerenciar diferentes sistemas de controle de acesso ou vídeo autônomos e na nuvem, há mais previsão e simplicidade em jogo. Isso ocorre porque uma solução PSaaS reúne várias aplicações de segurança e recursos empresariais em uma solução flexível, aberta e unificada.
Implementações de nuvem híbrida e dispositivos gerenciados na nuvem podem simplificar a transição, permitindo a gestão centralizada de sistemas e sites. Essa flexibilidade e adaptabilidade garantem que os tomadores de decisão possam evoluir suas implementações de segurança física conforme desejado, mantendo controle e confiança diante de novas exigências e oportunidades.
(*) É Diretor de Markeintg da Genetec para América Latina (https://www.genetec.com/).