134 views 5 mins

Como é possível se organizar para comprar um imóvel novo?

em Negócios
quinta-feira, 27 de maio de 2021

Muitas pessoas sonham em sair do aluguel e comprar um imóvel novo. E desde o final do ano passado, esse desejo parece ter ficado mais latente. É o que mostra um levantamento realizado pelo Secovi, que aponta um crescimento de 49% nas vendas de imóveis em relação a janeiro e uma expansão de 19,6% em comparação ao mesmo mês do ano passado.

Mas, como qualquer outra grande decisão, ela precisa ser muito bem pensada para que o sonho não se torne um pesadelo. Nesse contexto, o Apto, plataforma que conecta potenciais compradores de imóveis novos a construtoras e empreendimentos em todo o Brasil, reuniu algumas dicas para ajudar os compradores a fechar negócio com segurança.

“Comprar um imóvel envolve muitas fases: comparação de preço, escolha do bairro, análise dos espaços, localização, entre outros. Por isso, é preciso muita cautela e pesquisa para que no futuro não se tenha dor de cabeça, nem com o imóvel em si e nem com as contas”, afirma Alex Frachetta, CEO do Apto. Veja seis dicas que podem ajudar nessa nova aquisição:

  1. Faça uma simulação do seu orçamento – É preciso ter muito cuidado ao assumir uma dívida, afinal, ela pode se tornar uma bola de neve. Sendo assim, enumere todas as despesas que estão envolvidas com o custo da casa própria e, se ainda assim, o saldo for positivo, isso é um ótimo sinal. Em caso de saldo negativo, o ideal é repensar e recalcular a rota, para comprar um apartamento que caiba no seu bolso, ou ainda, esperar o momento ideal.
  2. Guarde dinheiro e economize – Para comprar um imóvel é preciso dar uma entrada. Isso quer dizer que, caso ainda não tenha começado a guardar, é preciso começar o quanto antes. Além disso, eliminar algumas despesas desnecessárias pode ser uma boa forma de juntar ainda mais dinheiro. Um planejamento financeiro bem executado pode te ajudar a atingir suas metas de maneira mais assertiva.
  3. Avalie as necessidades – Um passo importante para a aquisição de um imóvel é entender quais são as suas exigências em relação a ele. Qual o tamanho ele precisa ter, quantos dormitórios e banheiros serão necessários, na planta ou pronto, etc. Definindo as necessidades será mais fácil partir para os próximos movimentos.
  4. Faça pesquisas – Com as necessidades definidas, essa etapa será mais fácil. Nesse ponto já se sabe o que quer e o quanto acredita que pode pagar, então é o momento de arregaçar as mangas e começar a pesquisar. Não há outra forma de saber se é viável ou não adquirir um imóvel sem pesquisar preços, localização, entre outros detalhes.
  5. Visite os imóveis – Nessa fase, o comprador já tem alguns imóveis preferidos, então é hora de visitá-los. Entre em contato com os corretores e agende visitas para entender se ele atende a lista de prioridades. O tour online também é uma opção bastante viável atualmente, afinal, é possível conhecer o apartamento em 3D, com imagens e vídeos de bastante qualidade.
  6. Avalie o orçamento – Essa é a última etapa antes da tomada de decisão. Após ter os valores dos imóveis escolhidos, é preciso responder algumas perguntas como quanto é necessário para a entrada, quais as formas de pagamento, qual é o prazo para quitação da compra e em até quantas vezes será possível parcelar. Com essas informações em mãos, é só avaliar qual orçamento se encaixa melhor à realidade. Fonte e mais informações: (www.aptos.com).