93 views 3 mins

Como aproximar (ainda mais) sua marca dos consumidores

em Negócios
quarta-feira, 24 de junho de 2020

Ísis Vasques (*)

As crises fazem parte da história da maioria das empresas e apesar dos seus pontos negativos, fazem muitas marcas repensarem seu modelo de negócio, evoluírem e se reinventarem. A crise causada pela pandemia do novo coronavírus, por exemplo, mostra a necessidade de as marcas saberem se comunicar e se adaptarem às mudanças.

Afinal, quando o cenário se transforma e passamos a viver em uma nova realidade, é preciso agregar valor, ter empatia e desviar-se do oportunismo. Para auxiliar nesse processo, compartilho dicas valiosas de como as empresas podem se manter cada vez mais próximas de seus consumidores finais:

Posicione-se: – Fingir que nada está acontecendo é a pior alternativa a seguir. Defina e mostre aos clientes qual será o posicionamento da marca neste momento.

Esteja presente e invista em relacionamento – Mostre empatia e faça dos canais de comunicação uma fonte de diálogo. Convide as pessoas para uma conversa, mostre que a marca está interessada na opinião delas. Se possível, pense em ações que envolvam a participação dos consumidores.

Forneça conteúdo relevante – Neste momento em que todos estão em casa, entenda qual tipo de conteúdo sua marca pode oferecer para contribuir positivamente para seus consumidores. Por exemplo: uma marca de material escolar pode propor atividades para que os pais façam com seus filhos.

Mostre humanidade – Estamos vendo o lado mais vulnerável das pessoas: trabalhando em seus quartos, com suas famílias e pets. Expor o lado humano da empresa gerará empatia. Invista em conteúdo mostrando pessoas/ funcionários reais e como eles estão fazendo sua parte para conter a pandemia.

Seja uma fonte de verdade e de impacto positivo – Mostre o que está sendo feito pela empresa e os aspectos positivos. Compartilhe mensagens de positividade e empatia.

Comunique-se – Se for necessária alguma atitude que possa impactar o consumidor, seja claro e exponha as razões pelas quais a medida será tomada. Apresente também, quais são os planos e alternativas possíveis para minimizar o desconforto e deixe sempre um canal de comunicação aberto.

(*) – Publicitária e comunicadora, é diretora executiva da Agência Ecco (https://agenciaecco.com.br/).