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Black Friday: como comprar com segurança e evitar fraudes?

em Negócios
sexta-feira, 06 de novembro de 2020

Com a aproximação da Black Friday, muitos consumidores têm se preparado para começar as pesquisas, comparar preços e decidir se a compra vale a pena. Nesse ano de pandemia, diversos especialistas têm comentado que a Black Friday deste ano será muito mais digital, já que muitas pessoas evitarão ficar em filas e em lojas cheias.

Uma pesquisa realizada pelo Google sobre a Black Friday mostrou que 40% das pessoas possuem receio em comprar pela internet por receio em relação às fraudes online. Como, então, superar esse medo e comprar online de forma segura? Veja abaixo dicas de Felipe Dellacqua (*), VP de vendas da VTEX, multinacional que desenvolve plataformas de e-commerce em mais de 30 países:

Verifique se o site é acessado por um servidor seguro – Antes do endereço da loja, há a sigla HTTPS, que quer dizer que o servidor é seguro e todas as informações ali trafegadas são criptografadas;

Procure meios de pagamento conhecidos – Dê preferência a sites que utilizam meios de pagamentos reconhecidos no mercado como PayPal, Pagseguro, Mercado Pago. São empresas que oferecem mais segurança em relação ao consumidor. No caso, por exemplo, de o lojista não entregar o pedido, o consumidor pode solicitar o pagamento de volta sem precisar entrar em contato com a loja.

Verifique informações sobre a loja no site – É obrigatório por lei que uma loja virtual tenha dados como razão social, endereço e CNPJ no rodapé do site. Sempre verifique a idoneidade da empresa com essas informações. Se pesquisar pelo CNPJ da loja, poderá encontrar diversas informações sobre a empresa, inclusive processos ativos contra ela. Reclame Aqui e Ebit também são dois sites de consulta de histórico sobre a loja;

Fique atento ao design do e-commerce – Sites com poucos produtos, ofertas de produtos e lançamentos com preços duvidosos e com final apenas .com, tendem a ser empresas fantasmas que captam o pagamento do consumidor e desligam a loja dias depois. Se o site não possuir um CNPJ no rodapé ou um telefone de atendimento, além de ter essas características anteriores, evite comprar neles, pois pode acabar caindo em um golpe comum nessas épocas do ano.

(*) – É VP de vendas da Vtex e presidente da Associação Brasileira de E-commerce Cross-Border, é empreendedor serial do mercado digital desde 2006 e fundador de 4 empresas (www.vtex.com).