81 views 2 mins

Avanço da vacinação impactará o segmento de viagens e turismo

em Negócios
terça-feira, 25 de maio de 2021

A vacinação contra o novo coronavírus está permitindo que os consumidores de todo o mundo retomem os planos relacionados ao turismo. O estudo Barômetro Covid-19, lançado agora em maio pela multinacional Kantar, líder em dados, insights e consultoria, indica que 66% dos brasileiros querem definitivamente se vacinar e 20% provavelmente. Globalmente 43% responderam definitivamente sim e 27% provavelmente.

Dos 17% que não querem a vacina, 41% deles alegam preocupação quanto à segurança, 22% querem mais informações para decidir, 19% não confiam nos laboratórios e 18% não acreditam na eficácia. De acordo com a pesquisa, 30% já se sentem confortáveis para viagens domésticas e 16% em ir para o exterior. Além disso, 58% vão priorizar viagens em carro, 26% no transporte público e 39% ainda evitarão voos.

Já o estudo Global Traveller, também da Kantar, revela que 65% dos 7.796 entrevistados em abril passado em oito mercados – Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Índia, Cingapura e China – já agendaram viagens, sendo que quase 2/3 deles (64%) definiram novas datas para os roteiros adiados pela pandemia. Entre abril de 2020 e o mesmo mês deste ano, 45% dos respondentes viajaram dentro de seus próprios países e ao lado de amigos ou familiares, e apenas 44% ficaram em hotéis.

Mundialmente 74% dos planos são para destinos domésticos, percentual ainda maior no Brasil, que chega a 87%. E mais da metade – 52% – serão feitos em carro, enquanto em avião apenas 32%. Os voos, aliás, ainda inspiram receio – 45% dizem que optarão por eles nos próximos 12 meses, número que em maio de 2019 era de 57%.

Já a estada em hotéis é citada por 40% das pessoas que pretendem viajar dentro de seus próprios países e 49% pelas que vão ao exterior. 70% dos entrevistados pela Kantar apoiam um documento que comprove que uma pessoa foi imunizada contra o novo coronavírus e pode viajar internacionalmente. No Brasil, 8 em cada 10 pessoas responderam isso (AI/Kantar).