80 views 4 mins

5 vantagens do Brasil em relação ao resto do mundo

em Negócios
sexta-feira, 19 de abril de 2024

É fato que instabilidades geopolíticas tem o potencial de afetar a economia mundial e o ataque do Irã contra Israel, neste final de semana, é prova disso. No primeiro dia de mercado após os ataques, o dólar disparou frente a diversas moedas, inclusive o real, e causou reverberações em outros ativos, também.

Entretanto, em um cenário no qual existem grandes incertezas quanto ao Oriente-Médio, Leste Europeu e Sudeste Asiático, o Brasil, distante dessas regiões, pode sair ganhando.
A Equus Capital, gestora de recursos independente com escritórios em São Paulo e Nova Iorque, avalia que o país possui uma posição privilegiada na geopolítica global, mesmo em um possível cenário mais catastrófico.

O sócio da gestora, Felipe Vasconcellos, elencou 5 fatores que protegem a economia brasileira em relação a outros países. Confira:

  1. Neutralidade do Brasil – O Brasil, historicamente, é um país amigável, que dificilmente se envolve em conflitos externos, apesar de participar ativamente das missões de paz da ONU. Dentre as 10 maiores economias do mundo, o Brasil, sem dúvida alguma, é o país com menor risco de participação em conflitos externos da lista.
  2. 215 milhões de habitantes – Com a 7º maior população do mundo, o Brasil possui um grande mercado consumidor com renda per capita crescente e é autossuficiente em boa parte dos produtos básicos que consome, com destaque para alimentos. Isso faz com que, em uma eventual escalada do conflito, o país tenha o potencial de se tornar o destino de empresas que querem ampliar seus mercados consumidores em ambientes mais seguros.
  3. Economia verde – O Brasil hoje é o país que possui a matriz elétrica mais limpa do mundo graças às fontes hídrica, solar e eólica. Além disso, não dependemos de parceiros comerciais beligerantes para fornecer a energia necessária para o consumo interno, diferentemente da Europa, ainda dependente do gás russo. Dessa forma, empresas interessadas em descarbonizar suas cadeias de produção tem ótimos motivos para se estabelecer no país.
  4. Agronegócio – O Brasil, sozinho, alimenta centenas de milhões de pessoas no mundo e é o principal exportador global de diversas commodities agrícolas. Nós temos uma posição estratégica uma vez que, independentemente do cenário geopolítico, a principal exportação do país é de produtos fundamentais para os países importadores.
  5. Juros – O Brasil está acostumado com crises, inflação, instabilidade e a população está habituada a navegar por mares revoltos. Além disso, o Copom acertadamente subiu os juros antes do resto do mundo e criou as condições que iniciasse seu ciclo de cortes mais rapidamente também.

Apesar de o país depender de melhoras no ambiente de juros dos EUA e outras economias desenvolvidas, estamos na frente no cenário global. – Fonte: (https://www.equuscapital.com.br).