230 views 3 mins

10 habilidades que todo analista de imposto precisa desenvolver

em Negócios
terça-feira, 14 de junho de 2022

O que preciso aprender para ser um analista de impostos? Pergunta como essa é comum no dia a dia de quem quer se dedicar à área de impostos, ou até mesmo, para quem deseja recrutar o perfil ideal para uma posição desafiadora.

A verdade é que, a gestão de impostos em uma empresa pode significar ser responsável por, muitas vezes, 30% ou mais de toda a riqueza que o negócio gera. E por esse motivo, o papel do analista de impostos dentro das empresas pode representar uma atividade de alta responsabilidade e complexidade.

“O profissional de gestão de impostos precisa investir, portanto, no desenvolvimento de competências técnicas que vão muito além do que nos ensinam nas faculdades de Contabilidade, Direito, Economia ou qualquer outra. Nesse ponto, é legal já esclarecer que isso vale tanto para quem executa funções de gestão da rotina, quanto para quem trabalha com projetos ou funções estratégicas”, destaca Fernando Silveira, CEO-Fundador da Nutax.

Então, para quem trabalha com as rotinas de apuração, tratamento de notas fiscais, ou geração de obrigações acessórias, ou para quem atua no planejamento estratégico e no suporte às áreas de negócio em decisões de alta complexidade, a Nutax ressalta competências que devem ser perseguidas por todos os profissionais que atuam na gestão de impostos, de maneira geral.

“Vamos tratar aqui dessa lista com algumas das 10 principais habilidades (mas não todas) que encontramos nos profissionais mais bem sucedidos que tivemos a oportunidade de conhecer nas mais de 100 empresas que já atendemos em nossa trajetória”, destaca Fernando.

São elas:

• Direito e Legislação Tributária
• Contabilidade
• Análise de Demonstrações Financeiras
• Tecnologia e SPED
• Análise de Dados e Resolução de Problemas
• Processos Corporativos
• Gestão de Projetos
• Design e Customer Centricity
• Fiscalização e Processo Administrativo Fiscal
• Processo legislativo e relacionamento com autoridades

Alguns segmentos de negócio e algumas funções específicas podem demandar outros skills além dos que trazemos aqui. Além disso, para a grande maioria dos papéis desempenhados, não se espera que um profissional seja o expert em todas as competências mas sim que:

  1. – ele esteja disposto a se desenvolver na maioria delas;
  2. – conheça as competências que não possui e, portanto, aquelas em que precisará de ajuda para atingir seus objetivos.

Fonte e outras informações: (https://nutax.digital/).