57 views 4 mins

Mundo ESG 25/09/2026

em Mundo ESG
quinta-feira, 24 de setembro de 2026

Rock in Rio / Instrumentos

De guitarras a setlists: Rock in Rio e Play For a Cause leiloam itens autografados por artistas em prol da Ação da Cidadania, conhecido ONG do Rio de Janeiro. A segunda e última etapa do Fan For Change 2026 reúne mais de 40 peças exclusivas do festival, com lances iniciais entre R$ 20,26 e R$ 2.026 (o número 2026 é proposital, para se referir ao ano/edição). O lucro arrecadado será destinado ao combate à fome no Brasil. Corra que é só até este dia 25. https://playforacause.com.br/pt/campaign/fans-for-change-rock-in-rio-2026-pfc?saleType=auction,fixed_price&page=2&pageSize=20&campaign=fans-for-change-rock-in-rio-2026-pfc

Jovens Ocupados

Somando todas as formas de ocupação, 63,3% dos jovens estão inseridos no mercado de trabalho — seja em regime CLT (36,8%), em estágio (10,8%), como aprendizes (9,8%) ou em outras atividades profissionais, como trabalho autônomo, informal e empreendedorismo. Ainda assim, 36,7% não estão trabalhando atualmente, evidenciando um cenário de transição típico do início da vida profissional. O perfil identificado aponta para um público majoritariamente feminino (62,8%) e concentrado na faixa dos 18 aos 21 anos, que reúne mais da metade dos participantes. Trata-se de jovens em fase de transição, ainda fortemente vinculados à educação.

Bioinsumos  +7%

Mesmo diante de um cenário de maior cautela nas compras e pressão sobre os preços, o mercado brasileiro de bioinsumos deve encerrar 2026 com crescimento de 5% a 7% em valor de vendas e de cerca de 10% em volume, na comparação com 2025, segundo projeção da Associação Nacional de Promoção e Inovação da Indústria de Biológicos. No primeiro semestre de 2026, o mercado cresceu 7% em volume, diante o mesmo período de 2025. Em valor de vendas, porém, não houve crescimento, principalmente em razão do atraso nas compras e maior pressão de preços nos insumos agrícolas. A desaceleração foi mais evidente no segundo trimestre, quando se intensificaram os problemas relacionados a preços e suprimento de fertilizantes e aumentaram as incertezas sobre os preços futuros das principais commodities agrícolas.

El Niño / Riscos O calor extremo causado pelo Super El Niño pode provocar 13,3 mil mortes no Brasil, a maioria nas regiões Norte e Nordeste, de acordo com relatório do Laboratório de Impacto Climático da Universidade de Chicago, divulgado na quarta-feira, 23. O país deve ser o mais afetado na América Latina pelo fenômeno, caracterizado pelo aquecimento fora do normal das águas do Oceano Pacífico. Ao todo, são esperadas, até fevereiro do ano que vem, 451 mil mortes no planeta com a ocorrência mais intensa do El Niño nos últimos anos. O levantamento chama atenção para estimativas mais altas de mortalidade no Norte e Nordeste, com destaque para o Pará, com a morte estimada de 2,3 mil pessoas, Maranhão, com mais 1,3 mil, além de Amazonas e Bahia, com 1,2 mil cada (ABr).