118 views 4 mins

Mundo ESG 01/08/2026

em Mundo ESG
sexta-feira, 31 de julho de 2026

Climate Week

Na próxima segunda, 03, começa a Climate Week São Paulo 2026. Abertura acontecerá na B3 (Bolsa de Valores do Brasil), centro de São Paulo, com debate sobre como destravar investimentos para a transição climática. O painel “Capital Catalisador: como parcerias público-privadas destravam investimentos para a transição climática” irá reunir representantes da B3, CEBDS e World Climate Foundation para discutir o papel do mercado de capitais, das parcerias público-privadas e dos instrumentos financeiros na mobilização de recursos para soluções climáticas. Ao final, também acontece o “Toque de Campainha pelo Clima”, marcando oficialmente a abertura da Climate Week.

Inclusão produtiva

Para marcar seus 25 anos de atuação, a United Way Brasil realizará no próximo dia 3 de agosto encontro em São Paulo (SP) sobre Inclusão Produtiva de Jovens, Filantropia Estratégica e Voluntariado Corporativo. O evento reunirá especialistas, lideranças do setor privado, organizações da sociedade civil e jovens para debater mudanças sistêmicas e o futuro do investimento social no Brasil. Sediado na AMCHAM (Rua da Paz, 1431, Chácara Santo Antônio), o evento está dividido em dois momentos estratégicos, manhã e tarde, abordando a inclusão produtiva das novas gerações, a filantropia transformadora e o lançamento de pesquisa inédita sobre o panorama do voluntariado corporativo no Brasil.

Minha Casa

Em ano eleitoral, o programa “Minha Casa, Minha Vida” voltou ao centro do mercado imobiliário com uma proposta que pode ampliar o alcance do programa para famílias com renda de até R$ 21 mil. A medida ainda depende de análise e aprovação, mas já chama atenção por mexer em um ponto sensível da política habitacional: até onde um programa criado para facilitar o acesso à moradia deve avançar sobre a classe média e quais fontes de recursos sustentariam essa expansão? Murilo Arjona, especialista em financiamento imobiliário, avalia que a proposta precisa ser dividida em duas discussões. A primeira envolve a criação de novas subfaixas dentro da Faixa 3, com juros menores para famílias com renda intermediária; a segunda, mais ampla e controversa, trata da possível ampliação da Faixa 4 para rendas mais altas, podendo chegar ao limite de R$ 21 mil mensais. Assunto deve render.

Violência Infantil

Em 27 de julho comemorou-se o Dia do Pediatra. E nada mais sustentável que cuidar da primeira e segunda infâncias. Aproveitando a exposição, a Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) lançou uma campanha de combate à violência infantil, intitulada “Grito de Alerta: atenção e proteção de crianças e adolescentes”. Esta ação visa a ampliação do debate, conscientizando toda a sociedade em um momento no qual todos devem se debruçar. Somente no Ceará foram registradas 2.619 denúncias de violência física contra crianças de até 11 anos por meio do Disque 100, conforme dados divulgados em junho último pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). No país são mais de 685.000 notificações de violência contra crianças e adolescentes registradas entre 2020 e 2025.