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Vendas de produtos em farmácias têm queda de 14%

em Mercado
segunda-feira, 27 de abril de 2020

O número de vendas de medicamentos vem caindo ao longo do período de isolamento social. oto: AGU/Divulgação

A Covid-19 está mudando os hábitos de consumo. Para se ter ideia, a prévia de uma pesquisa divulgada pela FGV mostra que 79,1% dos brasileiros estão consumindo apenas o essencial. Dados divulgados pela plataforma Consulta Remédios, a maior plataforma de itens de farmácia do Brasil, mostra que o número de vendas de medicamentos vem caindo ao longo do período de isolamento social. Comparando a última quinzena do mês de março com a primeira do mês de abril, a queda nas vendas foi de 14%.

“Estamos tendo relatos de que o número de vendas físicas também vem caindo, o que corrobora entre o equilíbrio do mundo físico e o virtual, sendo a internet o reflexo do que acontece fisicamente. Entre os fatores que estão elevando essa queda, além do isolamento social, podemos afirmar a diminuição na venda de produtos de higiene e perfumaria e a compra excessiva dos medicamentos, e também perfumaria”, conta Paulo Vion, CEO da plataforma, que possui mais de 2000 farmácias cadastradas a nível nacional.

A queda reflete não só o fato de que as pessoas estão saindo menos de casa, mas sobretudo, que as pessoas estão economizando nesse período, que traz incertezas para todos. E, apesar de o varejo online como um todo apresentar crescimento, a área de itens de farmácia mostra que o mar não está para todo tipo de peixe. Em capitais como São Paulo, por exemplo, a queda chegou a 23% e em Curitiba a queda foi maior ainda, com 28% a menos de vendas.

“Medicamentos com o princípio ativo do Hidroxicloroquina e o Nitazoxanida representam os maiores interesses dos usuários. No entanto, após exposição na mídia, a Anvisa tornou estes medicamentos controlados, uma decisão correta para o momento, pois a auto-medicação é um risco que não deve ser ignorado, afirma a Dra. Francielle Mathias, farmacêutica do Consulta Remédios”.