110 views 2 mins

Saiba como driblar alta no IPCA

em Mercado
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Foi noticiado na última semana que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), quando considerado a inflação oficial do país, variou 0,53% em janeiro. Trata-se do quarto mês seguido de alta, segundo o IBGE. No entanto, em relação a dezembro (0,62%), houve desaceleração. Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 5,77%, que também desacelerou em relação ao avanço de 5,79% dos 12 meses imediatamente anteriores.

Em janeiro de 2022, a variação havia sido de 0,54%. Mediante tudo isso e as incertezas que ainda rondam o mercado brasileiro, o especialista em neurolinguística e mentor empresarial Gustavo Medeiros apontou medidas que podem ser tomadas por empresários e que podem aliviar os impactos dessas incertezas em seus negócios.

Segundo ele, é normal que essas pessoas fiquem assustadas com o cenário atual. “Mas, como sempre digo, o que acontece é que o dinheiro não some. Ele apenas muda de mão. Então uma coisa que pode fazer você estar sempre um passo à frente é criar estratégias de conexão com seus clientes”, disse.

“Porém, o que pode penalizar mais ainda as empresas é justamente o fato de já vir em uma desorganização. E aí um cenário como o atual acaba por agravar. Não que o cenário esteja péssimo. Mas a incerteza dele traz esses impactos”, emendou. Segundo “Guga”, como também é conhecido, a solução seria você estar preparado para escolher que impactos qualquer incerteza pode trazer ao seu negócio.

Ele explicou: “Observe o que tá havendo e tente pensar em uma estratégia mais assertiva. E ao contrário do que a maioria pensa, não precisa ser algo gigantesco. Pode ser algo simples, mas que seja eficiente”. “Nessas horas as oportunidades estão ocultas. Mas raciocine: você parou de comprar? Alguém do seu círculo de amizade, por exemplo, parou de comprar? Então o dinheiro está circulando. Como atraí-lo?”, disse (ABr).