91 views 9 mins

Qual Eletrodoméstico Consome Mais Energia?

em Mercado
terça-feira, 06 de dezembro de 2022

Chega o final do mês e vêm as preocupações com as contas: será que vai dar para pagar tudo? Com a alta dos preços, você já se perguntou qual eletrodoméstico consome mais energia? O consumo de energia do eletrodoméstico costuma passar despercebido em uma casa, mas é um fator importante nos gastos do mês.

Por isso, é importante conhecer quais são os que mais gastam, como fazer esse cálculo e escolher melhor como utilizar cada um. Nesse artigo iremos te mostrar a resposta para todas essas perguntas.

Imagem: https://unsplash.com/photos/6ewSqklQMCs

Como calcular o consumo do aparelho? 

Calcular o consumo dos aparelhos somente pela sua potência, que é medida em watts, não é o único meio de descobrir e nem o mais indicado.

Para que você consiga obter um número mais próximo ou preciso, é necessário realizar o cálculo de acordo com a quantidade média da energia consumida, ou seja, a medida por kWh (quilowatt-hora). Será levado em consideração, então, a potência do equipamento e o tempo de uso dele.

Você pode usar essa fórmula simples:

Potência x Dias de uso por mês x Horas de uso por dia média

1000

Além disso, é importante verificar se o aparelho não está em uso stand-by, se os eletrônicos estão sendo desligados após o uso e se os aparelhos comprados para o lar são realmente de boa eficiência no consumo de energia.

O consumo de energia costuma ser bem mais elevado no período da tarde, pois alguns aparelhos consomem mais no calor.

Conheça abaixo os 5 eletrodomésticos que mais consomem energia e veja dicas de como economizar em cada um deles.

 5 Eletrodomésticos que mais consomem energia na cozinha

 Ar condicionado 

No Brasil, com seu clima tropical, fica praticamente irresistível ter um ar condicionado em casa. Além de melhorar a temperatura de ambientes quentes, ele proporciona um bom sono e, aos que trabalham com home office, um maior conforto para o exercício do trabalho em casa.

Com a grande variedade de modelos e potências no mercado, é importante atentar-se para o consumo e também para as especificações do produto. Os modelos variam desde 129 até 679 kWh.

Para escolher bem, é preciso verificar qual será seu uso, o local de uso e como será feita a manutenção do seu aparelho. Aos que já possuem em casa, é possível descobrir a quantidade gasta através do cálculo citado acima e usar botões programadores para desligar ele no horário correto, principalmente à noite enquanto se dorme.

Lembrando que, quanto mais frio, maior o consumo de energia, então cuide bem da temperatura utilizada!

Chuveiro elétrico

Classificado por muitas distribuidoras de energia como o aparelho que mais consome energia em uma casa, o chuveiro elétrico acaba sendo indispensável em algumas regiões mais frias do país.

O indicado é que seja utilizado sempre na sua versão “verão” e que seja evitada a reutilização de uma resistência que já foi queimada.

Ao utilizar por 32 minutos diário, seu gasto pode chegar a 88 kHW por mês. Para que haja redução nesse número, o ideal é optar pelos que possuem uma potência mais baixa. Assim, você economiza sem abrir mão do conforto de um banho quente.

Mas, via de regra, quanto menos se utiliza, menos se gasta. Então, outra dica é sempre que estiver se ensaboando, deixar desligado.

Cooktops

Um dos itens mais recentes a entrar na casa do consumidor brasileiro, o fogão elétrico ainda tem seu consumo pouco conhecido entre o público. Apesar de seu design mais bonito e o pouco espaço que ocupa, esse aparelho merece uma atenção especial quanto a sua utilização.

A utilização durante 1h por dia gera um gasto de 68,55 kWh mensal. Uma boa forma de economizar é utilizar o aparelho somente quando for necessário e, ao usar, cozinhar tudo de uma só vez, evitando que ele permaneça ligado por muitas horas diárias. 

Dessa forma, uma ótima opção de uso é escolher um bom cooktop de 5 bocas, no mínimo, para garantir o cozimentos de mais alimentos de forma simultânea.

Lembre-se: quanto menos “liga e desliga”, menos gasto.

Geladeira e freezer

Presente em todas as casas, o consumo de energia com a geladeira, diferentemente dos citados acima, é um gasto que não se pode “evitar”. Em primeiro lugar, o ideal é possuir um modelo Procel A e evitar abrir e fechar com frequência.

A geladeira utiliza aproximadamente entre 40 a 57 kWh e o freezer varia de 48 até 54 kWh. É importante verificar o estado das borrachas da geladeira, pois quanto mais desgastadas, maior o consumo de energia.

Quando for cozinhar, retire todos os itens que serão utilizados de uma só vez e evite abrir constantemente as portas e freezers.

Lavadora de louça

Esse item já é realidade em muitos lares, afinal, com a correria do dia a dia, sobra pouco tempo para cuidados domésticos. Porém, é preciso ter cuidado, pois a lavadora de louça ocupa uma das vilãs do consumo elétrico em uma casa.

Se ligada durante 40 minutos por dia, seu consumo mensal pode chegar a cerca de 31 kWh. O gasto maior desse aparelho é na hora de secar. As lava-louças mais modernas, que possuem o selo de certificação do Inmetro, consomem menos energia, podendo chegar a apenas 1,4 kWh por ciclo de uso.

Uma boa dica é, ao final do dia, juntar toda a louça utilizada e colocar de uma só vez na lava louças. Assim, você terá a garantia de ter diariamente a higienização da louça feita, sem que isso interfira demais no seu consumo de energia e no seu orçamento familiar.

Conclusão

Agora que você conhece os aparelhos que mais consomem energia em sua casa, é hora de aplicar as dicas recebidas e diminuir seus gastos no final do mês. Com um bom planejamento e uso consciente dos seus eletrodomésticos, o orçamento da sua família irá agradecer.

Gostou das dicas e informações? Deixe nos comentários sua opinião e qual desses aparelhos você mais utiliza na sua residência. Para ficar por dentro de dicas como essa, continue acompanhando nossos artigos e garanta mais economia para sua casa

Fonte: Cozinha Profissional