125 views 3 mins

Projetos eficientes de energia solar em telhados e pequenos terrenos

em Mercado
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

O Portal Solar, marketplace do segmento de equipamentos fotovoltaicos do Brasil, em parceria com a PV Operation, empresa brasileira especializada em operação remota e manutenção de usinas solares, acaba de lançar uma nova tecnologia de análise e dimensionamento para consumidores e empresas que desenvolvem projetos de geração de energia solar em telhados e pequenos terrenos.

A nova ferramenta reúne dados de satélites e estações meteorológicas, além do histórico de operação das usinas fotovoltaicas espalhadas por todo território nacional. O intuito é proporcionar maior precisão dos dimensionamentos e prognósticos de geração dos sistemas de energia solar fotovoltaica. A tecnologia, 100% nacional, está integrada na nova versão do simulador gratuito disponível nos websites da PV Operation e do Portal Solar.

Na ferramenta, é possível se dimensionar um sistema fotovoltaico baseado nas informações de consumo de energia elétrica e na localização de onde o projeto será executado. O sistema oferece informações precisas sobre como o sistema deve ser projetado, incluindo tamanho da obra, tipos de equipamentos, posicionamento mais adequado em relação ao sol, custos da obra, tempo de retorno do investimento e equipamentos que vão garantir maior eficiência na produção de energia elétrica, além de um prognóstico de quanto o consumidor poderá economizar na conta luz.

A novidade é um algoritmo preditivo que integra as informações de satélite, estações meteorológicas e monitoramento de usinas em operação em todo o território brasileiro abrangendo os 5570 municípios. “A integração desses dados, de medições via satélite junto com desempenho reais de usinas que são monitoradas pela PV Operation, resulta em uma ferramenta avançada para tomada de decisões tanto pelo consumidor quanto pela empresa responsável pelo projeto, chamados de instaladores ou integradores”, Siqueira Neto, CEO da PV Operation.

Neto ressalta que esta é uma ferramenta gratuita disponibilizada abertamente na Internet. “Uma das razões que nos compeliu a fazer essa ferramenta é facilitar a vida das empresas de instalação de energia solar fotovoltaica no processo de cálculo de geração dos sistemas de seus clientes”. A PV Operation fornece o serviço e o software de monitoramento para que os instaladores de usinas solares possam acompanhar o desempenho dos sistemas de seus clientes e desta forma prestar a manutenção adequada evitando falhas e otimizando a performance das usinas.

O simulador está disponível nos seguintes endereços: (https://www.portalsolar.com.br/calculo-solar) e (https://pvoperation.com/simulador-solar/).