85 views 56 secs

Primeiro aniversário do PIX

em Mercado
terça-feira, 09 de novembro de 2021

Os volumes significativos de transações e de adesões de clientes marcaram o primeiro ano de funcionamento do PIX, no próximo dia 16, e mostram a eficiência e grande aceitação popular do meio de pagamento, que trouxe conveniência e facilidades para os clientes em suas transações financeiras do dia a dia.

Apenas no mês de setembro, foram registrados 1,04 bilhão de transações com o Pix, totalizando um volume de R$ 554 bilhões e mais de 330 milhões de chaves cadastradas. Neste mês, pouco mais de 101 milhões de pessoas fizeram ou receberam pelo menos um Pix.

Desde o seu lançamento, o Pix tem se mostrado uma importante oportunidade para o Brasil reduzir a necessidade do uso de dinheiro em espécie em transações comerciais e os altos custos de transporte e logística de cédulas, que totaliza cerca de R$ 10 bilhões ao ano. Adicionalmente, o Pix tornou-se uma importante ferramenta para impulsionar a bancarização no país, trazendo novos clientes para o sistema financeiro.

Um dos focos da agenda do processo de evolução e aprimoramento do Pix é adicionar funcionalidades e impulsionar as transações entre pessoas e empresas. Entre eles estão o Pix Saque, Pix Troco, Pix Garantido e Débito Automático no Pix. A incorporação de novas funcionalidades será um processo permanente (AI/Febraban).