189 views 3 mins

Pix Automático e ITP Recorrente: novos horizontes nos pagamentos

em Mercado
segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Túlio Iannini (*)

O ITP – Iniciador de Transação de Pagamentos, também conhecido como Pagamento com saldo em conta, está emergindo como uma tendência revolucionária no mundo dos pagamentos. Isso se deve ao seu potencial para expandir as vantagens do Pix, que continua ganhando novas possibilidades.

Brevemente, teremos o Pix Automático, modalidade prevista para vigorar a partir de abril de 2024, de acordo com as diretrizes do Banco Central, que permitirá o débito automático de contas, tornando os pagamentos periódicos mais simples e convenientes.

Do lado do ITP, teremos o ITP Recorrente, com mais camadas de uso, ou seja, com mais possibilidades de pagamento do que o Pix, como a criação de regras personalizadas de pagamento, incluindo valores e recorrência. Por exemplo, antes que o débito seja efetuado automaticamente, o usuário do ITP Recorrente receberá um aviso de cobrança com o valor a ser debitado e a possibilidade de confirmar ou não o pagamento. Isso simplifica o processo de pagamento, e também ajuda a diminuir fraudes e outras práticas indesejadas no mercado.

Em geral, o ITP abre portas para várias aplicações, especialmente para empreendedores de comércio eletrônico. É possível realizar pagamentos diretamente com o saldo bancário, otimizando as vendas e reduzindo significativamente o abandono de carrinhos de compras. Em breve, o pagamento será ainda mais ágil, feito diretamente no site do e-commerce, sem a necessidade de abertura de uma nova janela.

É importante ressaltar que, embora o nome ITP não seja tão popular quanto o Pix, seu uso está se tornando cada vez mais comum. As pessoas simplesmente utilizam o serviço sem se preocupar com a terminologia, focando na praticidade oferecida. É o para muitos já famoso, pagar com saldo do banco, disponibilizado por grande parte das instituições.

O fato é que a tecnologia está remodelando a forma como lidamos com o dinheiro, proporcionando conveniência, segurança e velocidade nas transações financeiras. Essa transformação tem simplificado as operações e atraído milhões de pessoas para o sistema financeiro.

Conforme a pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 2022 foram realizadas 11,7 bilhões de operações via Pix. O uso do ITP ainda é menor, porém cresce mês a mês. De julho para agosto deste ano houve uma alta de 50% e de agosto para setembro um aumento de 40% nos pagamentos com a ferramenta.

(*) Fundador e CEO da U4C, especialista em ITP – Iniciador de Transação de Pagamentos – e empreendedor em tecnologia financeira.