93 views 3 mins

Organização financeira e emocional durante a crise

em Mercado
segunda-feira, 30 de março de 2020

As dúvidas refletem, principalmente, no fluxo de caixa. Foto: voitto.com/reprodução

Enfrentar desafios e superar crises são situações, quase, que rotineiras para os empreendedores brasileiros. Com o surto coronavírus, o mundo e o Brasil estão diante de incertezas econômicas, sanitárias e sociais. O final do túnel ninguém enxerga ainda, mas é possível tomar algumas medidas para chegar nele bem preparado. No caso dos empresários, as grandes dúvidas refletem, principalmente, no fluxo de caixa (recebimentos e despesas) e no quadro de colaboradores.

Para orientá-los neste período de quarentena, Darcy Lucca, consultor especialista em gestão estratégica de pessoas e organizações, preparou algumas dicas:

  1. Tenha calma – inteligência emocional é a chave para passar por esse período; é importante ser cauteloso para evitar polarizações e ações impensadas;
  2. Verifique a reserva do caixa – se tiver fluxo de caixa disponível, é recomendado dar férias aos funcionários e restringir investimentos;
  3. Negocie – Prazos, valores de taxas, aluguéis, compra de matéria-prima e com fornecedores, etc.;
  4. Utilize o tempo de maneira produtiva – invista em qualificação, planejamento e organização. Incremente as redes sociais e como sua empresa é vista no mercado. Crie, ainda mais, relacionamento com o cliente para ele não esquecer do seu produto ou serviço e, se possível, comercialize digitalmente;
  5. Não esqueça que sua empresa é importante, mas sua família e amigos também são. Valorize-os. Todos estão no mesmo barco.

Essas medidas emergenciais têm como objetivos minimizar os impactos da crise e desenvolver a inovação, a criatividade comercial. “É importante ficar atento às medidas governamentais, como os benefícios e linhas de crédito que, provavelmente, serão criados para o mercado de maneira geral”, analisa Darcy.

O consultor ainda sugere que pequenas, médias ou grandes corporações tenham a necessidade de procurar uma consultoria organizacional durante a crise ou assim que puderem: “é um cenário novo para todos, por isso é preciso criar um plano de negócios, estratégias de marketing, ter uma organização financeira eficiente e motivar os funcionários para saírem juntos e de pé dessa turbulência”, finaliza (www.darcylucca.com.br).